Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
20 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Divulgados locais de prova do concurso do Banco do Nordeste
16/11/2017 às 10h01

Política

Divergências no PSDB

Partido sofre desgaste com briga interna levada a público e divide lideranças

Foto: Arquivo/Agência Brasil

A briga por espaço de poder na direção nacional do PSDB despedaça o partido e fragiliza o projeto dos tucanos para a eleição presidencial em 2018. O ponto de discórdia publicamente parece ser a postura do presidente da legenda, Aécio Neves, que mesmo afastado do cargo não “desgruda” do comando partidário e semana passada, num arroubo de arrogância, destituiu da presidência interina do PSDB o senador Tasso Jereissati.

Se Aécio poderia fazer isso? Legalmente, sim. O estatuto do partido diz que cabe ao presidente escolher entre os vice-presidentes quem o substitua em casos de impedimento ou vacância. Ele estava licenciado, reassumiu, tirou Tasso, indicou o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman, e voltou a se ausentar. Alegou que ao se declarar candidato a presidente do partido, Tasso Jereissati tornou a disputa desigual.

Concorre com Tasso ao comando nacional do PSDB, o governador de Goiás, Marconi Perillo, aliado de Aécio Neves. A eleição é já, dia 9 de dezembro, praticamente um mês após a eleição dos diretórios e das executivas estaduais, realizadas no último dia 11. Tasso conversou com a imprensa e revelou que ele e Aécio “têm profundas diferenças” e que, em função delas, o senador mineiro não o queria na presidência do partido. Entre essas diferenças, citou “comportamento político, comportamento ético e visão de governo”.

Sim, tem o governo Temer também entre Aécio e Tasso. Aécio defende a permanência do PSDB no governo de Michel Temer, ocupando ministérios e outros cargos públicos; Tasso sempre se manifestou contra. Esse é, na verdade, um ponto que divide os tucanos e que a cada dia mina a credibilidade do PSDB como um partido de austeridade pública.

É fato que o episódio que colocou Aécio na vala co­mum dos “corruptos na política nacional”, desgastou o PSDB, mas era possível tratar a questão como isolada. Com alguns tucanos dentro do Palácio do Pla­nal­to, junto a Temer, a visibilidade do partido como igual a outros tantos, é bem maior. O que pode salvar os tucanos? Talvez a forma como Goldman possa agir para aparar essas arestas. Ele próprio, à impren­sa, já declarou que “é preciso buscar as convergências”.

A ideia é uma candidatura de consenso, com apoio de Tasso e de Perillo. O nome pode ser o do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também cogitado para representar os tucanos na eleição do ano que vem para a presidência da República. O presidente de honra dos tucanos, Fernando Henrique, já sugeriu que Alckmin assuma posição central no partido. Ou seja, que o governador de São Paulo tome a direção do barco, já que pode vir a navegar nele em 2018.

Em suas redes sociais, FHC deixou um apelo: “apelo ao bom senso e às responsabilidades nacionais dos líderes do partido para que busquem restabelecer a unidade. Tal coesão é requisito para enfrentarmos a próxima campanha eleitoral propondo as transformações pelas quais o país clama. Mais importante do que querelas internas ou do que eventual apego a posições, no partido ou no governo, é estarmos atentos ao clamor das ruas, como diz nosso manifesto de fundação”.

“Acredito que o restabelecimento da coesão, com tolerância à variabilidade das opiniões internas, mas também com firmeza de propósitos, requer que o presidente designado do PSDB, Alberto Goldman, crie condições para que líderes experientes e respeitados, como o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assumam posição central no partido”, afirma FHC, decretando seu apoio a Tasso na hipótese da “tal convergência não se concretizar”.

“Se porventura tal convergência não se concretizar, o que porá em risco as chances do PSDB, já disse que apoiarei a candidatura do senador Tasso Jereissati à presidência do partido. Com isso, não faço ressalvas ao direito do governador de Goiás, Marconi Perillo, a quem respeito por sua fidelidade ao PSDB e pelo bom governo que faz, de ser eventualmente candidato. A vitória de um ou de outro não corresponde à vitória do bem contra o mal: precisamos permanecer juntos”, enfatiza o tucano Fernando Henrique.

Em suma, os tucanos que torcem pelo melhor desfecho na linha de FHC esperam que Goldman percorra o melhor caminho. Para ele, que terá pouco mais de 20 dias para amenizar os ânimos acirrados no partido, há três nomes que podem levar todos à convergência no quesito de comandar o PSDB: Governador Geraldo Alckmin, ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e senador Antonio Anastasia.


Fonte: Cora Aciolly - Colaboradora

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]