Dólar com. 5.2027
IBovespa 0.58
20 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Demolição modificará trânsito no Pinheiro neste sábado (20)
07/12/2017 às 16h40

Política

Arthur Virgílio, o outro lado da moeda tucana

Prefeito de Manaus exige prévias para definir candidatura à presidência do Brasil; Alckmin aceita o desafio

Assessoria/Assessoria - Montagem Painel Notícias

Cora Aciolly

Consenso nacional para presidir o PSDB, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que já se declarou pré-candidato à presidência da República, pode dar com os burros n’água. E nem é o prefeito de São Paulo, João Dória, que no início do ano entusiasmou-se com a possibilidade de ser o nome tucano para essa candidatura, que lhe fará frente. Na verdade, Dória já se encolheu nessa pretensão e declarou apoio a Alckmin.

O nó da questão do PSDB está na Amazônia, em Manaus. Diplomata de carreira, prefeito da capital do Amazonas pela terceira vez, ex-deputado federal e ex-senador, Arthur Virgílio, tucano desde 1989, botou o pé no balde e ameaça chutá-lo. Quer disputar uma prévia com Alckmin e exige da executiva nacional  a lista contendo os nomes de 1,2 milhão de filiados em todo o país.

 “Com acordos de cúpula, o PSDB se especializou em perder”, disse Arthur Virgílio à Folha de São Paulo, semana passada, revelando está tentando apresentar um projeto de Brasil. Arthur é “tinhoso” e as lideranças nacionais do partido sabem direitinho do que ele é capaz. Com um governo gozando de alta popularidade, tem no país imagem de político audacioso, corajoso, enfrentador e até “bom de briga”, bem diferente do perfil quieto e tímido de Alckmin.

À Folha de São Paulo, Arthur disse o que fará assim que Alckmin assumir o comando nacional do PSDB: “Geraldo me passe a lista. Você pode ficar com todo presidente de diretório, secretário-geral, a turma todinha do ar condicionado. Agora, me deixe chegar ao povo”. A convenção acontecerá sábado próximo, dia 9, em Brasília, e o prefeito de Manaus assina a unanimidade em torno do nome do governador de São Paulo para comandar a legenda. Mas não para ser o candidato dos tucanos sem a realização de uma prévia.

Arthur convoca os filiados: “Você tem que vir a luta para dizer que você não tem menos direito de votar em uma prévia para presidente da República que um deputado federal, um senador, um dignitário ou uma pessoa de sobrenome pomposo. Nós queremos que o PSDB mergulhe no povo, então tem que mergulhar em você”.

Segundo o blog de Andreza Matais, do Estadão, o governador Alckmin topou o desafio das prévias. Ele teria telefonado para Arthur Virgílio (sábado, dia 2) e concordado em disputar com ele as prévias do partido que vão definir o candidato do PSDB ao Planalto em 2018, mas interlocutores de Geraldo Alckmin esperam convencer o prefeito de Manaus a desistir das prévias e o governador ser anunciado como pré-candidato oficial já na convenção.

Quem é Arthur Virgílio

Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Neto é um político e diplomata brasileiro, atual prefeito de Manaus. Foi reeleito para o cargo no segundo turno das eleições de 2016. Pertence ao Partido da Social Democracia Brasileira. Wikipédia

Nascimento: 15 de novembro de 1945 (72 anos), Manaus, Amazonas

Cônjuge: Elisabeth Valeiko

Partido: Partido da Social Democracia Brasileira

Cargo: Prefeito de Manaus desde 2013

Filhos: Arthur Virgílio Bisneto, Juliano Garcia do Carmo Ribeiro, Nicole do Carmo Ribeiro, Ana Carolina Garcia do Carmo Ribeiro

Pais: Artur Virgílio Filho, Isabel Vitória de Mattos Pereira do Carmo Ribeiro


Quem é Geraldo Alckmin

Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho é um médico e político brasileiro, filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira e atual Governador do Estado de São Paulo, cargo que ocupa pela quarta vez. Wikipédia

Nascimento: 7 de novembro de 1952 (65 anos), Pindamonhangaba, São Paulo

Partido: Partido da Social Democracia Brasileira

Cônjuge: Lu Alckmin (desde 1979)

Formação: Universidade de Taubaté

Filhos: Thomaz Alckmin, Geraldo Alckmin Jr., Sofia Alckmin

Netas: Isabela Alckmin, Julia Alckmin


Fonte: Painel Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]