Dólar com. 5.1495
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Semce publica resultado preliminar da habilitação jurídica da LPG
08/12/2017 às 09h42

Política

Em meio a impasse sobre Previdência, PSDB faz convenção neste sábado

Evento, que alçará o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao comando nacional da legenda, não deve contar com a presença de Aécio Neves

O PSDB realiza, neste sábado (9), a 14ª Convenção Nacional da sigla para a escolha do novo presidente, Executiva e Diretório do partido. O evento ocorre entre 9h e 13h, no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília (DF).

O evento, que alçará o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ao comando nacional da legenda, ocorre em meio às discussões sobre o apoio do partido à reforma da Previdência, defendida pelo governo de Michel Temer.

Na última quarta-feira (6), integrantes do partido se reuniram com o propósito de fechar questão sobre o assunto, mas o racha ficou evidente. O presidente interino da sigla, Alberto Goldman, defende que os tucanos apoiem as mudanças.

"Nunca falei nem que sim nem que não, é uma possibilidade. A minha posição é favorável ao fechamento, o partido precisa ter uma posição clara e definida", afirmou.

Sobre a ausência de muitos deputados na reunião, inclusive do líder Ricardo Tripoli (SP), ele foi ríspido. "Se podia ou não podia [vir] não sei."

É a mesma posição do senador Aécio Neves, que também participou do encontro de quarta, quando fez um balanço da sua gestão, nos últimos 5 anos, à frente da legenda. Segundo ele, será ruim se a reforma for aprovada sem o apoio do partido, mas será ainda pior se não for aprovada justamente por faltarem os votos do PSDB.

"Prefiro que seja agora, com esse texto atual, do que uma reforma ainda mais dura no futuro", afirmou o senador.

O mineiro, aliás, presidente licenciado do partido, não deve passar o cargo ao governador de São Paulo, ou mesmo comparecer à convenção, segundo informações da Veja. Os tucanos querem evitar que a sua imagem, desgastada pelas investigações da Lava Jato, seja associada a Alckmin, pré-candidato do PSDB à Presidência da República.

Caberá mesmo ao presidenciável tentar unificar o discurso da legenda sobre a reforma previdenciária. "Não há unanimidade em nenhum partido, mas há espaço para convencimento, e vou procurar ajudar nesse convencimento", disse o tucano.

Participarão do encontro de hoje, conforme a assessoria do partido, os membros do Diretório Nacional, delegados dos Estados e do Distrito Federal, assim como os representantes do PSDB na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. No evento, serão eleitos ainda os membros do Conselho Nacional de Ética e Disciplina.


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]