Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
24 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
17/03/2018 às 11h42

Política

Obrigatoriedade de realização do Ideb pode virar lei

Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Educação (CE) analisa na terça-feira (20) proposta que torna lei a obrigatoriedade de aferição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nas escolas públicas e privadas. Inicialmente criado por decreto e posteriormente vinculado ao Plano Nacional de Educação (PNE), o Ideb ganharia, com a aprovação do Projeto de Lei do Senado 299/2014, mais efetividade e sustentabilidade para sua execução. O projeto é terminativo na comissão.

De acordo com o texto, o índice deve medir a qualidade do aprendizado nacional para auxiliar no estabelecimento de metas para a melhoria do ensino e embasar a elaboração de políticas públicas para o setor. Além disso, as escolas de ensino básico, tanto da rede pública quanto da rede privada, deverão ter o índice calculado.

O autor do projeto, senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), queria obrigar o Ministério da Educação a aplicar as provas de forma censitária, em todas as escolas da educação básica do país, públicas e privadas, excluídas apenas as de educação especial. Hoje, algumas provas que auxiliam na composição do índice são feitas por amostragem.

O relator da matéria na comissão, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), no entanto, apresentou relatório alterando o projeto original para deixar as definições sobre a metodologia e a fórmula para o cálculo do índice, se feita de forma censitária ou por amostragem, a cargo do próprio MEC, por meio de regulamentação infralegal.

Detectores de metal

A obrigação de uso de detectores de metal e a gravação contínua de imagens em eventos realizados em ginásios e estádios esportivos também está na pauta da CE. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 67/2017, do deputado Jorginho Mello (PSDB-SC), previa a instalação de equipamentos de segurança em arenas e estádios credenciados para a realização de jogos oficiais da Copa do Mundo, mas foi ampliado para todos os eventos em arenas esportivas.

O relator do texto na comissão, senador Dário Berger (PMDB-SC), apresentou voto favorável, apenas com uma emenda de redação. Se aprovado, o projeto segue para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A CE deve analisar ainda o PLS 305/2017, do senador licenciado Edison Lobão (PMDB-MA) que institui o Dia Nacional da Resolução de Conflitos. O relator, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), recomendou sua aprovação.

A data será celebrada, anualmente, na terceira quinta-feira do mês de outubro. A sugestão surgiu durante audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) sobre alternativas para a resolução consensual de conflitos, a exemplo da mediação, arbitragem e conciliação.

Religião

A comissão também deve votar o turno suplementar do substitutivo do senador Pedro Chaves (PRB-MS) ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 130/2009, que garante o direito à realização de provas e à atribuição de frequência a alunos impossibilitados de comparecer à escola por motivos de liberdade de consciência e de crença religiosa. A reunião da CE tem início às 11h30 na sala 15 da Ala Alexandre Costa.


Fonte: Agência Senado

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]