Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
23/03/2018 às 18h10

Política

Renan Filho empossa novo sercetário de Infraestrutura

Fernando Fortes vai priorizar obras hídricas, habitacionais e de esgotamento

Fernando Fortes é engenheiro civil e substitui Humberto Carvalho, que retorna ao cargo de secretário executivo de Infraestrutura - Márcio Ferreira/AA

O governador Renan Filho empossou, na manhã desta sexta-feira (23), o novo secretário de Estado da Infraestrutura, Fernando Fortes Melro. A solenidade foi realizada no auditório Aqualtune do Palácio República dos Palmares, em Maceió.

Segundo Renan Filho, a nova gestão da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) tem agora obras prioritárias para tocar em frente, sobretudo no campo hídrico, habitacional e de esgotamento sanitário.

“A pasta tem obras muito importantes, como dar sequência ao Canal do Sertão; avançar com as adutoras, que estão sendo construídas, a exemplo da Adutora da Bacia Leiteira, que vai levar água a 18 cidades; avançar no esgotamento sanitário, especialmente em Maceió, na região Metropolitana e nas cidades mais vocacionadas para o turismo e seguir avançando no campo da habitação”, elencou Renan Filho.

Fernando Fortes é engenheiro civil e substitui Humberto Carvalho, também formado em Engenharia. Este retorna ao cargo de secretário executivo de Infraestrutura, posto ocupado no início da gestão.

“Agradeço ao governador Renan Filho a oportunidade de fazer parte de um projeto tão grandioso e espero continuar ajudando o Estado e a equipe de governo para que continuemos construindo uma nova realidade em Alagoas. Em pouco mais de três anos pude participar desse projeto de construção de uma nova Alagoas, que vem buscando recuperar décadas de coisas por fazer e demandas históricas da nossa população”, declarou Humberto Carvalho.

Com vasta experiência na área da Infraestrutura, Fernando Fortes já foi diretor de Administração e Finanças do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit); de Engenharia da Companhia Energética de Alagoas (Ceal), onde também gerenciou o Programa Luz para Todos; e, antes de assumir a Seinfra, atuava como secretário executivo do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Fortes afirmou que o desafio de assumir a Seinfra é grande, mas que a experiência e o bom trâmite em Brasília (DF) vão ajudá-lo na nova missão. “A nossa ideia é dar continuidade ao trabalho que vem sendo exercido pela Secretaria de Infraestrutura nas ações de saneamento básico e de habitação. Pelo conhecimento que temos em Brasília, nos diversos ministérios, vamos procurar trazer mais investimentos e outros convênios para o Estado”, afirmou Fortes.

O governador enfatizou que o Canal do Sertão anda “a passos largos” e que a chegada de Fortes à Seinfra vai acelerar a obra, que avançará para o trecho 5. “Quando recebemos a obra do Canal do Sertão do Governo passado, ele tinha 50 km com água. Hoje, a água já está chegando ao 125º quilômetro. Trata-se de um avanço muito importante, e, com o Fernando, com o ministro Maurício Quintella, com o senador Renan Calheiros em Brasília, vamos trabalhar para começar o trecho 5. Esse é o grande desafio do ano para que a gente possa dar sequência a essa obra tão importante para Alagoas, que permita levar água para o cidadão, e também para a inclusão produtiva”, avaliou o governador.

O senador Renan Calheiros e o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, prestigiaram a cerimônia de posse de Fortes.

“Fernando é muito experiente. Ele já foi diretor do Dnit em Alagoas, diretor administrativo e financeiro do Dnit nacional, secretário executivo do Ministério dos Transportes; era o meu substituto direto e assumiu por várias vezes o Ministério. Ele tem uma excelente relação em Brasília em todos os ministérios. Nós temos projetos para desenvolver Alagoas, e acredito que será uma parceria importante. Vamos ajudar Maceió e o Estado de Alagoas”, destacou o ministro.



Fonte: Agência Alagoas

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]