Dólar com. 5.0151
IBovespa 0.58
28 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
15/06/2018 às 12h30

Política

Situação fiscal e prioridades orçamentárias são tema de seminário na terça-feira

A Instituição Fiscal Independente (IFI), órgão vinculado ao Senado, promove na terça-feira (19) o seminário “Cenários Fiscais e Prioridades Orçamentárias”. O evento começa às 9h, no auditório do Interlegis, em Brasília. A palestra inaugural será do ministro do Planejamento, Esteves Colnago.

Às 10h30, o senador Romero Jucá (MDB-RR) preside a mesa “Cenários fiscais: desafios e dificuldades para superá-los”. O objetivo é discutir temas como o teto dos gastos públicos e a necessidade de contenção das despesas obrigatórias, como salários e Previdência Social. Um dos debatedores é o economista Felipe Salto, diretor-executivo da IFI. Para ele, o país atravessa “uma das maiores crises da sua história” e precisa recuperar “a capacidade de planejar”.

– Hoje no Brasil há uma improvisação muito grande. Nós perdemos a capacidade e a necessidade de planejar. A questão da dívida pública, do dinheiro público e do orçamento público, apesar de parecer um tema árido, na verdade tem muito a ver com a vida das pessoas. Se dermos mais racionalidade para o processo orçamentário, vamos conseguir criar mais mecanismos e mais espaço para financiar mais políticas públicas, de maneira mais eficiente e eficaz – afirmou Salto.

Às 14h, os participantes analisam os desafios fiscais dos próximos quatro anos. A intenção é debater medidas que o futuro governo precisa tomar para não por em risco as metas fiscais.

A terceira mesa do seminário começa às 16h, com o tema “De olho no futuro: a reforma do processo orçamentário e a consolidação fiscal”. O objetivo é discutir a importância do orçamento público e remover entraves à participação do setor privado. Um dos debatedores é o economista Fernando Rezende, especialista em contas públicas. Ele defende a adoção de um plano estratégico para que, nos próximos 12 anos, o Brasil “consiga escapar da armadilha fiscal do baixo crescimento”.

– Por que a China está se destacando no mundo hoje? Porque ela tem planos estratégicos para 30 anos. O que o Brasil vai ser nos próximos 20 anos? Quais desafios o Brasil vai enfrentar numa nova ordem geopolítica mundial, com o deslocamento do foco para a Ásia e o avanço da economia digital? Como o Brasil vai se preparar para enfrentar esse desafio? E o que precisa ser feito para que esse desafio seja enfrentado com chance de sucesso? – questiona.

A sessão de encerramento está marcada para as 18h. O evento pode ser acompanhado ao vivo pelo site do Interlegis. Confira a programação do evento no site do IFI.


Fonte: Agência Senado

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]