Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
16/07/2018 às 10h20

Política

Deputados mantiveram habeas corpus de Lula sob 'segredo de estado'

Nem a família do ex-presidente sabia do pedido feito por parlamentares do PT ao TRF-4, com o objetivo de soltar o petista, há pouco mais de uma semana

Ricardo Stuckert / Divulgação

pedido de habeas corpus a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apresentado ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) pelos deputados do PT Wadih Damous, Paulo Teixeira e Paulo Pimenta, foi mantido em "segredo de estado" pelos parlamentares.

De acordo com informações da colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, nem a família do ex-presidente sabia e foi pega de surpresa. Quando a informação chegou aos parentes de Lula, houve um misto de comemoração e ceticismo em relação à soltura.

No último dia 8, o ministro Rogério Favreto, plantonista no TRF-4, mandou libertar o petista, atendendo ao pedido feito pelos deputados. A decisão, no entanto, acabou suspensa, após uma série de decisões contraditórias de diferentes magistrados.

Entre idas e vindas, o impasse só foi encerrado pelo presidente da Corte, Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, que decidiu acatar a recomendação do relator da Lava Jato na segunda instância, ministro João Pedro Gebran Neto, e manter Lula preso.

O ex-presidente ocupa um cela na superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba (PR), desde o dia 7 de abril, condenado a 12 anos e um mês de prisão, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex no Guarujá (SP).


Fonte: Notícias ao Minuto

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]