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03/06/2019 às 10h43

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Moda Vintage

Qual a diferença entre Vintage e Retrô?

No mundo da moda, o vintage é uma referência das décadas anteriores, são peças originais de vestuário e acessórios antigos em bom estado.

 Quem lança muito a mão do vintage é a família real britânica com a prática de doar as jóias de seus antepassados aos novos membros da família.   No conceito, as peças devem ter, no mínimo, 20 anos para ser consideradas vintage. Passados 100 anos é antiguidade. Há, no entanto uma situação em que, como documento histórico, os figurinos vintage são reproduzidos obedecendo com rigor os tecidos da indumentária e dos acessórios de uma determinada época visando apenas uma reconstrução cultural.  Neste caso, não são usados para outro fim.   

O estilo retrô é uma releitura de um passado pouco longínquo, dando espaço a várias observações sobre tendências, composições, matizes que influenciaram essas gerações.  O retrô nos serve como inspiração, é uma moda reeditada sem muita fidelidade, pois a ela são adicionadas informações e elementos da atualidade. A volta da pochete é um exemplo disso, hoje com muitos paetês e nova modelagem.  Outro exemplo é a saddle it-bag da grife Dior, criada pelo criativo estilista John Gallian em 1999.  Relançada agora em couro, a bolsa em forma de sela e alça curta promete fazer muito sucesso, especialmente para as amantes do clássico.

Há muitas informações equivocadas na internet com relação ao tema, já que muitos usam “novo vintage” e “verdadeiro vintage” para identificar o mercado da moda.

Em um breve resumo, vintage está associado ao requinte e as peças legítimas de boa qualidade de um passado que vai além dos 20 anos.

 Dessa forma os anos 90 entram nesse pacote? Sim, desde que as peças sejam autênticas e, não uma reprodução da época. O “verdadeiro vintage” é denominado a peças dos anos 30, 40 por serem mais antigas.

Entenderam? Qualquer dúvida, conte comigo!

 Estou no Instagram @luciahmsaraiva 


A Arte De Ser Você por Lucinha Saraiva

Profissional de Marketing Pessoal e Marketing Empresarial, atuou em estratégia colaborativa de negociação, ministrou etiqueta social, orientou e acompanhou eventos corporativos entre outras demandas solicitadas por empresas contratadas. Atualmente é consultora de Imagem e Estilo com conhecimento em moda e colorimetria . Criou "A Arte de Ser Você” com o propósito de ajudar as pessoas na autoestima, através de elementos simples e acessíveis.

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