Dólar com. 5.2607
IBovespa 0.03
18 de maio de 2021
min. 23º máx. 30º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Com novas doses, Alagoas inicia imunização por idade simples a partir de 59 e 58 anos

Blogs

Lançado o programa Agro Fraterno

Programa busca auxiliar o Governo Federal nos esforços de combate à fome por meio do estímulo à doação de alimentos pelo agro brasileiro

17.05.2021 às 12:00

 

AGRO FRATERNO

Buscando formas de contribuir com a população mais vulnerável, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e o Instituto Pensar Agropecuária (IPA) participaram de reunião com o Presidente da República, Jair Bolsonaro, para apresentar o programa Agro Fraterno, que busca auxiliar o Governo Federal nos esforços de combate à fome por meio do estímulo à doação de alimentos pelo agro brasileiro.

SAFRA

A produção nacional de grãos está estimada em 271,7 milhões de toneladas, com um aumento de 5,7% ou 14,7 milhões de toneladas a mais em comparação ao produzido em 2019/20. A posição histórica deve-se à produção recorde da soja e crescimento estimado do milho total. A projeção é do 8º levantamento da safra 2020/2021 de grãos, divulgado, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

5G

A conectividade 5G no campo, que passa a estar disponível desde terça-feira (11) com a inauguração da primeira antena em área rural dessa nova geração da internet na fazenda modelo do Instituto Matogrossense de Algodão (IMAmt), em Rondonópolis (MT). É a partir da conexão em 5G que drones, chips, GPS e equipamentos como tratores poderão entrar em ação e enviar informações sobre comportamento e saúde do animal e manutenção de condições climáticas da lavoura, por exemplo. 


SELO ARTE

O Ministério da Agricultura, publicou Portaria, que abre consulta pública para produtores e representantes de estabelecimentos, entidades e órgãos agropecuários participarem do processo de elaboração dos requisitos mínimos de Boas Práticas para a concessão do Selo Arte aos produtos de abelhas e seus derivados. A portaria apresenta proposta de texto de Instrução Normativa, reconhecendo as atividades de apicultura, criação da abelha Apis Mellifera, e de meliponicultura, criação de abelhas nativas do Brasil, que têm como característica a ausência de ferrão.

LÁCTEOS

A Comissão de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) realizou audiência pública extraordinária, e tratou dos problemas existentes no acordo com o Mercosul, assinado no ano 1994, e que reverberam, até os dias atuais, na importação de leite. O deputado federal Celso Maldaner (MDB-SC), foi o responsável por presidir a Comissão, e iniciou os trabalhos expondo as principais preocupações dos produtores de leite do país.

ORDEM

A presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini, vem acompanhando de perto as discussões sobre o processo de regularização fundiária no Brasil. "Tenho me dedicado e aprendido sobre o tema, visitando produtores rurais em diversas regiões do Brasil e nas mais diferentes atividades agropecuárias", destacou. Vendramini vem a público reforçar a necessidade urgente em avançar com a regularização fundiária, processo que vai transformar a vida de famílias que vivem na vida rural, com benefícios para a sociedade brasileira como um todo.

ESTUDANTES

O movimento Todos a Uma Só Voz realizou o webinar "O Agro para Estudantes". O encontro teve por objetivo incentivar o ensino do agronegócio e estimular a empatia dos estudantes pelo setor e pelos produtores rurais. "No movimento procuramos pensar em ações direcionadas às crianças e aos jovens, visando a aproximá-los do agro. Atualmente, os livros e materiais didáticos usados no sistema escolar não retratam a realidade e acabam distorcendo a imagem do setor", explica o coordenador do projeto, Ricardo Nicodemos, também vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA).

RODA VIRTUAL

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) lança, juntamente com outras organizações, a terceira roda virtual de negócios para empresas da América Latina e do Caribe dedicada a comercializar produtos do setor agroalimentar. O objetivo é favorecer os vínculos comerciais entre empresas da cadeia agroalimentar, para que consolidem ou diversifiquem seus mercados de exportação a fim de acelerar a recuperação econômica perante à Covid-19. A roda virtual será realizada de 24 a 28 de maio. 

CLIMA

O tempo seco e previsões indicando baixo volume de chuvas para as próximas semanas têm deixado triticultores brasileiros em alerta. Segundo colaboradores do Cepea, esse clima desfavorável vem limitando a semeadura do cereal e prejudicando o início do desenvolvimento das lavouras já implantadas. No Paraná, dados da Seab/Deral indicam que as atividades de campo ocorrem em solo seco e somam 6% da área esperada.

Postado por Agro Notícias

Presidente do Governo espanhol, solicitou à chefa da Comissão Europeia, o desbloqueio do acordo com o Mercosul

10.05.2021 às 14:00

 

ESPANHA

O jornal espanhol, El Pais publicou que a Espanha está lançando uma ofensiva diplomática para que a Europa volte a olhar para a América Latina. O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, solicitou à chefa da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que desbloqueie o acordo com o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e acelere os pactos com o México e o Chile, como forma de apresentar um sinal político de primeira magnitude diante da crescente influência chinesa na região.

AGRO RESIDÊNCIA

Com o objetivo de capacitar jovens estudantes e graduados para atuarem no campo, o AgroResidência – Programa de Residência Profissional Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), já está com diversos projetos em andamento pelo país. No total, 76 projetos de instituições de ensino foram selecionados no primeiro edital para que desenvolverem atividades de qualificação técnica de 943 estudantes e recém-egressos dos cursos de ciências agrárias e afins.

DESEMBOLSO

Entre julho do ano passado a abril deste ano foram liberados R$ 201,43 bilhões aos produtores rurais e cooperativas de produção. O crescimento verificado foi de 12% em relação a igual período da safra anterior. "Decorridos dez meses da safra 2020/2021, o valor das contratações de crédito rural continua com desempenho crescente, indicativo de que todo o orçamento programado será executado" diz o diretor de Crédito e Informação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Wilson Vaz de Araújo.

MINISTROS

Os países integrantes do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) aprovaram uma declaração conjunta para fortalecer sua posição sobre sistemas alimentares. O documento, intitulado "Princípios e Valores da Região para a Produção de Alimentos no Marco do Desenvolvimento Sustentável", é assinado pelos ministros do Brasil, Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai e cita pontos como segurança alimentar, desenvolvimento sustentável, respeito às diferenças locais e cooperação internacional.

INVESTIDORES

Os membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) receberam o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Freitas, durante a reunião-almoço da bancada. O ministro abordou temas como o Plano Nacional de Logística e Ferrovias e o projeto BR do Mar. Tarcísio deu destaque ao "sucesso do mês de abril", tanto para a economia, quanto para a confiança do Brasil no exterior.

COMISSÃO

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados (CAPADR) recebeu, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. A ministra apresentou as prioridades do MAPA para o ano de 2021 e fez um balanço do que a pasta já fez até os dias de hoje, durante o governo Bolsonaro. Em um discurso de pouco mais de uma hora, Tereza Cristina explicou que a agricultura brasileira trabalhou sem parar durante todo o período de pandemia.

INOVAÇÃO

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou, da cerimônia virtual de lançamento da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (UMIPI-Cacau), que funcionará em Ilhéus (BA). A iniciativa é uma parceria entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) para aplicar pesquisa e conhecimento tecnológico para o desenvolvimento e fortalecimento da produção de cacau no país.

ORGÂNICO

A equipe técnica da Embrapa registrou uma produtividade média (t/ha) do abacaxi Pérola no cultivo orgânico irrigado superior ao registrado na produtividade média nacional da cultura. Um grande feito, levando-se em consideração que no cultivo orgânico não é permitido o uso de produtos químicos sintéticos, que facilitam a produção. A Embrapa, em parceria com a Bioenergia Orgânicos, está na vanguarda na elaboração de sistemas orgânicos de produção (SOP) de frutas no País, importante frente de atuação na busca de uma agricultura mais sustentável. Entre esses sistemas, está o de abacaxi.

ALERTA

De maio a agosto, meses anteriores à safra do pêssego no Rio Grande do Sul, a equipe envolvida no Sistema de Alerta para a Mosca-das-frutas irá elaborar boletins mensais com orientações aos produtores da Região de Pelotas e da Serra Gaúcha. Os boletins extras serão disponibilizados na primeira semana de cada mês, onde serão compartilhadas informações para a melhor condução dos pomares até o período da colheita. A iniciativa é coordenada pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) e pela Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves, RS), com apoio da Emater/RS-Ascar.

Postado por Agro Notícias

CONAB vai oferecer à iniciativa privada parcerias na gestão e uso de suas unidades de armazenagens

03.05.2021 às 16:20

 

ARMAZÉNS

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai oferecer à iniciativa privada a oportunidade de parcerias na gestão e uso de suas unidades de armazenagem. O primeiro passo foi dado, durante a reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) para deliberar sobre novos empreendimentos a serem qualificados no âmbito do programa. 

COOPERATIVAS

Um decreto publicado pelo governo federal, estabelece novas regras básicas para implementação do Cadastro Nacional do Agricultor Familiar (CAF). O objetivo é ampliar a participação das cooperativas e associações em programas e ações governamentais destinados a atender às formas associativas desse público-alvo, organizadas em pessoas jurídicas. 

ONU

O vice-presidente da SRB, Sérgio Bortolozzo, recebeu um convite oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) para integrar o chamado Champions Network for the Food System Summit, grupo de lideranças que está preparando o debate para a Cúpula de Sistemas Alimentares 2021, que vai acontecer na ONU em Setembro.

FRUTAS

As exportações de frutas no 1º trimestre de 2021 aumentaram 7% em volume comparado ao mesmo período que no ano anterior, o que demonstra que o setor continua em crescimento mesmo com todos as incertezas, principalmente nas questões de logísticas, causadas pela segunda onda do Covid-19. O setor exportou mais de 245.000 toneladas de frutas.

CARBONO

O professor de agronegócio global do Insper Marcos Jank afirmou, em entrevista à CNN, que o desmatamento ilegal é o "calcanhar de Aquiles" do Brasil. Segundo o docente, as emissões de carbono seriam muito menores no país caso essa questão fosse solucionada. "Há uma grande oportunidade nessas grandes negociações que virão esse ano, mas temos o problema do desmatamento". 

AMÉRICA LATINA

Os desafios para a conectividade na área rural na América Latina foram tema de uma transmissão ao vivo transmissão ao vivo do projeto AgEvolution Talks. O coordenador técnico do Instituto CNA, Joaci Medeiros, e o consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, Frederico Bert, destacaram os gargalos do acesso à internet no meio rural.

AVALIAÇÃO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro), promoveu, um workshop para debater e avaliar a regulamentação e os resultados do Selo Arte. Até o momento, foram concedidos 97 selos para 140 produtos, segundo o Mapa.

COMPRADORES

Os produtos apícolas brasileiros têm se destacado em 2021 com o aumento das vendas para outros países. Somente em março deste ano, o Brasil exportou US$ 17,5 milhões, um crescimento de 164,3% na comparação com março de 2020. Os Estados Unidos foram o principal mercado comprador dos produtos apícolas, com 70,7% do total. Em seguida aparecem União Europeia (11,2%).

AJUDA

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fez, leilões de venda de arroz em casca à granel e compra simultânea de 8 mil toneladas do grão beneficiado, que serão destinados à doação internacional para Moçambique, no sul da África, e ao Líbano, no Oriente Médio. A distribuição do volume é de 4 mil toneladas para cada país. 

MERCOSUL

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu a necessidade de reavaliação e flexibilização do Mercosul para que o Bloco econômico se modernize e cumpra os objetivos para os quais foi criado há 30 anos. Esse processo, segundo ele, passa pela redução de 10% na Tarifa Externa Comum (TEC) e pela possibilidade de os países-membros realizarem negociações comerciais independentemente de seus pares do Bloco.

CONSUMO

Após pouco mais de um ano de pandemia, é possível afirmar que a cadeia de alimentação no Brasil se manteve relativamente firme, devido à sua essencialidade e à consequente manutenção de suas atividades. Contudo, a queda da atividade econômica, as restrições na comercialização em importantes canais de escoamento e as mudanças dos hábitos de consumo do brasileiro afetaram o setor de frutas e hortaliças.

MOAGEM

A primeira quinzena da safra de cana-de-açúcar, 2021/2022 foi marcada pelo ritmo mais lento da produção em relação ao ciclo anterior. Ao todo, foram processadas 15,63 milhões de toneladas frente 22,5 milhões da safra 2020/2021 (-30,57%).

Postado por Agro Notícias

Dia 22 de Abril foi comemorado o Dia da Terra, será que dá para comemorar?

26.04.2021 às 14:00

 

DIA DA TERRA

Dia 22 de Abril, em homenagem ao Dia da Terra de 2021, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) está investindo $ 487 milhões em infraestrutura que ajudará comunidades em 45 estados reconstruir melhor e mais forte, priorizando soluções inteligentes para o clima e gestão ambiental. O USDA está fazendo os investimentos no âmbito do Programa de Água e Meio Ambiente, o Programa Energia Rural para a América, o Programa de Empréstimo Elétrico e o Programa de Incentivo à Infraestrutura.

CÚPULA DO CLIMA

O presidente Jair Bolsonaro participou da Cúpula do Clima. O evento virtual, que aconteceu dias (22) e (23), é organizado pelo governo dos Estados dos Unidos. Bolsonaro participou por videoconferência, do Palácio do Planalto. Foram convidados 40 países para o encontro. A cúpula antecede a 26ª Conferência sobre o Clima, a Cop26, a ser realizada em novembro em Glasgow, na Escócia. 

FEIJÃO

Cumprindo o cronograma divulgado em março de 2021, e dando continuidade às ações do Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc), foram publicadas no Diário Oficial da União, as portarias que aprovaram o Zarc da cultura do Feijão 1ª safra para 14 estados: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

VPA 2020

A estimativa final do Valor da Produção Agropecuária do Estado de São Paulo (VPA), em 2020, resultou em R$ 96,47 bilhões. Comparativamente aos R$ 82,21 bilhões alcançados em 2019, esse resultado acusou aumento de 12,04%, em valores reais, informa a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA).

EQUILÍBRIO

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Sérgio Souza (MDB), destacou, a importância do equilíbrio entre o agronegócio e preservação ambiental na Cúpula de Líderes sobre o Clima. Segundo o deputado, "não pode haver competição entre produção de alimentos e preservação do meio ambiente".

DESCARBONIZAÇÃO

"Não tenho dúvida de que é mais um passo acertado que o Brasil dá na direção da sustentabilidade do setor agropecuário." Foi o que disse Celso Luiz Moretti, presidente da Embrapa, em participação na live de lançamento do Plano Nacional de Adaptação e Mitigação de Gases de Efeito Estufa na Agropecuária (ABC+ 2020 – 2030), realizado na terça-feira (20) e com vigência até 2.030. 

LEITE

Preços praticados no mercado no último mês mantém trajetória de queda. No entanto, continuam em patamar superior ao registrado no mesmo período no ano passado. Apesar da redução percebida em março quando comparado com fevereiro, os valores permanecem em patamares elevados, como mostra a Conjuntura mensal dos produtos publicada, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

ARROZ/CEPEA

Temerosos quanto à dificuldade na venda do produto acabado (beneficiado) aos grandes centros consumidores – especialmente quanto aos custos –, uma parcela das unidades beneficiadoras do Rio Grande do Sul tenta adquirir arroz a valores menores. Porém, muitos vendedores estão afastados do mercado, atentos à evolução da colheita no Rio Grande do Sul, que já ultrapassa os 80% da área total. 

MELÃO

Assim como de costume, o fim da safra do Rio Grande do Norte/Ceará, maior região produtora de melão do Brasil, resultou em aumento dos preços da fruta no mercado interno na primeira quinzena deste mês. No Vale do São Francisco (BA/PE), onde a colheita está aumentando gradualmente, o amarelo vendido a granel obteve média de R$ 0,84/kg no período, valor 56% maior frente à primeira quinzena de março, mas 24% inferior ao da primeira metade de abril de 2020.

MANDIOCA

O Dia Nacional da Mandioca, marca um dos produtos mais presentes na mesa e na vida dos brasileiros, símbolo da cultura alimentar do país. Nativa do Brasil, a mandioca é a base da alimentação de várias comunidades tradicionais e em todo o território do país. Conhecida por vários nomes a depender da região do país, como aipim e macaxeira, ela origina diversos produtos derivados que são consumidos diretamente ou utilizados como receitas em todo o país.

Postado por Agro Notícias

Brasil tem potencial para aumentar as exportações para a Coreia do Sul, afirma a CNA

19.04.2021 às 16:30

 

COREIA DO SUL

O Brasil tem potencial para aumentar as exportações, para a Coreia do Sul, de pelo menos 41 produtos agropecuários, podendo chegar a 250 itens, de acordo com um estudo inédito elaborado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O estudo "Brasil e Coreia do Sul: Complementariedade que merece amplo acordo" mostra que é preciso superar desafios como as barreiras tarifárias e não tarifárias.

REUNIÃO

Ministros e secretários da Agricultura das Américas participaram dia (15) da 3ª Reunião Hemisférica de Ministros e Secretários de Agricultura. No encontro, organizado pelo Ministério da Agricultura do Peru, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), foram apresentadas as políticas de contenção à Covid-19 e iniciativas para a recuperação dos sistemas agroalimentares, da segurança alimentar, da agricultura e do mundo rural.

DESPERDÍCIOS

Destruir microrganismos causadores de doenças, prolongar o prazo de validade dos produtos, retardar o amadurecimento e brotação, esterilizar alimentos, tudo com segurança e sem o uso de produtos químicos. Essas são algumas vantagens do uso de irradiação na agricultura e pecuária. A implementação dessa tecnologia no Brasil foi debatida em evento online, realizado pela empresa pública Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul), vinculada à Marinha do Brasil.

PRODUÇÃO

Aprojeção do Valor da Produção Agropecuária (VBP) deste ano aumentou, em valores reais, 12,4% em relação ao de 2020, que somou R$ 940,9 bilhões. O valor absoluto previsto é de R$ 1,057 trilhão, o maior já obtido desde 1989. As lavouras representam R$ 727,7 bilhões, e a pecuária, R$ 330,1 bilhões. O crescimento real deve chegar a 16,1% nas lavouras e 5,1% na pecuária.

FIAGRO

Autor do Projeto de Lei que cria os Fundos de Investimentos das Cadeias Agroindustriais (FIAgro), o deputado Arnaldo Jardim (CD-SP) defendeu que o Fundo só tem condições de acontecer "por vivermos um amadurecimento do setor agro e da conjuntura econômica do nosso país". O FIAgro foi tema, da primeira de uma série de lives a ser produzida pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), sobre matérias importantes para o setor.

AUTOCONTROLE

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou, em reunião da diretoria da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que trabalhará pela aprovação, no Congresso Nacional, do projeto de lei que dispõe sobre o autocontrole nas atividades agropecuária e agroindustrial. O objetivo da proposta é tornar obrigatória adoção de programas de autocontrole pelos agentes regulados pela legislação da defesa agropecuária.

NOVO MODELO

A Sociedade Rural Brasileira vem a público demonstrar preocupação com o efeito dos cortes no orçamento da União, especialmente no que se refere aos recursos destinados ao financiamento do agronegócio. A entidade entende que uma mudança no modelo do crédito rural no Brasil se torna cada vez mais urgente e está trabalhando em uma proposta que será apresentada em breve. 

MANGA

Mesmo diante da pandemia da Covid-19, a manga do Brasil ultrapassou recordes de exportação durante o ano de 2020. O Observatório do Mercado de Manga da Embrapa Semiárido (PE), a partir de dados do Comex Stat (MDIC), apontou que os valores e volumes das exportações no último ano cresceram mais de 10% em relação ao ano anterior.

DIÁLOGO

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, reuniu-se, na quarta (14), com o presidente da American Farm Bureau Federation (AFBF), Zippy Duvall, para propor a criação do Diálogo Agrícola Brasil – Estados Unidos. Este foi o principal tema do encontro. A ideia é realizar todos os anos um evento que reunirá representantes do setor e produtores rurais brasileiros e norte-americanos.

HORTALIÇAS

Os preços das principais hortaliças comercializadas no atacado em março registraram queda. O resultado, em geral, é reflexo de uma maior oferta nos mercados aliado a uma diminuição no consumo. Enquanto o avanço da colheita resulta numa maior quantidade de produto nas Centrais de Abastecimento (Ceasas) analisadas, as medidas restritivas visando o combate ao coronavírus afetam a demanda.
Postado por Agro Notícias

Brasil é o 7° maior produtor mundial de cacau e poderá aumentar sua produção em 60 mil toneladas em quatro anos

12.04.2021 às 12:30

 

CACAU

Com produção anual estimada em 250 mil toneladas, o Brasil é hoje o 7º maior produtor de cacau do mundo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O governo e o setor estão em busca de expandir esses números. "Temos uma meta de ampliar nossos produtos em 60 mil toneladas em quatro anos", afirma o diretor da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Waldeck Araujo. Foi celebrado dia 26 de março, o Dia do Cacau.

COOPERAÇÃO

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) conversou, por videoconferência, com o Secretário de Agricultura dos Estados Unidos da América, Tom Vilsack. A cooperação entre os dois países na área agrícola, com troca de informações baseadas na ciência, e compromissos com a produção sustentável pautaram a reunião.

MUDANÇAS

O s ministros da Agricultura de países da América do Sul se reuniram para debater a transformação dos sistemas agroalimentares rumo ao desenvolvimento sustentável e tratar de uma posição conjunta para a Cúpula Sobre Sistemas Alimentares, que será promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro deste ano. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, destacou que a América do Sul terá um papel de protagonismo nas próximas décadas no atendimento sustentável da crescente demanda mundial por alimentos.

AGRADECIMENTO

Após 44 anos de carreira jurídica, o desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças formalizou a sua aposentadoria junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A Sociedade Rural Brasileira fez um agradecimento especial a este que é um dos principais nomes da área jurídica no Brasil. Foi enviado um ofício ao magistrado, destacando que a sua gestão no TJ-SP pode ser considerada um marco na história da justiça paulista. No documento assinado pela presidente da SRB, Teresa Vendramini, a entidade parabeniza e agradece os serviços prestados por Manoel de Queiroz Pereira Calças ao judiciário brasileiro.

COMUNICAÇÃO

O ataque contra o agronegócio brasileiro tem sido cada vez maior, ainda mais quando o assunto é meio ambiente e sustentabilidade. Mas será que a produção brasileira de soja é uma vilã? Durante debate online organizado pelo Projeto Soja Brasil e a Aprosoja Brasil, que contou com especialistas sobre o tema, a resposta foi categórica: a soja brasileira já é a mais sustentável do mundo. Entretanto, eles acreditam que ainda falta uma comunicação mais eficiente para responder às críticas, já que dados provam isso.

ESTADOS

O Grupo Técnico de Sanidade da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, para discutir a atuação dos estados na concessão do Selo Arte e um projeto de lei que propõe a expansão do Selo para produtos de origem vegetal e bebidas. O Selo Arte, criado em 14 de junho de 2018, chancela a qualidade dos produtos de origem animal produzidos de forma artesanal e permite a comercialização em todo o território nacional.

REGULARIZAÇÃO

O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Geraldo Melo, afirmou que o órgão deve emitir em 2021 mais de 130 mil títulos em glebas públicas federais, sendo que 80.427 mil nos estados da Amazônia Legal. O tema foi um dos itens da pauta da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Norte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). 

NEUTRALIDADE

O outono começou em 20 de março e deverá se estender até o dia 21 de junho. A estação, em geral, é marcada por menor umidade e oscilações acentuadas de temperaturas no sul do Brasil. A previsão é de neutralidade no outono, período que assinala o início da semeadura dos cereais de inverno. De acordo com Gilberto Cunha, agrometeorologista da Embrapa Trigo, o outono é a estação com a menor quantidade de chuvas ao longo do ano no sul do Brasil. 

ESTOQUES

Entre os dias 5 e 23 de abril, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai disponibilizar a plataforma para que produtores e indústrias de arroz, café e trigo participem da pesquisa dos estoques privados. O levantamento será feito em todas as regiões do país e mostrará o volume disponível de cada produto para comercialização. 


Postado por Agro Notícias

A agropecuária registrou saldo positivo de 23.055 postos de trabalho formais em fevereiro de 2021

05.04.2021 às 16:00

 

EMPREGOS

A agropecuária registrou saldo positivo de 23.055 postos de trabalho formais em fevereiro de 2021, o melhor resultado para o mês desde 2011, segundo Comunicado Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A publicação analisou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério da Economia, que apontou a abertura de 401.639 novas vagas de empregos no país em fevereiro.

SUASA

Conhecido como o SUS do agronegócio, o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) completou 15 anos. O objetivo do sistema é promover a saúde animal, a sanidade vegetal e a segurança alimentar. "O SUASA é o marco da defesa agropecuária, garantindo a segurança da produção e dos alimentos", declarou a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

TITULA BRASIL

Mais de 7,8 mil pessoas se inscreveram para participar dos cursos de formação do Programa Titula Brasil, que tem o objetivo de agilizar e tornar mais eficiente a entrega de títulos de propriedade nos assentamentos e a regularização fundiária em terras da União. As capacitações são obrigatórias para quem vai trabalhar nos chamados Núcleos Municipais de Regularização Fundiária (NMRF), que são as estruturas centrais do Programa. 

RELATÓRIO

Diante do crescimento do agro brasileiro, mesmo em meio à crise econômica causada pela Covid-19 no Brasil, o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), membro da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), convidou a ministra Tereza Cristina (MAPA), para apresentar dados do setor – que solidificam a capacidade do agronegócio do país, frente às dificuldades enfrentadas com a pandemia -, a seus pares no Senado Federal.

FRUTAS

O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, disse que o Brasil, após conquistar o mercado de melão para a China, pode dar mais um passo nos acordos comerciais. Segundo ele, o governo chinês entrou em contato com o País para viabilizar também a importação de uva. "Estive com ministra Tereza Cristina na semana passada porque já é tempo da gente cobrar o que vai acontecer", afirmou Coelho. Além da China, a Abrafrutas também trabalha para ampliar as exportações a outros países, como Colômbia, Estados Unidos, África do Sul e Coreia do Sul.

DIGITALIZAÇÃO

Matéria publicada do jornal Valor, afirma que A pandemia do novo Coronavírus não só manteve os produtores rurais do Brasil particularmente interessados em digitalizar seus negócios como fez com que esse apetite, ampliado para mais elos da cadeia, aumentasse mais que em outros países, como nos Estados Unidos. É o que aponta o estudo "A Cabeça do Agricultor Brasileiro na Era Digital Pulso 2021", divulgado pela consultoria McKinsey.

NOBEL DA PAZ

O ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021, é o próximo palestrante do Ciclo de Palestras Técnicas da Embrapa Cerrados. No dia 7 de abril, às 10h, ele apresenta o tema "Pesquisa Agropecuária Brasileira: passado, presente e futuro". Engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura de Lavras, onde também foi professor de Hidráulica, Irrigação e Drenagem e diretor. Também foi Deputado Federal e Ministro da Agricultura.

MOAGEM

Na primeira quinzena de março, as unidades da região Centro-Sul processaram 1,67 milhão de toneladas de cana-de-açúcar. Desse total, quase 70% da matéria-prima foi destinada à produção de etanol, que alcançou 199,88 milhões de litros. A quantidade fabricada de açúcar, por sua vez, alcançou apenas 51,46 mil toneladas. A produção de etanol a partir do milho representou cerca de dois terços do total na primeira quinzena de março, com 127,60 milhões de litros.

RURALIDADE

Chegou a hora de mudar o paradigma da ruralidade. De deixar de vê-la como sinônimo de pobreza para pensá-la como um espaço de desenvolvimento e de um futuro sustentável para os jovens, sendo fundamental que as políticas públicas sejam orientadas à redução do hiato que ainda existe entre o mundo urbano e o mundo rural quanto a oportunidades de acesso à educação, saúde, conectividade digital ou infraestrutura. A Ministra da Agricultura do Chile, María Emilia Undurraga, está empenhada nessa tarefa, que definiu como "igualar o campo", conforme contou em uma entrevista no programa AgroAmérica, transmitido pelo canal de TV Agro Mais, do Brasil.

Postado por Agro Notícias

EF- 170 - Ferrogrão: Senador Zequinha Marinho (PSC -PA) toma a dianteira nas discussões no STF do empreendimento logístico

29.03.2021 às 12:30

 

FERROGRÃO

Em defesa da EF-170 (Ferrogrão) – que teve seus estudos suspensos em razão de liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes – o vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), senador Zequinha Marinho (PSC-PA) tomou a dianteira nas discussões para que o empreendimento logístico de R$ 12 bilhões construa 933 km de trilhos para ligar o município de Sinop (MT) aos portos de Miritituba, no Pará. 

AMENDOIM

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa, que regulamenta os critérios e procedimentos para a certificação higiênico-sanitária de amendoim exportado. A implementação da nova regulamentação desburocratiza e simplifica a certificação sanitária do produto exportado para empresas com alto nível de conformidade, acima de 90%, bem como traz aumento de competitividade na exportação de amendoim para União Europeia (UE).

MARAJÓ

O queijo de búfala produzido na Ilha do Marajó, no Pará, recebeu o registro de Indicação Geográfica (IG) na modalidade Indicação de Procedência. O registro, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), permite que o nome da região geográfica do Marajó seja utilizado oficialmente na iguaria, atrelando qualidade e reputação a esse produto premiado em concursos nacionais e internacionais. 

ORGÂNICOS

Presentes em mercados, feiras, lojas especializadas, restaurantes, hotéis, residências e sites de e-commerce Brasil afora, os produtos orgânicos ganham destaque no cardápio do dia a dia. Com crescimento de aproximadamente 30% em 2020 e faturamento de R$ 5,8 bilhões, segundo a Associação de Promoção dos Orgânicos (Organis), esse nicho traz avanços na forma de produção dos alimentos.

MILHO

A Sociedade Rural Brasileira e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) preparam boas novidades para 2021. A primeira iniciativa foi o Seminário Global do Milho, que será virtual. "As conversas começaram no ano passado em reuniões que tivemos com a Embaixada dos Estados Unidos" diz o conselheiro e diretor da SRB, Marcelo Junqueira. 

CADASTRO

Na primeira reunião do ano da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) debateu a implantação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) que irá substituir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). O CAF regulamenta a Lei da Agricultura Familiar. O Cadastro substituirá a DAP e irá aprimorar e aperfeiçoar os mecanismos de identificação do público da agricultura familiar, a qualificação das Unidades de Produção Agrária (UFPA) e os empreendimentos familiares rurais para ampliação do acesso às políticas públicas de incentivo à produção e geração de renda.


MODELO

O modelo de agricultura tropical, baseado em ciência, tecnologia e inovação implementado no Brasil, que tornou o País um dos principais atores mundiais do setor, é o caminho para fortalecer os países em desenvolvimento do cinturão tropical, afirmaram especialistas reunidos na abertura da Semana Internacional da Agricultura Tropical (AgriTrop 2021), organizada pela Embrapa e pelo Instituto Internacional de Cooperação para a Agricultura (IICA).

EMBRAPA

A pesquisa, os recursos da biodiversidade amazônica e as estratégicas de parceria, principalmente com o setor privado para que a Amazônia foi tema do presidente da Embrapa, Celso Moretti, durante a quarta rodada dos Diálogos Amazônicos, em evento virtual promovido pela Fundação Getúlio Vargas. "Temos nove centros de pesquisa na Amazônia Legal e 89 laboratórios", disse ele, lembrando que, depois das Forças Armadas, a Embrapa talvez seja uma das instituições mais presentes na Amazônia brasileira, em função da capilaridade regional. 

DOAÇÃO

Ao longo deste ano, cerca de 836 toneladas de alimentos serão doados para 87.499 pessoas que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional no estado do Tocantins, agravada pela pandemia do coronavírus. A ação é resultado do apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) à comercialização da produção de 571 pequenos produtores tocantinenses por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Postado por Agro Notícias

Tecnologia 5G poderá melhorar conectividade e internet rural no Brasil, afirma ministro

22.03.2021 às 14:00

 

INTERNET RURAL

Embora nos últimos anos a presença da internet na zona rural tenha avançado graças a democratização do acesso, ainda há imensos vazios de conectividade no campo brasileiro. Para vencer essas áreas de sombra, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse, durante reunião com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), que o 5G plus – internet das coisas – estará disponível em todos os 26 estados e o Distrito Federal até junho de 2022.

GARANTIA SAFRA

A portaria Nº 13 que determina o pagamento do Garantia-Safra para mais de 13 mil agricultores familiares, foi publicada pela Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Neste mês, receberão o pagamento agricultores de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe. O montante em recurso chegará, aproximadamente, R$ 11,5 milhões.

COOPERAÇÃO

Ministério da Agricultura, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), e a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da GIZ, anunciaram uma nova parceria para a execução do Projeto Bioeconomia e Cadeias de Valor. O projeto conta com recursos do Ministério Federal Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento, que assegurou 5 milhões de euros para a execução das atividades.

PRODUÇÃO

A previsão do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) para 2021 é de R$ 1,032 trilhão, o que representa 12,1% acima do obtido em 2020. Apesar da questão climática, as lavouras geraram R$ 708,3 bilhões, com aumento real de 15,4%, e a pecuária, R$ 323,9 bilhões, com aumento de 5,4% em relação a 2020. 

GÁS

Desde 2013 está sendo debatido no Congresso Nacional, o projeto de lei que trata do novo marco regulatório do setor do gás, ganhou impulso novamente nas Casas Legislativas e foi aprovado na Câmara dos Deputados, dia 16. A expectativa é de que a nova legislação traga benefícios como o barateamento do custo do gás para a população, em residências e transportes, e para o setor agropecuário.

SAÚDE VEGETAL

A Sociedade Rural Brasileira está participando das discussões da Convenção Internacional de Proteção de Plantas liderada pela FAO, órgão das Nações Unidas para alimentação e agricultura. O chamado IPPC, da sigla em inglês, é um tratado intergovernamental que envolve mais de 180 países com foco na proteção das plantas contra a disseminação de doenças, além de promover o comércio seguro.

SEGURO RURAL

O projeto Monitor do Seguro Rural, que avalia produtos e serviços ofertados pelas seguradoras que atuam no agronegócio, propondo ações de aperfeiçoamento, retomará suas reuniões virtuais no dia 23 de abril, com o tema culturas de inverno. O cronograma de videoconferências do projeto, previstas para 2021, foi divulgado pelo Mapa e prevê mais seis atividades ao longo do ano: culturas de inverno, pecuária de corte, arroz, pecuária de leite, olerícolas e frutas.

ALHO

Motivos de comemoração não faltam para os produtores de alho no Brasil. Estático por vários anos, o crescimento do consumo passou, em 2020, de 30 milhões de caixas de 10 kg, para 36 milhões. Os últimos anos também registraram o aumento da área plantada. Em seis anos, o País saltou de 9.500 para 14.000 hectares, aproximadamente. 

TRABALHO

O setor agropecuário começou o ano mantendo o bom resultado de 2020 em relação à geração de empregos, com 32.986 novas vagas criadas em janeiro, o dobro de vagas criadas em relação ao mesmo mês de 2020 (16.482), segundo Comunicado Técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A entidade analisou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério da Economia, que apontou saldo positivo de 260.353 novos postos de trabalho criados no país em janeiro.

ESTADOS UNIDOS

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) realizou, um webinar para discutir as oportunidades para o setor de lácteos nos Estados Unidos. O evento faz parte das ações do Agro.BR, projeto voltado para a internacionalização do agro brasileiro. A iniciativa auxilia empresários do setor, para aumentar a presença de pequenos e médios produtores no comércio exterior.

Postado por Agro Notícias

Cresce a consciência com o bem estar animal e galinhas poedeiras criadas livres de gaiolas

15.03.2021 às 12:30

BEM-ESTAR

Foi lançado o Manual de Boas Práticas para o Bem-Estar de Galinhas Poedeiras Criadas Livres de Gaiola, documento produzido pela Embrapa Suínos e Aves, com participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa e do Núcleo de Pesquisa em Ambiência da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - NUPEA/Esalq.

PENDÊNCIAS

Após intenso trabalho, iniciado em 2020, Brasil e Argentina solucionaram 49 temas pendentes na relação bilateral agropecuária, de um total de 54 itens. A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e o ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Luis Basterra, se reuniram dia (9) para avaliar as medidas e estreitar o comércio e a cooperação entre os dois países.

BRASIL RURAL

Começam as inscrições para a seleção de roteiros turísticos, que contemplam empreendimentos de agricultura familiar, para participarem do Projeto Experiências do Brasil Rural. A ação visa promover o turismo em áreas rurais do país, apoiando a promoção e a comercialização de produtos, serviços e destinos da agricultura familiar.

FLORESTA

Serviço Florestal Brasileiro deve concluir em novembro deste ano o primeiro ciclo do Inventário Florestal Nacional do Amazonas. Estão sendo coletados dados em campo em uma área de 13 milhões de hectares no sudeste do estado. Essa etapa do projeto tem o apoio financeiro do Fundo Amazônia e terá o custo total de cerca de R$ 2,3 milhões. 

COMISSÃO

Aline Sleutjes (PSL-PR) foi eleita presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados para o mandato de um ano. A parlamentar recebeu o apoio de 33 deputados para exercer o mandato de um ano. 

PRAVALER

O programa PRAVALER, lançado pelo Ministério da Agricultura durante evento em parceira com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), vai contribuir para "impulsionar a regularização ambiental das propriedades rurais brasileiras", segundo a ministra Tereza Cristina. O projeto, cuja sigla faz referência ao PRA (Programa de Regularização Ambiental), previsto no Código Florestal.

PLANO SAFRA 2021/22

Embora o Ministério da Agricultura reitere que quer construir um Plano Safra 2021/22 melhor e mais audacioso que o atual, e os produtores torçam por isso, as limitações orçamentárias indicam, até agora, que as grandes linhas de crédito que fazem parte dessa política vão entrar em vigor em 1º de julho com as mesmas limitações observadas nesta temporada 2020/21.

PROJETO BIOMAS

Os principais resultados do Projeto Biomas foram apresentados, durante evento virtual promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Os presidentes da CNA, João Martins, e da Embrapa, Celso Luiz Moretti, e o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, participaram da abertura do encontro virtual.

UVAS

O volume de uvas esteve restrito no mercado interno nas últimas semanas, devido à aproximação do fim das safras em São Miguel Arcanjo e Pilar do Sul (SP) e às exportações aquecidas no Vale do São Francisco (PE/BA). Neste cenário, de acordo com dados do Hortifruti/Cepea, as cotações ao produtor têm se mantido firmes. 

GRÃOS

A safra nacional de grãos para 2021 deve ficar 9,0 milhões de toneladas acima da safra de 2020. Um crescimento de 3,5% em relação ao ano passado, que já havia sido recorde na série histórica da pesquisa que teve início na década de 1970. As informações são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado dia (11), pelo IBGE. 

ETANOL

As vendas de etanol pelas unidades produtoras do Centro-Sul em fevereiro atingiu 2,45 bilhões de litros, sendo 174,24 milhões direcionados ao mercado externo e 2,28 bilhões comercializados domesticamente. No mercado interno, as vendas se mantiveram 0,39% aquém do volume registrado no mesmo mês de 2020. 

BIOECONOMIA

Esta será a primeira vez que o evento será realizado fora da Finlândia. A edição 2021 será sediado em Belém, no Estado do Pará, entre 18 a 20 de outubro de 2021. A ABAG é uma das parceiras desse importante evento, juntamente com a IBÁ – Indústria Brasileira de Árvores e o governo do Pará. O Fórum Mundial de Bioeconomia, é o maior evento sobre bioeconomia do mundo.

Postado por Agro Notícias


Agro Notícias por Maurício Picazo Galhardo

Jornalista, radialista, escritor. Paulistano, 63 anos, mora em Sorocaba, trabalhou como repórter na TV Educativa (ES). Esteve por dois anos morando no exterior; na República do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor do agronegócio, e agora tem esta coluna semanal de noticias do agronegócio . Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br  

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]