Dólar com. 5.3319
IBovespa -1.52
01 de dezembro de 2020
min. 24º máx. 29º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Prefeita eleita de Bauru sofre ataques racistas nas redes sociais
09/11/2020 às 12h21

Blogs

Fazer a rastreabilidade, uma exigência a partir de agora

Reprodução/Internet

VIAGEM

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e diplomatas de vários países sobrevoaram áreas da Amazônia. O sobrevoo faz parte da programação da missão, liderada pelo vice-presidente Hamilton Mourão, por meio do Conselho Nacional da Amazônia Legal, para mostrar ações do governo federal para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Ocidental. Os diplomatas visitaram as cidades de Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Maturacá, todas no estado do Amazonas.

TERMINAIS

A Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o apoio da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos, do Ministério da Economia, publicou edital de Chamamento Público para a realização de estudos para concessão de Terminais Pesqueiros Públicos (TPPs) localizados em Aracaju (SE), Belém (PA), Cananéia (SP), Manaus (AM), Natal (RN), Santos (SP) e Vitória (ES).

PRORROGADO

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) aprovou a prorrogação dos Convênios 100/1997 e 52/91 até março de 2021. O Convênio 100 trata da isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o transporte de insumos agrícolas dentro dos Estados e dá desconto quando a movimentação é interestadual. 

CONCORRÊNCIA

Maior concorrência é ponto central do sucesso da política de concessões. Em live sobre o tema, especialistas apontaram o aumento da competitividade e a diversificação do modal de transporte como essenciais para redução do custo de transporte do agro. O andamento da política de concessões do governo federal e de que forma esses projetos têm impacto no custo da logística do agro foi tema da live.

CARTA

A Sociedade Rural Brasileira enviou uma carta ao governador de São Paulo, João Doria, em defesa do atual Programa de Regularização Ambiental (PRA) no Estado, publicado em setembro de 2020, juntamente com programa chamado de Agro Legal. O objetivo do documento é fazer um alerta sobre a importância destas definições para o efetivo cumprimento do Código Florestal Brasileiro, aprovado em 2012.

IMPORTAÇÃO

Se por um lado o País está vendendo praticamente toda a soja que possui para o exterior, do outro está precisando importar o grão para atender sua demanda interna. No acumulado de 2020, o Brasil já comprou quase 600.000 toneladas de soja em grão do exterior, ou seja, o maior volume desde 2003.

RASTREABILIDADE

A rastreabilidade bovina, seja no Brasil, na Austrália ou na Nova Zelândia, é construída visando garantir a sanidade animal e a segurança alimentar do consumidor. A afirmação é de especialistas que debateram o tema durante live da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

PLANO DIRETOR

A Embrapa lançou seu novo Plano Diretor para os próximos 10 anos, com foco na atuação da Empresa em oito áreas prioritárias da pesquisa agropecuária e três na gestão organizacional e estratégica. Na pesquisa, destacam-se temas da bioeconomia, inteligência territorial, agricultura digital, mudança do clima, sanidade agropecuária, desenvolvimento territorial com inclusão produtiva, sustentabilidade com competitividade, consumo e agregação de valor aos produtos do agronegócio.

POBREZA

O território fronteiriço compartilhado por El Salvador, Honduras e Guatemala, conhecido como Trifinio, é uma das áreas mais pobres do Hemisfério Ocidental. Lá as condições de vida da população, em sua maioria indígena, são indignas no século 21 e a desnutrição infantil é inumana. Iniciativa conjunta entre a União Europeia (UE), o Sistema de Integração Centro-Americana (SICA), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a Comunidade de Fronteira Tri nacional do Rio Lempa (MTFRL) ajudará 1.500 famílias a mitigar os problemas de insegurança alimentar e nutricional, exacerbados pela pandemia de Covid-19.



Agro Notícias por Maurício Picazo Galhardo

Jornalista, radialista, escritor. Paulistano, 63 anos, mora em Sorocaba, trabalhou como repórter na TV Educativa (ES). Esteve por dois anos morando no exterior; na República do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor do agronegócio, e agora tem esta coluna semanal de noticias do agronegócio . Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br  

Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]