Dólar com. 5.3019
IBovespa 1
18 de janeiro de 2021
min. 24º máx. 29º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Golpe: Detran/AL alerta para site que promove falso leilão de veículos
21/12/2020 às 13h04

Blogs

Os experimentos de cultivos verticais estão sendo cultivadas pela Embrapa Hortaliças (DF)

A horta vertical é um conceito de agricultura para o cultivo de plantas dentro de residências ou edifícios; a idéia foi desenvolvida em 1999 pelo biólogo Dickson Despommier da Universidade de Columbia em Nova York - Foto: Ítalo Guedes


CAFÉ

A safra de café 2020 no Brasil deve alcançar a superprodução de 63,08 milhões de sacas beneficiadas de café arábica e conilon, a maior da história, conforme estimativa divulgada nesta quinta-feira (17) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no 4º Levantamento da Safra de Café 2020. O montante representa um crescimento de 27,9% em relação à colheita de 2019 e de 2,3% sobre o recorde anterior, de 2018, quando foram colhidas 61,7 milhões de sacas.

FRUTAS

A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, no Diário Oficial da União, as Instruções Normativas que tratam, respectivamente, dos Planos Nacionais de Prevenção e Vigilância das pragas Lobesia botrana (Traça-europeia dos cachos da videira) e Moniliophtora roreri (Monilíase do Cacaueiro).

CANA-DE-AÇÚCAR

O volume de cana estimado para a atual safra é de 665,105 milhões de toneladas, muito próximo do recorde de 665,6 milhões de toneladas colhidas em 2015/16. Na comparação com a temporada passada, o crescimento previsto é de 3,5%. A estimativa é do 3º Levantamento da Safra 2020/21 de Cana-de-Açúcar, divulgado, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). 

VALOR

O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2020, estimado com base nas informações de novembro, é de R$ 885,8 bilhões. O valor é 15,1% acima do valor de 2019, que foi de R$ 769,8 bilhões. As lavouras tiveram um acréscimo de valor de 19,2% e a pecuária, 7,3%. Sete produtos das lavouras puxaram o VBP deste ano em relação ao ano passado: amendoim, arroz, cacau, café, milho, soja e trigo. 

BALANÇO

O deputado Alceu Moreira (MDB-RS) apresentou balanço de gestão durante o biênio 2019/20 – período em que o congressista esteve presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA). Alceu citou conquistas do setor nestes dois anos e agradeceu aos demais parlamentares membros da bancada, em meio a reunião-almoço da FPA, que contou com a presença do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, e do ministro-chefe da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos.

SENADO

O Senado aprovou um Projeto de Lei (PL) que cria a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PNPSA). A matéria institui pagamento, monetário ou não, a prestadores de serviços que ajudem a conservar áreas de preservação. De acordo com o texto, serviços ambientais são atividades individuais ou coletivas que favorecem a manutenção, a recuperação ou a melhoria de ecossistemas. A matéria retorna para análise da Câmara dos Deputados.

ICMS

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e as Secretarias de Fazenda do Paraná, Ceará, Minas Gerais, Goiás, Sergipe e Rio Grande do Sul discutiram, a renovação de convênios que reduzem a base de cálculo do Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) para garantir competitividade ao setor agropecuário.

PREÇOS

Os acompanhamentos da ceia de Natal estão mais caros. Hortaliças como batata e cebola tiveram alta de preços no último mês, segundo o 12º Boletim Prohort, divulgado, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No caso da batata, os aumentos chegaram a 23,94%, em Fortaleza/CE, e a 62,25%, em Brasília/DF. O comportamento deve-se especialmente à baixa disponibilidade de batata. 

INVESTIMENTOS

Mesmo com a essencialidade da cadeia de alimentação e sem grandes interrupções na produção, o setor de frutas e hortaliças foi afetado pela pandemia da covid-19 em 2020, principalmente por conta da queda da atividade econômica, da restrição parcial da comercialização e de mudanças dos hábitos de consumo. Isso é o que indica o Anuário 2020-2021, publicação do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. Segundo pesquisadores da equipe da HF Brasil, esses fatores tiveram maior ou menor impacto em diferentes momentos no decorrer de 2020.

VERTICAIS

O Dia de Campo na TV mostrou uma pesquisa da Embrapa Hortaliças (DF), em parceria com a empresa 100% Livre, do ramo de comércio varejista de hortifrútis, que está elaborando sistemas de produção para diferentes espécies de hortaliças cultivadas em um ambiente controlado e fechado, isto é, em sistemas de agricultura indoor do tipo fazenda vertical e plant factory. 


Agro Notícias por Maurício Picazo Galhardo

Jornalista, radialista, escritor. Paulistano, 63 anos, mora em Sorocaba, trabalhou como repórter na TV Educativa (ES). Esteve por dois anos morando no exterior; na República do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor do agronegócio, e agora tem esta coluna semanal de noticias do agronegócio . Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br  

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]