Dólar com. 5.3019
IBovespa 1
18 de janeiro de 2021
min. 24º máx. 29º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Golpe: Detran/AL alerta para site que promove falso leilão de veículos
28/12/2020 às 18h22

Blogs

Congresso Nacional aprovou a Política Nacional de Pagamentos por Serviços Ambientais (PNPSA)

Reprodução Internet

SECA

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou medidas de apoio aos produtores rurais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que perderam as lavouras por causa da seca. As medidas foram solicitadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e aprovadas no dia (23). O conselho autorizou a criação de linha uma emergencial de crédito de custeio para plantio na mesma área para os pequenos e médios produtores enquadrados no Pronaf e no Pronamp.

FLORES

O setor de flores e plantas ornamentais vem se recuperando após as dificuldades enfrentadas com a pandemia do coronavírus, que diminuiu significativamente a demanda e fez com que os produtores descartassem parte da produção. Para reverter esse quadro e apoiar o setor, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou a Instrução Normativa 64/2020 e disponibilizou no site a lista com mais de 1,8 mil espécies de flores e plantas ornamentais introduzidas no Brasil.


QUEIJOS

Pesquisa sobre as características dos queijos artesanais da região do Serro, que reúne 11 municípios localizados a cerca de 300 quilômetros a nordeste de Belo Horizonte, apresentou dados inéditos sobre sua qualidade, tipicidade e identidade.  O estudo avaliou aspectos de queijos artesanais do Serro ao longo do seu processo de maturação, em condições ambientais.

EROSÃO

Um estudo inédito da Embrapa identificou e mapeou as áreas suscetíveis e vulneráveis à erosão hídrica em todo o território brasileiro, gerando mapas que foram disponibilizados à sociedade na plataforma tecnológica do Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos no Brasil (PronaSolos). Os mapas nacionais de erodibilidade, suscetibilidade e vulnerabilidade dos solos à erosão hídrica podem ser acessados facilmente por meio de um sistema de informações geográficas (SigWeb).

FUNDO

O Congresso Nacional debate uma nova opção para investidores participarem do agronegócio brasileiro, por meio de Projeto de Lei, que visa a criação dos Fundos de Investimento do Setor Agropecuário (FIAgro). É uma opção também aos produtores, que passarão a ter mais opções de crédito, com juros mais baixos. A proposta aprovada na Câmara dos Deputados será agora analisada pelos senadores.

APROVADO

O Congresso Nacional aprovou a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PNPSA) que institui o Programa Nacional de Compensação por Serviços Ambientais (PNCSA) e o Fundo Federal de Compensação por Serviços Ambientais (FFCSA). O objetivo da medida é incentivar proprietários rurais a promoverem ações de conservação ambiental e ampliação da provisão de serviços ambientais, estabelecendo critérios para a implantação das iniciativas e pagamento ou compensação.

CORREIOS

Em meio aos preparativos para as celebrações do final de ano, os Correios prestam uma homenagem para um produto que é presença confirmada na mesa dos brasileiros nesta época: as uvas. No dia 22 de dezembro, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou uma coleção com cinco selos comemorativos, homenageando cultivares de uvas brasileiras, desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético 'Uvas do Brasil'.

MEL

Com o aumento crescente da demanda pelo mel brasileiro por parte dos países importadores, em especial Estados Unidos e União Europeia, o preço do produto pago ao produtor paranaense registra recordes consecutivos. No mês de novembro, a elevação foi de 21,46% em relação ao recebido pelo quilo do produto no mês de outubro. No acumulado de setembro a novembro a alta registrada foi de 52,13%. Em 2019, o estado se destacou como maior produtor e exportador de mel do país. Este ano, o estado registrou, no fim de novembro, um volume exportado da ordem de 8.975 toneladas do produto.

TRIGO

A comercialização de trigo no mercado doméstico segue lenta, com compradores se mostrando abastecidos para este período de fim de ano. Além disso, agentes consultados pelo Cepea estão acompanhando a greve dos trabalhadores portuários na Argentina. A preocupação é que esta paralisação prejudique as importações de trigo e derivados pelo Brasil – destaca-se que a colheita do cereal está em andamento no país vizinho. Quanto aos valores do cereal no mercado brasileiro, voltaram a se firmar na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea.


Agro Notícias por Maurício Picazo Galhardo

Jornalista, radialista, escritor. Paulistano, 63 anos, mora em Sorocaba, trabalhou como repórter na TV Educativa (ES). Esteve por dois anos morando no exterior; na República do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor do agronegócio, e agora tem esta coluna semanal de noticias do agronegócio . Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br  

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]