Dólar com. 5.5973
IBovespa 1.91
01 de março de 2021
min. 23º máx. 29º Maceió
pancadas de chuva
Agora no Painel Petrobras anuncia nova alta nos preços da gasolina, diesel e gás
08/02/2021 às 13h00

Blogs

Brasil está plantando mais trigo e a produtividade é 5,4% maior

 

TRIGO

A safra de soja ainda nem acabou e os produtores começam a movimentação na procura por sementes para os cultivos de inverno. O trigo deve continuar sendo a opção mais atrativa após alcançar a maior produção dos últimos 20 anos. Na última safra, a área de trigo cresceu 14,8% no Brasil com relação ao ano anterior, com uma produtividade 5,4% maior, resultando no maior volume de produção desde o ano 2000. O preço também favoreceu a triticultura com crescimento constante ao longo de 2020, fechando o ano próximo a R$ 70,00 a saca de 60kg.

COSTA RICA

Com o objetivo de discutir novas oportunidades de cooperação internacional e fortalecer as já existentes, o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Fernando Schwanke, participou de missão técnica em San José, na Costa Rica. Schwanke participou de painel mediado pelo representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) na Argentina, Caio Rocha, com a presença virtual de representantes de 34 países.

ANATER

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) iniciou o mês de fevereiro dando continuidade aos cursos de formação a distância de agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). Na semana, entre os dias 1º e 6, cerca de 130 profissionais foram capacitados para executar o Programa Produzir Brasil na região Centro-Oeste. A política pública tem o objetivo de assistir as famílias de agricultores assentados tituladas ou em processo de titulação.

INDICAÇÃO GEOGRÁFICA

O café da espécie Coffea arabica da região do Caparaó, localizada na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, recebeu o registro de Indicação Geográfica (IG). O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) reconheceu o produto como IG, na espécie Denominação de Origem (DO). A área geográfica envolve dez municípios capixabas e seis mineiros. Ao todo, são 16 municípios.

LOGÍSTICA

O deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) assumiu no dia 2, em cerimônia realizada em Brasília, a Comissão de Infraestrutura e Logística da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) no biênio 2021/2022. Arnaldo Jardim comemorou o novo desafio destacando que "o meu compromisso com o setor agro sempre foi buscando alternativas para dar competitividade ao nosso produtor e aos nossos produtos".

PRESIDÊNCIA

Eleito em dezembro de 2020 presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) assumiu a liderança do colegiado. A nova diretoria estará à frente da bancada no próximo biênio (2021/22). Em discurso, o parlamentar disse que "a missão da frente é proteger o setor que tanto gera empregos, renda, impostos e responde por 50%, de forma direta e indireta, do PIB desse país".

PRIORITÁRIOS

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) enviou recentemente um ofício ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, solicitando a inclusão dos produtores rurais e demais envolvidos na cadeia de produção de alimentos entre os grupos prioritários de imunização contra o Coronavírus. O pedido é para que eles sejam incluídos nas ações do Programa Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, do Governo Federal.

BORRACHA

O preço referência da borracha natural importada fechou o mês de janeiro em R$ 10,42 o quilo, aumento de 3,37% em relação a dezembro de 2020. A alta foi ocasionada principalmente pela elevação média do dólar, que foi de 4,09% em janeiro comparado a dezembro de 2020. A análise é do Índice de Preço Referência de Importação da Borracha Natural, elaborado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo.

ALGODÃO

Pesquisas do Cepea apontam que, ao longo de janeiro, os preços diários do algodão em pluma atingiram consecutivos recordes nominais no mercado interno. O impulso veio das elevações externas e do alto patamar do dólar frente ao Real. Segundo pesquisadores do Cepea, apesar do amplo excedente doméstico, o bom volume das vendas antecipadas e as expectativas de menor produção em 2021 fundamentaram a posição firme de vendedores.


Agro Notícias por Maurício Picazo Galhardo

Jornalista, radialista, escritor. Paulistano, 63 anos, mora em Sorocaba, trabalhou como repórter na TV Educativa (ES). Esteve por dois anos morando no exterior; na República do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor do agronegócio, e agora tem esta coluna semanal de noticias do agronegócio . Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br  

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]