Dólar com. 5.2363
IBovespa 1.77
09 de maio de 2021
min. 24º máx. 30º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Número de mortos na favela do Jacarezinho sobe para 28
12/04/2021 às 12h30

Blogs

Brasil é o 7° maior produtor mundial de cacau e poderá aumentar sua produção em 60 mil toneladas em quatro anos

 

CACAU

Com produção anual estimada em 250 mil toneladas, o Brasil é hoje o 7º maior produtor de cacau do mundo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O governo e o setor estão em busca de expandir esses números. "Temos uma meta de ampliar nossos produtos em 60 mil toneladas em quatro anos", afirma o diretor da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Waldeck Araujo. Foi celebrado dia 26 de março, o Dia do Cacau.

COOPERAÇÃO

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) conversou, por videoconferência, com o Secretário de Agricultura dos Estados Unidos da América, Tom Vilsack. A cooperação entre os dois países na área agrícola, com troca de informações baseadas na ciência, e compromissos com a produção sustentável pautaram a reunião.

MUDANÇAS

O s ministros da Agricultura de países da América do Sul se reuniram para debater a transformação dos sistemas agroalimentares rumo ao desenvolvimento sustentável e tratar de uma posição conjunta para a Cúpula Sobre Sistemas Alimentares, que será promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro deste ano. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, destacou que a América do Sul terá um papel de protagonismo nas próximas décadas no atendimento sustentável da crescente demanda mundial por alimentos.

AGRADECIMENTO

Após 44 anos de carreira jurídica, o desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças formalizou a sua aposentadoria junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. A Sociedade Rural Brasileira fez um agradecimento especial a este que é um dos principais nomes da área jurídica no Brasil. Foi enviado um ofício ao magistrado, destacando que a sua gestão no TJ-SP pode ser considerada um marco na história da justiça paulista. No documento assinado pela presidente da SRB, Teresa Vendramini, a entidade parabeniza e agradece os serviços prestados por Manoel de Queiroz Pereira Calças ao judiciário brasileiro.

COMUNICAÇÃO

O ataque contra o agronegócio brasileiro tem sido cada vez maior, ainda mais quando o assunto é meio ambiente e sustentabilidade. Mas será que a produção brasileira de soja é uma vilã? Durante debate online organizado pelo Projeto Soja Brasil e a Aprosoja Brasil, que contou com especialistas sobre o tema, a resposta foi categórica: a soja brasileira já é a mais sustentável do mundo. Entretanto, eles acreditam que ainda falta uma comunicação mais eficiente para responder às críticas, já que dados provam isso.

ESTADOS

O Grupo Técnico de Sanidade da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, para discutir a atuação dos estados na concessão do Selo Arte e um projeto de lei que propõe a expansão do Selo para produtos de origem vegetal e bebidas. O Selo Arte, criado em 14 de junho de 2018, chancela a qualidade dos produtos de origem animal produzidos de forma artesanal e permite a comercialização em todo o território nacional.

REGULARIZAÇÃO

O presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Geraldo Melo, afirmou que o órgão deve emitir em 2021 mais de 130 mil títulos em glebas públicas federais, sendo que 80.427 mil nos estados da Amazônia Legal. O tema foi um dos itens da pauta da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Norte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). 

NEUTRALIDADE

O outono começou em 20 de março e deverá se estender até o dia 21 de junho. A estação, em geral, é marcada por menor umidade e oscilações acentuadas de temperaturas no sul do Brasil. A previsão é de neutralidade no outono, período que assinala o início da semeadura dos cereais de inverno. De acordo com Gilberto Cunha, agrometeorologista da Embrapa Trigo, o outono é a estação com a menor quantidade de chuvas ao longo do ano no sul do Brasil. 

ESTOQUES

Entre os dias 5 e 23 de abril, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai disponibilizar a plataforma para que produtores e indústrias de arroz, café e trigo participem da pesquisa dos estoques privados. O levantamento será feito em todas as regiões do país e mostrará o volume disponível de cada produto para comercialização. 



Agro Notícias por Maurício Picazo Galhardo

Jornalista, radialista, escritor. Paulistano, 63 anos, mora em Sorocaba, trabalhou como repórter na TV Educativa (ES). Esteve por dois anos morando no exterior; na República do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor do agronegócio, e agora tem esta coluna semanal de noticias do agronegócio . Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br  

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]