Dólar com. 5.2363
IBovespa 1.77
09 de maio de 2021
min. 24º máx. 30º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Número de mortos na favela do Jacarezinho sobe para 28
03/05/2021 às 16h20

Blogs

CONAB vai oferecer à iniciativa privada parcerias na gestão e uso de suas unidades de armazenagens

 

ARMAZÉNS

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vai oferecer à iniciativa privada a oportunidade de parcerias na gestão e uso de suas unidades de armazenagem. O primeiro passo foi dado, durante a reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) para deliberar sobre novos empreendimentos a serem qualificados no âmbito do programa. 

COOPERATIVAS

Um decreto publicado pelo governo federal, estabelece novas regras básicas para implementação do Cadastro Nacional do Agricultor Familiar (CAF). O objetivo é ampliar a participação das cooperativas e associações em programas e ações governamentais destinados a atender às formas associativas desse público-alvo, organizadas em pessoas jurídicas. 

ONU

O vice-presidente da SRB, Sérgio Bortolozzo, recebeu um convite oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) para integrar o chamado Champions Network for the Food System Summit, grupo de lideranças que está preparando o debate para a Cúpula de Sistemas Alimentares 2021, que vai acontecer na ONU em Setembro.

FRUTAS

As exportações de frutas no 1º trimestre de 2021 aumentaram 7% em volume comparado ao mesmo período que no ano anterior, o que demonstra que o setor continua em crescimento mesmo com todos as incertezas, principalmente nas questões de logísticas, causadas pela segunda onda do Covid-19. O setor exportou mais de 245.000 toneladas de frutas.

CARBONO

O professor de agronegócio global do Insper Marcos Jank afirmou, em entrevista à CNN, que o desmatamento ilegal é o "calcanhar de Aquiles" do Brasil. Segundo o docente, as emissões de carbono seriam muito menores no país caso essa questão fosse solucionada. "Há uma grande oportunidade nessas grandes negociações que virão esse ano, mas temos o problema do desmatamento". 

AMÉRICA LATINA

Os desafios para a conectividade na área rural na América Latina foram tema de uma transmissão ao vivo transmissão ao vivo do projeto AgEvolution Talks. O coordenador técnico do Instituto CNA, Joaci Medeiros, e o consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura, Frederico Bert, destacaram os gargalos do acesso à internet no meio rural.

AVALIAÇÃO

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro), promoveu, um workshop para debater e avaliar a regulamentação e os resultados do Selo Arte. Até o momento, foram concedidos 97 selos para 140 produtos, segundo o Mapa.

COMPRADORES

Os produtos apícolas brasileiros têm se destacado em 2021 com o aumento das vendas para outros países. Somente em março deste ano, o Brasil exportou US$ 17,5 milhões, um crescimento de 164,3% na comparação com março de 2020. Os Estados Unidos foram o principal mercado comprador dos produtos apícolas, com 70,7% do total. Em seguida aparecem União Europeia (11,2%).

AJUDA

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) fez, leilões de venda de arroz em casca à granel e compra simultânea de 8 mil toneladas do grão beneficiado, que serão destinados à doação internacional para Moçambique, no sul da África, e ao Líbano, no Oriente Médio. A distribuição do volume é de 4 mil toneladas para cada país. 

MERCOSUL

O ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu a necessidade de reavaliação e flexibilização do Mercosul para que o Bloco econômico se modernize e cumpra os objetivos para os quais foi criado há 30 anos. Esse processo, segundo ele, passa pela redução de 10% na Tarifa Externa Comum (TEC) e pela possibilidade de os países-membros realizarem negociações comerciais independentemente de seus pares do Bloco.

CONSUMO

Após pouco mais de um ano de pandemia, é possível afirmar que a cadeia de alimentação no Brasil se manteve relativamente firme, devido à sua essencialidade e à consequente manutenção de suas atividades. Contudo, a queda da atividade econômica, as restrições na comercialização em importantes canais de escoamento e as mudanças dos hábitos de consumo do brasileiro afetaram o setor de frutas e hortaliças.

MOAGEM

A primeira quinzena da safra de cana-de-açúcar, 2021/2022 foi marcada pelo ritmo mais lento da produção em relação ao ciclo anterior. Ao todo, foram processadas 15,63 milhões de toneladas frente 22,5 milhões da safra 2020/2021 (-30,57%).


Agro Notícias por Maurício Picazo Galhardo

Jornalista, radialista, escritor. Paulistano, 63 anos, mora em Sorocaba, trabalhou como repórter na TV Educativa (ES). Esteve por dois anos morando no exterior; na República do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor do agronegócio, e agora tem esta coluna semanal de noticias do agronegócio . Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br  

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]