Dólar com. 5.007
IBovespa -0.93
18 de junho de 2021
min. 21º máx. 27º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel SMTT altera sentido de ruas no bairro de Mangabeiras a partir deste sábado (19)
17/05/2021 às 12h00

Blogs

Lançado o programa Agro Fraterno

Programa busca auxiliar o Governo Federal nos esforços de combate à fome por meio do estímulo à doação de alimentos pelo agro brasileiro

 

AGRO FRATERNO

Buscando formas de contribuir com a população mais vulnerável, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e o Instituto Pensar Agropecuária (IPA) participaram de reunião com o Presidente da República, Jair Bolsonaro, para apresentar o programa Agro Fraterno, que busca auxiliar o Governo Federal nos esforços de combate à fome por meio do estímulo à doação de alimentos pelo agro brasileiro.

SAFRA

A produção nacional de grãos está estimada em 271,7 milhões de toneladas, com um aumento de 5,7% ou 14,7 milhões de toneladas a mais em comparação ao produzido em 2019/20. A posição histórica deve-se à produção recorde da soja e crescimento estimado do milho total. A projeção é do 8º levantamento da safra 2020/2021 de grãos, divulgado, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

5G

A conectividade 5G no campo, que passa a estar disponível desde terça-feira (11) com a inauguração da primeira antena em área rural dessa nova geração da internet na fazenda modelo do Instituto Matogrossense de Algodão (IMAmt), em Rondonópolis (MT). É a partir da conexão em 5G que drones, chips, GPS e equipamentos como tratores poderão entrar em ação e enviar informações sobre comportamento e saúde do animal e manutenção de condições climáticas da lavoura, por exemplo. 


SELO ARTE

O Ministério da Agricultura, publicou Portaria, que abre consulta pública para produtores e representantes de estabelecimentos, entidades e órgãos agropecuários participarem do processo de elaboração dos requisitos mínimos de Boas Práticas para a concessão do Selo Arte aos produtos de abelhas e seus derivados. A portaria apresenta proposta de texto de Instrução Normativa, reconhecendo as atividades de apicultura, criação da abelha Apis Mellifera, e de meliponicultura, criação de abelhas nativas do Brasil, que têm como característica a ausência de ferrão.

LÁCTEOS

A Comissão de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) realizou audiência pública extraordinária, e tratou dos problemas existentes no acordo com o Mercosul, assinado no ano 1994, e que reverberam, até os dias atuais, na importação de leite. O deputado federal Celso Maldaner (MDB-SC), foi o responsável por presidir a Comissão, e iniciou os trabalhos expondo as principais preocupações dos produtores de leite do país.

ORDEM

A presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teresa Vendramini, vem acompanhando de perto as discussões sobre o processo de regularização fundiária no Brasil. "Tenho me dedicado e aprendido sobre o tema, visitando produtores rurais em diversas regiões do Brasil e nas mais diferentes atividades agropecuárias", destacou. Vendramini vem a público reforçar a necessidade urgente em avançar com a regularização fundiária, processo que vai transformar a vida de famílias que vivem na vida rural, com benefícios para a sociedade brasileira como um todo.

ESTUDANTES

O movimento Todos a Uma Só Voz realizou o webinar "O Agro para Estudantes". O encontro teve por objetivo incentivar o ensino do agronegócio e estimular a empatia dos estudantes pelo setor e pelos produtores rurais. "No movimento procuramos pensar em ações direcionadas às crianças e aos jovens, visando a aproximá-los do agro. Atualmente, os livros e materiais didáticos usados no sistema escolar não retratam a realidade e acabam distorcendo a imagem do setor", explica o coordenador do projeto, Ricardo Nicodemos, também vice-presidente executivo da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA).

RODA VIRTUAL

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) lança, juntamente com outras organizações, a terceira roda virtual de negócios para empresas da América Latina e do Caribe dedicada a comercializar produtos do setor agroalimentar. O objetivo é favorecer os vínculos comerciais entre empresas da cadeia agroalimentar, para que consolidem ou diversifiquem seus mercados de exportação a fim de acelerar a recuperação econômica perante à Covid-19. A roda virtual será realizada de 24 a 28 de maio. 

CLIMA

O tempo seco e previsões indicando baixo volume de chuvas para as próximas semanas têm deixado triticultores brasileiros em alerta. Segundo colaboradores do Cepea, esse clima desfavorável vem limitando a semeadura do cereal e prejudicando o início do desenvolvimento das lavouras já implantadas. No Paraná, dados da Seab/Deral indicam que as atividades de campo ocorrem em solo seco e somam 6% da área esperada.


Agro Notícias por Maurício Picazo Galhardo

Jornalista, radialista, escritor. Paulistano, 64 anos, mora em Sorocaba, trabalhou como repórter na TV Educativa (ES). Esteve por dois anos morando no exterior; na República do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor do agronegócio, e agora tem esta coluna semanal de noticias do agronegócio . Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site: www.agro-cartoons.blogspot.com.br  

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]