Dólar com. 5.3443
IBovespa -1.26
30 de novembro de 2020
min. 24º máx. 28º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa retorna valores não movimentados do saque emergencial do FGTS

Blogs

Índia utiliza som de abelhas para manter elefantes afastados

23.03.2020 às 10:35


A empresa ferroviária Indian Railways encontrou uma solução original para manter os elefantes longe dos trilhos de trens: assim que um deles se aproxima, alto-falantes emitem o zumbido de abelhas — os paquidermes temem suas picadas ao redor de seus olhos e dos seus troncos e fogem do local.

Aproximadamente 70 elefantes foram mortos atropelados por trens entre o ano de 2013 e o mês de junho de 2019, principalmente no estado de Assam, no Nordeste, e em Bengala Ocidental, no Norte da Índia.

Como parte do "Plan Bee" (um trocadilho em inglês entre "plano B" e "plano abelha"), 50 alto-falantes vibrantes foram utilizados em parte dos chamados "corredores de elefantes" nas vastas florestas de Assam, que abrigam quase 6 mil elefantes — 20% da população total desses animais do país.

"Estávamos procurando maneiras de impedir os elefantes de entrarem nos trilhos, e nossos serviços ofereciam esse dispositivo", disse Pranav Jyoti Sharma, porta-voz da Indian Railways, à AFP.

Como funciona o dispositivo de som de abelhas?

O zumbido soa quando os trens se aproximam de certos pontos estratégicos, considerados críticos da ferrovia em relação à presença de elefantes, e podem ser ouvidos em até 600 metros, disse o porta-voz.

"A ideia foi trabalhada em conjunto pelo departamento de ferrovias e florestas e implementada há cerca de 2anos para manter os animais fora dos trilhos", disse o gerente da divisão ferroviária Tarun Prakash. "Os alto-falantes que foram instalados em cruzamentos ferroviários selecionados, onde existem zonas de animais, reproduzem o zumbido das abelhas", ele acrescentou.

O dispositivo foi elogiado pelas empresas de proteção animal e rendeu à operadora regional Northeast Frontier Railway (NFR), em meados de 2019, o prêmio da "melhor iniciativa" das ferrovias indianas. Os equipamentos, antes de serem enviados para os trilhos de trens no ano passado (2019), foi testado pela primeira vez em 2017 com elefantes domésticos e selvagens.

Moradores do estado de Kerala, no sul da Índia, já haviam comprovado a eficácia do uso de abelhas para afastar elefantes ao utilizarem cercas conectadas a colmeias para que os animais saqueadores não adentrassem em suas propriedades.

Para resolver os problemas de coabitação entre homem e elefante, que também acontecem na África, pesquisadores realizaram um experimento em 2018 no Parque Nacional Kruger, na África do Sul. Neste, penduraram meias contendo feromônios de abelha, elementos químicos liberados pelo inseto quando a colmeia é considerada em perigo. Assim, 25 dos 29 elefantes que se aproximaram das meias mostraram "sinais típicos de maior atenção, incerteza" e, no final, "se afastaram silenciosamente", segundo um relatório publicado na revista Current Biology.


Texto retirado de megacurioso.com.br 

Postado por Cultura Inúltil

Para que servem os pelos pubianos?

10.03.2020 às 12:19

Durante a puberdade, homens e mulheres começam a desenvolver os pelos pubianos, que são pelos grossos que crescem acima e em volta dos órgãos sexuais. Apesar de muitas mulheres, e até homens, optarem pela depilação dos pelos pubianos, médicos garantem que a manutenção desses pelos é importante para a proteção da saúde. Isso porque a principal função dos pelos pubianos é, exatamente, a de proteger os órgãos sexuais contra microorganismos que podem causar infecções. Nas mulheres, esses pelos também servem para proteger a área sensível da vagina.

Os pelos pubianos são considerados tão importantes que, fora do país, a depilação íntima cavada foi proibida. Essa proibição vale, por exemplo, para o estado de Nova Jersey, nos Estados Unidos.

Segundo especialistas, a depilação dos pelos pubianos é nociva à saúde das mulheres. Os médicos são contra a retirada total desses pelos, mas ainda não chegaram a um consenso sobre quanto desse pelo deve ser aparado, cortado ou depilado.

Para alguns médicos ginecologistas, a depilação dos pelos pubianos causa equilíbrio local entre a flora vaginal e os microorganismos que nela vivem. De qualquer forma, é importante que homens e mulheres estejam atentos as condições de higiene da área dos órgãos sexuais, pois qualquer alteração da imunidade da região genital pode resultar em problemas de saúde.


Fonte: site de curiosidades 

Postado por Cultura Inúltil

Mulher com 31 dedos é cruelmente rotulada como 'bruxa' pelos vizinhos

20.02.2020 às 20:12


Kumari Nayak, de 63 anos, possui polidactilismo, uma anormalidade encontrada e diagnosticada em seu nascimento. Dessa forma, os dedos de suas mãos e dos pés se desenvolvem mais do que deveriam. Assim, ela possui 19 dedos nos pés e 12 dedos nas mãos. Com esses números que impressionam, ela conseguiu entrar para o Guiness World Records, o Livro dos Recordes, por ter o maior número de dedos no mundo. No entanto, essa conquista não é nenhum pouco comemorada por Nayak. Pelo contrário, é motivo de grande sofrimento.

Ao longo de sua vida, a condição de Kumari a assombrou. Por isso, ela sempre acabava se trancando dentro de sua própria casa. De fato, as pessoas eram muito más por conta. Além de não possuir dinheiro suficiente para receber um tratamento adequado, ela alega que os vizinhos são sempre cruéis com ela, inclusive, a chamando de "bruxa" na rua.

Kumari nasceu no distrito de Ganjam, em Odisha, na Índia. "Faz 63 anos que eu sofro dessa condição. Nasci com esse defeito e não podia ser tratado porque pertencemos a uma família pobre", afirmou Kumari. Dessa forma, os moradores das proximidades acreditam em crenças antigas e por isso, acreditam que ela seja uma bruxa. Assim, eles veem sua condição, mas nunca ajudam, apenas se afastam. "Sou forçada a ficar dentro de casa, pois estou sendo tratada de maneira diferente. E isso não é nem um pouco agradável", completou Kumari.

Considerada uma "bruxa" para muitas pessoas

Uma outra vizinha de Kumari está ciente de sua condição. Contudo, ao contrário de outros vizinhos, ela tenta não seguir as superstições. "Eu sei que ela tem um problema médico e que não tema nada a ver com o que os outros pensam dela. Sinto tanto por ela, nem pode se dar ao luxo de ser tratada", afirmou a vizinha.

Para se ter uma ideia, de acordo com National Crime Records Bureau, apenas na Índia, 134 pessoas, em maioria mulheres, foram mortas pelo suposto uso de "magia negra", apenas em 2016. Ainda hoje, em muitos lugares do país, mulheres acusadas de usar magia negra são mortas por bandos de linchadores. Tudo por trás do disfarce de uma então dita "caça às bruxas". Atualmente, existem diversos estados indianos que introduziram leis para evitar que essa "caça às bruxas" aconteça. No entanto, essa realidade ainda está longe de ser mudada.

Depois de ter sua história divulgada no mundo todo, funcionários do governo indiano ofereceram uma melhoria de vida para Kumari. Desse modo, ela vai receber uma casa e uma pensão. Além disso, também haverá uma campanha para conscientização de seus vizinhos. De acordo com um porta-voz do governo, a ideia é mudar o pensamento dos vizinhos para eles possam tratá-la com amor e compaixão. Além de ainda evidenciar que ela não é uma bruxa.

*Fatos desconhecidos via Metro.co.uk

Fotos:Metro.co.uk 


Postado por Cultura Inúltil

Artista turco quebra recorde esculpindo 12 mil furos em um ovo

04.02.2020 às 13:38
Anadolu Agency

Um artista turco chamado Hamit Hayran firmou novamente o mais recente recorde mundial da maior quantidade de furos esculpidos em um ovo de galinha. O feito foi alcançado com o número surpreendente de 12 mil furos, ultrapassando seu próprio recorde anterior.

Hayran é o primeiro artista turco a ter seu nome na Enciclopédia Mundial de Escultura de Ovos, além de se um dos membros da Fundação Mundial de Escultura de Ovos. Em entrevista concedida à Agência Anadolu, ele disse: “eu bati anteriormente um recorde de 7500 buracos de um artista paquistanês com meus 8708 buracos. Agora bati meu próprio recorde com 11827 buracos”. O artista ainda afirmou que primeiro esvazia todo o conteúdo interno do ovo, com o auxílio de uma seringa, para então iniciar o trabalho.


O especialista em perfurar ovos

Hamit Hayran tem 62 anos e desde um acidente de trabalho em 1988, que o tornou incapacitado, voltou seus esforços e se empenhou em conhecer e aperfeiçoar a produção de esculturas em cascas de ovos.

Além dos furos esculpidos para a quebra de recordes, o artista também cria obras de arte, com imagens sob os ovos. Tais façanhas foram fundamentais para que Hayran tenha se tornado um dos mais renomados artistas de escultura em ovo do mundo.


*Mega Curioso 

Postado por Cultura Inúltil

Artistas que são brasileiros e você não sabia

23.01.2020 às 17:15
Jennifer O'Neiill nasceu no Rio de Janeiro em 1948


Todos nós temos aqueles atores ou as atrizes preferidas dos filmes, não é verdade? Nos identificamos com alguns trabalhos em específicos e acabamos virando fã da sua forma de trabalhar, independente do seu papel ou quanto tempo aparece em um filme ou série. A origem desses atores é uma coisa que poucas pessoas procuram saber. O local onde nascem não importa muito, até porque acreditamos que os grande nomes do cinema nasceram em" berços hollywoodenses", mas aí que nos enganamos. Existem vários atores/atrizes que nasceram aqui, pertinho de nós, no Brasil . Confira alguns


1- Rebecca da Costa

1

A atriz nasceu em Recife e já atuou em grandes produções ao lado de Robert De Niro, John Cusack e Val Kilmer. Sua interpretação mais conhecida foi no filme "Profissão de Risco".

2- Camilla Belle

2

A atriz nasceu da junção de mãe brasileira e pai  norte-americano. Ficou conhecida protagonizando Sydney, no filme "Raízes do Surf". Também atuou em  "A Princesinha" e " Jurassic Park - O Mundo Perdido".

3- Henry Zaga

3

O ator de 25 anos participou da quinta temporada de "Teen Wolf", produzido pela MTV. Seu nome verdadeiro é Henrique Chagas Muniz de Aragão Gonzaga.

4- Jennifer O'Neill

4

 Antes de trabalhar como atriz atuou como modelo. Ficou mundialmente famosa na década de 1970 por sua atuação no filme   "Verão de 42".

5- Morena Baccarin

5

A atriz saiu do Rio de Janeiro ainda criança e já fez parte do elenco de "Homeland" e "Gotham". Também participou de outras grandes produções como: "A Espiã Que Sabia De Menos" e "Deadpool".

6- Alfred Lewis Enoch

6

Conhecido por interpretar Dino Thomas, da saga Harry Potter, o ator é filho de pai britânico e mãe brasileira. Alfred também faz parte do elenco de "How to Get Away with Murder".


*fatosdesconhecidos 

Postado por Cultura Inúltil

Os gigantes de um olho da mitologia grega

16.01.2020 às 06:49


Você provavelmente já viu um ciclope em um filme de Hollywood. Esses gigantes com um só olho são bastante conhecidos e populares nas produções cinematográficas. O que, talvez, você não saiba é que os gregos e romanos deixaram para o mundo uma fascinante herança de lendas mitológicas que apresentavam essas criaturas incríveis.

Os ciclopes são representados como seres pertencentes à mitologia grega. Eles ficaram conhecidos por serem os grandes construtores de sua época e por terem características físicas bastante peculiares. Com apenas um olho e uma altura anormal, os ciclopes eram um subtipo de gigantes.

Suas origens são muito variadas, no entanto, acredita-se que eles apareceram pela primeira vez nos territórios de Malta, Creta, Chipre e Sicília. Estudos científicos do final de 1914 indicaram que essas grandes criaturas, tão enigmáticas e misteriosas, podem ter existido. Será mesmo?


Como surgiu o ciclope?



De acordo com algumas lendas antigas, o Ciclope foi gerado por Urano, Deus do céu, e Gea (Gaia), Deusa da terra. Urano desprezava seus filhos ciclopes por causa de suas características físicas e, por isso, acabou condenando-os ao exílio nas profundezas da terra. É por isso que o ciclope é conhecido como um ser impertinente, raivoso, agressivo e arrogante.

Segundo a mitologia grega, o olho único do ciclope era muito grande e ficava localizado no centro da testa. Acredita-se que este olho tinha poderes especiais, como a capacidade de desintegrar quase tudo com apenas um olhar.

Ainda segundo a mitologia grega, existem duas gerações de ciclopes: a primeira geração foi formada por três irmãos, que foram chamados de "Artífices Principais"São eles:Arges (brilho), Brontes (trovão) e Steropes (relâmpago). Estes eram os filhos de Gaia e Urano.

A segunda geração foi formada por um grupo de ciclopes que viviam na Sicília, com a descendência de Poseidon. O mais famoso desses ciclopes é Polifemo, um dos protagonistas da Odisseia de Homero.

Relatos indicam que, no passado, as ilhas do Mediterrâneo eram habitadas por essa raça de gigantes, os Ciclopes. Fósseis encontrados na região podem ser a prova de tal afirmação, já que grandes crânios destacando a cavidade arredondada de um olho foram relatados nessa área.

Contudo, pesquisadores modernos acreditam que, na verdade, esses fósseis antigos eram crânios de elefantes, que possuem um enorme orifício nasal que ancora os músculos que movem sua tromba. Como os fósseis foram encontrados há centenas de anos atrás, era aceitável que os antigos pesquisadores e filósofos, que nunca haviam visto um elefante, pudessem acreditar que o esqueleto cefálico fosse de ciclopes.

Dessa maneira, fica difícil comprovar que a raça de gigante tenha realmente existido na Terra. Estas criaturas provavelmente fazem parte apenas da fantástica narrativa da mitologia grega!


*sitedecuriosidades.com







Postado por Cultura Inúltil

A pirâmide de papel higiênico mais alta do mundo

07.01.2020 às 22:28
A estrutura alcançou uma altura de quase cinco metros e foi feita com mais de 27 mil rolos

A equipe de robótica de um colégio do estado norte-americano do Michigan está angariando dinheiro ao vender os mais de 27 mil rolos de papel higiênico que usaram para construir a pirâmide de papel mais alta do mundo.

Os jovens do colégio da Bullock Creek trabalharam com vários patrocinadores para conseguirem o feito. A pirâmide que foi feita no átrio da escola faz parte das iniciativas para angariarem dinheiro para as atividades deste ano letivo.

A pirâmide com mais de cinco metros tem, segundo o aluno finalista Maxton Herst, "mais 60 centímetros do que o recorde mundial atual".

A ideia surgiu há quatro anos e foram necessárias 16 horas para construir a pirâmide. A estrutura foi desmontada na segunda-feira e os rolos já começaram a ser vendidos.



Postado por Cultura Inúltil

A estranha síndrome que ataca brasileiros no mês de dezembro

23.12.2019 às 16:01


Todos os dias, estamos expostos aos mais variados tipos de doenças. Durante o nosso contato com o ar, água, alimentos, outras pessoas e animais. Sem falar nas doenças, que podem surgir por questões genéticas ou causadas por acidentes.

Existem algumas doenças muito particulares, que têm incidências muito baixas na população mundial, ou então, que não são muito conhecidas pelo público em geral. Mas isso não quer dizer, que elas não existam, muito menos, que você está livre de, por ventura, algum dia contraí-las.

Um desses casos é a dezembrite. O nome pode parecer inventado, mas essa síndrome é real e acontece todo fim de ano. Quando o último mês do ano chega, com ele, vem junto várias obrigações, para as pessoas fazerem. Como por exemplo, programar o natal, fazer a compra dos presentes, ir a shopping lotados, participar de confraternizações, ver onde irá passar a virada do ano, finalizar pendências de trabalho. Enfim, todo um planejamento, para o novo ano que irá se iniciar.

Com todas essas coisas para se preocupar, e com pouco tempo para fazer tudo isso, o estresse, ansiedade e irritabilidade conseguem influenciar na saúde das pessoas. Tanto na física, quanto na mental. Essa pressão, para conseguir terminar tudo até o fim do ano, pode piorar as doenças crônicas, que as pessoas já têm. Como por exemplo, problemas no coração, cérebro e estômago, além de agravar a insônia.


*Fatos Desconhecidos 

Postado por Cultura Inúltil

Coisas que te ensinaram errado na escola

20.11.2019 às 18:00

Nem tudo o que aprendemos na escola é verdade, ou seja, existem sim coisas que ouvimos dos professores e que não têm fundamento. Isso não significa que a nossa educação seja ruim, mas apenas que as pessoas costumam acreditar em mitos, em informações que são repassadas sem pesquisa, apenas por terem se tornado verdades universais.

Confira os principais mitos escolares:



1 ? Só existem três estados para a matéria ? Ouvimos essa afirmação nas aulas de ciência, mas a verdade é que a matéria se divide entre os estados sólido, líquido, gasoso e plasma.

2 ? O planeta Marte é vermelho ? Chamado de Planeta Vermelho, Marte não tem uma cor definida. O tom do planeta pode ser marrom, laranja ou amarelo.

3 ? O champanhe é francês ? A bebida atribuída ao monge francês Dom Perignon, foi, na verdade, criada pelos burgúndios, um povo germânico que levou a bebida para a França.

4 ? O Everest é a montanha mais alta do mundo ? A montanha mais alta do mundo é a Mauna Kea, um vulcão havaiano que emerge do Pacífico. O Everest tem 8.848 metros, e o Mauna Kea tem 10.203 mil metros (5.898 metros abaixo da superfície, e 4.205 metros acima).

5 ? Um dia tem 24 horas ? O dia solar médio tem 24 horas exatas, mas o dia solar real tem cerca de 24 horas e 4 minutos.

6 ? A água não tem cor e sabor ? A água destilada não tem cor, nem sabor. Já a água potável e a água do mar têm uma cor azulada e um um sabor adocicado.


*Site de curiosidades 

Postado por Cultura Inúltil

O peixe assassino especializado em "ataques genitais"

24.09.2019 às 16:31
Photolibrary


O Candiru (Vandellia cirrhosa), também chamado de canero ou peixe-vampiro, é um peixe de água doce que pertence ao grupo comumente chamado de peixe-gato. Ele é encontrado no Rio Amazonas, no Rio Madeira e nos seus afluentes e tem uma reputação entre os nativos de ser o peixe mais temido naquelas águas, até mais que a piranha. A espécie cresce até dezoito centímetros e tem forma de enguia, tornando-o quase invisível na água. O candiru é um parasita. Ele nada até as cavidades das guelras dos peixes e se aloja lá, se alimentando de sangue nas guelras, recebendo assim o apelido de “peixe-vampiro”.

O candiru ganhou notoriedade por ter o inconveniente hábito de penetrar no pênis pela uretra, na vagina ou no ânus de banhistas desavisados e por se instalar no interior dos genitais.

O candiru é atraído pela urina e não faz distinção entre homens ou mulheres como ocorre com o pacu, que prefere mordiscar os rapazes. E imagine só o sinistro panorama: ao penetrar pelos “orifícios” dos hospedeiros, o peixinho — que além de ser atrevido se alimenta de sangue! — provoca pequenos cortes e só pode ser removido através de cirurgia, devido ao formato de guarda-chuva de suas nadadeiras. 

O problema é que em alguns casos as vítimas podem sofrer hemorragias sérias e infecções, além de até morrer por conta da ação do parasita. Apesar de muita gente acreditar que os ataques do candiru não passam de lendas urbanas, a verdade é que existem vários registros sobre vítimas desse monstrinho. Aliás, segundo o portal G1, em 2017 pelo menos quatro pessoas foram “invadidas” pelo candiru e precisaram de hospitalização urgente.

Portanto, para evitar encontros desagradáveis com o peixinho atrevido, uma das precauções é bem parecida à tomada com respeito aos ataques do pacu “arranca-bagos”, ou seja, nada de entrar em rios nu. Além disso, evite nadar com calções e biquínis folgados e, na hora de fazer xixi, saia da água!


 

*Mega Curioso

Postado por Cultura Inúltil


Cultura Inúltil por Redação

O inusitado, o diferente, o incrível, você encontra aqui, no Cultura Inútil: o blog que revela o sentido de coisas sem o menor sentido.


Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]