Dólar com. 5,366
IBovespa -1,18
19 de outubro de 2020
min. 23º máx. 27º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Beneficiários do Bolsa Família recebem 2ª parcela de auxílio residual
22/09/2020 às 13h30

Blogs

O Poder da Resiliência

Para falar sobre Resiliência, preciso inicialmente abordar o significado desse termo.

Este termo surgiu da Física e é a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.

Para a psicologia a resiliência é a capacidade do indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas como choque, estresse, algum tipo de evento traumático, entre outros.

Agora que você já entendeu o significa e a representação desta palavra vamos começar a aprofundar sua importância em nossas vidas. 

Como seres humanos somos únicos e assim apresentamos uns maior capacidade de superação enquanto que outros não sabem lidar com perdas, frustrações etc. 

Pessoas resilientes tem maior controle sobre suas vidas, apresentando assim comportamento mais saudável e proativo. 

Quando falamos "fazer do limão uma limonada" estamos dando conotação a um exemplo de comportamento resiliente ou seja, quando mediante a uma situação difícil você consegue buscar soluções sem se deixar abalar psicologicamente. 

Pessoas residentes aceitam ser ajudadas, acreditam em si, veem o lado positivo de uma situação difícil e assim dão a volta por cima das circunstâncias. Traçam estratégias, pensam positivamente, acreditam sempre em seu potencial. 

Ser resiliente é importante em qualquer situação e você pode se tornar uma pessoa resiliente. 

Seguem algumas dicas para você se exercitar: 

1. Uma dica importante é manter seu corpo bem por meio de alimentação saudável e exercícios, assim você terá mais condições de reagir melhor emocionalmente.

2. Aceite ajuda quando não conseguir sozinho buscar soluções: reconhecer seus limites e saber que você tem pessoas com as quais pode contar em situações adversas ajudarão a você ser resiliente. 

3. Mantenha sua auto estima elevada: o amor próprio e o auto cuidado são essencias para auto estima. Quando se ama não se permite permanecer muito tempo em sofrimento.

4. Seja positivo: acredito que você já cansou de ouvir mente sã, corpo são. Quando pensamos positivamente, conseguimos visualizar estratégias para superar qualquer obstáculo. 

5. Por fim Confie em Você: quantas vezes achamos que está no fundo do poço é não ter condições de superação?! Para pessoas resilientes está no fundo é está a um passo do recomeço porque não se tem mais pra onde descer e a alternativa é subir quer seja estendendo a mão pra alguém que queria ajudar ou escalando sozinho. Veja que de lá do fundo quando você olha pra cima há uma luz e, consequentemente uma esperança. Acredite que você é capaz!

Não espere para amanhã para trabalhar suas habilidades e formas de lidar com suas emoções. Seja proativo e resiliente. Busque soluções e não foque apenas na dificuldade nem no problema. Você verá o quanto é capaz!

Dany Pimenta 

Psicóloga e digital influencer 

@danypimentaof 


Dany Pimenta por Dany Pimenta

Modelo, psicóloga, escritora e influencer digital. Especialista em Psicologia Social e Comunitária, Psicoterapia Breve e Recursos Humanos. Colunista da Revista X Cat , Jornal O Campista (RJ) e Revista Statto (RS). Contribui com seus textos de auto ajuda para vários blogs e sites  @danypimentaof  


Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]