Dólar com. 5.3773
IBovespa -1.18
30 de novembro de 2020
min. 24º máx. 28º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa retorna valores não movimentados do saque emergencial do FGTS
19/10/2020 às 08h00

Blogs

Medo: um gigante menor que Eu

Quem nunca sentiu medo de alguma coisa?! Em qualquer momento da vida já sentimos medo de escuro, altura, insetos e até mesmo da tão temida morte. 

Nascemos como uma pedra bruta que a natureza coloca no meio com toda a sua beleza intacta e brilho ainda ofusco. Nossos pais são quem nos lapidam, pois são com eles que temos nossos primeiros contatos.

Eles nos ensinam a falar, andar e até mesmo a nos esquivarmos de algumas coisas através do medo como forma de nos proteger. 

Quando nascemos possuímos dois medos: o de cair e o de barulho, esses medos são os denominados inatos. No ventre de nossa mãe sentimos medo de rejeição  como também outras sensações resultantes de suas emoções diante de vivências. 

Para a Psicologia, o medo é entendido como sentimento de insegurança em relação a alguém, a situação ou objeto. 

O medo está relacionado ao instinto de sobrevivência, através do qual pensamos nos riscos e consequências antes de fazermos algo. Assim, são 

as experiências  de nossas vidas que instauram determinados medos. 

Há um diferença entre medo e fobia, visto que o medo é o que nos preserva de situações de perigo, preservando assim a espécie. A fobia causa transtornos graves, limitações na vida do individuo necessitando de uma atenção maior e até tratamento.

Enfrentar esse tão temido sentimento é a única forma de vencê-lo, é preciso que você analise em que momento o seu medo se instaurou e assim, resignifique essa experiência. 

Por maior que seja tal medo e que a ansiedade contribua para que ele se torne um gigante; o autocontrole auxilia você a lidar com determinadas emoções e sensações.  

Saber lidar com as emoções é uma das habilidades adquiridas por meio da inteligência emocional. 

Quantas vezes recuamos diante de situações novas por termos medo? Quantas vezes nos privamos de conhecer o novo por medo?

Não permita que um sentimento limite sua vida e adie seus sonhos, você é capaz de controlar sim suas emoções. Você é o protagonista da sua história e assim pode escrever capítulos diferentes a cada dia. Viva o hoje, sinta o momento! Sonhe, brinque, sorria, relaxe! 

Busque alimentar pensamentos bons, veja o colorido de cada manhã e sinta o aroma da vida! 

Você pode e deve ser feliz! Você é maior do que qualquer gigante que só existe dentro de você! Pense nisso! 

Dany Pimenta 

Psicóloga 

Digital influencer 

@danypimentaof 


Dany Pimenta por Dany Pimenta

Modelo, psicóloga, escritora e influencer digital. Especialista em Psicologia Social e Comunitária, Psicoterapia Breve e Recursos Humanos. Colunista da Revista X Cat , Jornal O Campista (RJ) e Revista Statto (RS). Contribui com seus textos de auto ajuda para vários blogs e sites  @danypimentaof  


Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]