Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
05/10/2011 às 22h53

Blogs

História de Steve Jobs se confunde com a história dos 'computadores pessoais'

Steve Jobs, pioneiro executivo do conceito de computadores pessoais e co-fundador da Apple, morreu nesta quarta-feira (5), aos 56 anos, segundo comunicado da companhia. Nos últimos anos, Jobs introduziu os gadgets iPod, iPhone e iPad no mercado, aparelhos que mudaram o modo de se consumir conteúdo na era digital.

 
Nascido em São Francisco, em 24 de fevereiro de 1955, Steven Paul Jobs foi um dos maiores empresários e inovadores tecnológicos de todos os tempos. Conhecido pelo perfeccionismo e pela excentricidade, Jobs foi um visionário que revolucionou o modo de se consumir tecnologia no mundo atual. 
 
Fundação da Apple 
 
Em meados da década de 70, ao lado de Steve Wozniak e Ronald Wayne, fundou a Apple Computer, com o lançamento do Apple I e logo depois do Apple II. 
 
Baseado na ideia de empresa criativa e simples, Jobs começa a arquitetar sua maior empreitada até então: o projeto Macintosh. Este projeto sugeria o desenvolvimento de uma interface gráfica baseada por navegação de ícones, pastas e janelas, sendo tudo isso acionado por um mouse - naquela época, os computadores só usavam o teclado. 
 
Em 1984, a Apple lançou o Macintosh, o primeiro e único computador geral com recursos de desenho, tipografia, além de uma interface gráfica abundante.O lançamento do computador foi feito com um grande estardalhaço através de uma grande campanha publicitária.  
 
Trabalho na Pixar
 
Em 1985, Jobs foi forçado a deixar a Apple pelo conselho de administração da empresa e fundou uma outra empresa de computadores, a NeXT. Em 1986, comprou a Pixar da Lucasfilm, que anos mais tarde ficou famosa por uma nova linguagem de animação 3D para desenhos animados.
 
Na década de 1990, a Pixar, sob liderança de Steve Jobs, produziu o primeiro filme infantil animado na sua totalidade por computador, Toy Story. Posteriormente, em 2006, a Walt Disney Company adquiriu a Pixar e, atualmente, o Disney/Pixar é o maior estúdio de filmes animados do mundo.
 
Retorno à Apple
 
Em 1996, a Apple, que estava desenvolvendo um novo sistema operacional, comprou de Steve Jobs a NeXT Computer para poder utilizar o NeXTStep como base para o seu novo sistema operacional. 
 
Com esta operação, Jobs retornou à Apple em 1997 como consultor. A empresa, entretanto, estava numa situação financeira frágil e a ponto de fechar. As soluções para salvá-la foram a venda de 40% das ações à rival Microsoft e a introdução do inovador iMac, em 1998, com o novo sistema operacional Mac OS 9. Com o passar dos anos, a Apple readquiriu as ações da Microsoft.
 
Sob a orientação de Jobs, a Apple aumentou suas vendas significativamente por conta das inovações. O iMac foi o primeiro computador do mercado com várias características diferenciadas, especialmente seu design inovador e o material utilizado. 
 
A partir de então a cor padrão para computadores (bege) foi sendo deixada de lado e muitos fabricantes passaram a usar outros tipos de material nos produtos de informática em geral. Desde o sucesso arrebatador do iMac, Jobs vem trabalhando muito em ideias criativas deste nível e obtendo sucesso de vendas com elas.
 
iPod, iPhone e iPad
 
Uma de suas inovações mais significativas foi ramificar a Apple para além de seu mercado restrito da informática, passando a atuar na área de eletrônica, telecomunicações e músicas digitais. 
 
Nesse campo de atuação, Jobs lançou, em 2001, o tocador portátil de música iPod, integrado com sua loja de venda legal de música pela internet através do iTunes, um software dedicado para reprodução de áudio, vídeo, CDs e de rádios online. O iPod conquistou o público e foi um sucesso absoluto de vendas por sua leveza, praticidade, modernidade e simplicidade.
 
Em 2007, a Apple passou a comercializar telefones celulares, chamados de iPhone, com tecnologia touchscreen e, em 2008, lançou a versão de tecnologia 3G do aparelho, iPhone 3G. Em julho de 2009 lançou o iPhone 3gs (speed), com comando de voz e muito mais rápido que os modelos anteriores. Em junho de 2010, a Apple lançou o iPhone 4. Nesta terça-feira (4) foi introduzido no mercado o iPhone 4S.
 
Renúncia à presidência da Apple e a doença
 
O fundador da Apple sempre foi muito cuidadoso com as informações da vida pessoal.  Por isso, a luta do executivo contra o câncer no pâncreas foi tratada com muito sigilo, dando margem a uma infinidade de boatos.
 
No entanto, seu estado físico foi se deteriorando com o passar dos anos. Jobs teria se submetido a um transplante de fígado em 2009 para combater a disseminação do tumor. Ele nunca divulgou publicamente o motivo para seu transplante de fígado.
 
Em agosto deste ano, Jobs renunciou novamente à presidência da Apple - fato que já havia ocorrido em 2009. Ele escolheu o executivo Tim Cook como o sucessor do cargo.
 
 
*Com informações da Wikipedia, JB online e IG


Etcetera por Ricardo Leal

Publicitário, radialista, poeta e escritor. Carioca, radicado em Alagoas desde 2002, trabalhou em diversas campanhas eleitorais no estado. Foi diretor da Organização Arnon de Melo (OAM) e do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).  CEO - Press Comunicações Diretor/Editor - Revista Painel Alagoas  Editor - Coluna Etcetera (impressa e digital)

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]