Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
24/10/2017 às 12h20

Blogs

EBC completa 10 anos


A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) completa dez anos nesta terça-feira (24) e chega à sua primeira década de existência mais moderna, inovadora e atenta aos princípios da administração pública.

Neste ano de celebração, a EBC redesenhou as suas áreas na busca por uma estrutura mais racional e integrada, fortaleceu o papel de seus veículos e aplicou medidas de gestão em consonância com o momento financeiro vivido pelo país. As atitudes conferiram maior transparência nas ações e um uso mais eficiente dos recursos.

Veículos

Em 2017, a TV Brasil se tornou mais dinâmica, atraente, ampliou o tempo dedicado ao jornalismo ao vivo, repaginou programas já consolidados e lançou novas atrações. Em fevereiro, alcançou a maior audiência em 15 anos com a cobertura do Carnaval 2017.  A TV Brasil Animada fortaleceu a faixa infantil: são mais de sete horas diárias de conteúdo de qualidade voltado para o público infantojuvenil.

A ratificação do acordo de cooperação com a Agência Nacional de Cinema (Ancine) para o acompanhamento e distribuição do conteúdo das linhas de produção destinados às TVs públicas foi outro destaque. O Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) incentiva a produção de conteúdo regional independente e amplia a oferta de material para a TV Brasil e as 46 emissoras que integram a Rede Nacional de Comunicação Pública.

A marca Rádio Nacional tornou-se mais forte com a reformulação da programação, formação de rede e integração das rádios Nacional do Rio e Nacional de Brasília. A Rádio MEC AM do Rio ganhou mais jornalismo, MPB e programação ao vivo. A MEC FM passou a transmitir o Ao Vivo Entre Amigos, programa de auditório que combina música e entrevistas.

No campo digital, a empresa entregou os novos sites das rádios e da TV Brasil e vem trabalhando no lançamento de plataformas que dialoguem de maneira mais estratégica com o público online.

A Agência Brasil e a Radioagência continuaram a ter expressão nacional. Em 2017, a estratégia de atuação da Agência Brasil passou a ressaltar a linguagem web na produção dos conteúdos. As redes sociais foram consolidadas e o aperfeiçoamento e treinamento das equipes de reportagem, edição e fotografia permitiram maior agilidade na produção e distribuição das matérias.

O alcance da Agência Brasil chegou a 3 milhões de visualizações por mês, sem contar o uso das notícias por outros veículos. A Radioagência Nacional disponibiliza, em média, 80 matérias por dia em áudios gravados e acessados por mais de 4.500 emissoras de rádio.

Na área de Serviços, a TV NBr implantou o sistema playout, permitindo o envio de material das ilhas de edição diretamente para a exibição, o que trouxe mais rapidez aos processos e economia de recursos. A produção visual da emissora foi aprimorada e novas peças institucionais foram produzidas. O Monitoramento de Mídia começou a utilizar novas tecnologias para o envio das informações aos clientes e a Rede Nacional de Rádio lançou um novo site e distribuiu, no primeiro semestre, mais de 550 mil áudios para mais de 55 milhões de ouvintes.

A exposição A Voz do Coração do Brasil  recriou, nos corredores da sede em Brasília, um estúdio da Rádio Nacional dos anos 1970/1980. Além de fortalecer o elo afetivo do público interno com a própria emissora, a ação incentivou a realização de mais visitas à empresa.  A projeção dessa imagem para dentro e fora da organização também foi estimulada com a série Por Dentro da EBC, que apresentou o funcionamento detalhado das rotinas de diversos setores.

Prêmios

No ano de seu aniversário, a EBC foi reconhecida por alguns trabalhos: 

  O 3º Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo, conquistado pela TV Brasil
  O primeiro lugar na 7ª edição do Prêmio Chico Ribeiro sobre Contabilidade, Informação de Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público 2017,
  O Prêmio Claudia, na categoria trabalho social, conquistado por Fernanda Honorato
  Homenagem do 4º Prêmio ABP de Jornalismo ao programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil pelo conjunto do trabalho
  O prêmio MPT de Jornalismo na categoria Regional - Centro-Oeste, conquistado pela Rádio Nacional
  O 23º Prêmio São Sebastião de Cultura, conquistado pela TV Brasil
  O Prêmio Cruz da Referência Nacional, concedido à Rádio Nacional de Brasília
  O Prêmio Plumas e Paetês 2017, concedido ao radialista Tiago Alves, da Rádio MEC


*Com informações de  Ascom/EBC  e Agência Brasil


Etcetera por Ricardo Leal

Publicitário, radialista, poeta e escritor. Carioca, radicado em Alagoas desde 2002, trabalhou em diversas campanhas eleitorais no estado. Foi diretor da Organização Arnon de Melo (OAM) e do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).  CEO - Press Comunicações Diretor/Editor - Revista Painel Alagoas  Editor - Coluna Etcetera (impressa e digital)

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]