Dólar com. 5.0153
IBovespa 0.58
29 de março de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família
19/09/2018 às 12h47

Blogs

E como já dizia Pelé...


Nessa eleição, talvez seja mais interessante para o eleitor antes de decidir o que ele quer, refletir e decidir o que  ele não quer


Pelé, o Rei do Futebol, já famoso em todo o mundo, chamou a atenção do Brasil e atraiu para si uma elevada carga de energia negativa, quando proferiu, em 1975, a célebre frase: "Brasileiro não sabe votar". O contexto em que ela foi mencionada é totalmente diferente dos dias atuais, mas para mim a frase do "Rei" permanece atual.

 Nessa eleição poderíamos imaginar que o "FLAxFLU" eleitoral protagonizado nos últimos pleitos iria acabar, mas... 

 Em 2018, aparentemente ,temos mais de 2 candidatos (diferentemente das últimas disputas) com chance de ganhar à Presidência. A disputa, mostrada nas primeiras pesquisas confirmavam essa tendência. Mas o que se vê ,conforme vai chegando o dia de digitar o voto nas urnas, é que o "FLAxFLU" está de volta.

 Muitos eleitores já está mudando seu voto por serem "fobo esquerdistas" e outros por serem "fobo direitistas". O anterior "nós contra eles" está se tranformando "nós temos nojo deles". O segundo turno que se desenha hoje pode dividir perigosamente o País em diferenças que tendem a ser muito mais que ideológicas. São desigualidades nefastas que transitam na esfera do ódio, do preconceito e outros " disfuncionais sentimentos". 

É preciso esfriar a cabeça e desaquecer os ânimos. Pode estar muito difícil para o eleitor saber o que ele quer, mas talvez ainda dê tempo de refletir e enxergar o que ele não quer.


Etcetera por Ricardo Leal

Publicitário, radialista, poeta e escritor. Carioca, radicado em Alagoas desde 2002, trabalhou em diversas campanhas eleitorais no estado. Foi diretor da Organização Arnon de Melo (OAM) e do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).  CEO - Press Comunicações Diretor/Editor - Revista Painel Alagoas  Editor - Coluna Etcetera (impressa e digital)

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]