Dólar com. 5.1589
IBovespa 0.58
26 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tribunal de Justiça de Alagoas integra Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
24/09/2019 às 13h47

Blogs

Somos todos Fernanda Montenegro


Repúdio ao desequilíbrio e a intolerância – Somos todos Fernanda Montenegro

O diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, o dramaturgo Roberto Alvim foi até suas redes sociais neste domingo 22 para se  pronunciar sobre a atriz Fernanda Montenegro, que recentemente foi capa da revista literária “Quatro cinco um”. Na edição de outubro da publicação, Fernanda é retratada como uma bruxa prestes a ser queimada em uma fogueira com livros, fazendo uma referência aos recentes casos de censura feitas pelo governo.

Alvim, simpatizante de Jair Bolsonaro, usou um palavreado pesado, adjetivando Fernanda de sórdida, canalha e mentirosa. Cotado para o cargo após enaltecer o presidente nas redes sociais, defende que a classe teatral passe por uma renovação contra a “doutrinação da esquerda”, como ele classifica. “É o único jeito de criarmos um renascimento da Arte no Teatro nacional, porque a classe teatral que aí está é radicalmente podre”, afirmou.

A fala foi criticada pela classe artística. Em comunicado, a Associação dos Produtores de Teatro (APTR) repudiou as declarações de Alvim. “É absolutamente inadmissível que uma atriz com a sua trajetória seja atacada em seu livre exercício de expressão”, diz a nota. Confira na íntegra:

A APTR repudia veementemente as declarações do diretor de Artes Cênicas da Funarte, Sr. Roberto Alvim, em suas redes sociais, onde classifica o não diálogo com a classe artística como uma “guerra irrevogável”. 

Com a mesma intensidade, repudiamos a classificação da fala de dona Fernanda Montenegro como infantil, mentirosa e canalha. É absolutamente inadmissível que uma atriz com a sua trajetória seja atacada em seu livre exercício de expressão.

Desde que o mundo é mundo, as identidades de todos os povos são construídas através de símbolos, plenos de significados, originando histórias transmitidas de geração em geração. Por este motivo, quando o objetivo é destruir algo, o alvo é sempre o sagrado, o simbólico ou aquilo de maior valor afetivo.

Como cidadão, o Sr. Roberto Alvim pode expressar opinião, independentemente do campo social, cultural e ideológico. Já como gestor público de relevância nacional – ou seja, representando o país como um todo – o mesmo deveria atentar-se à natureza do seu cargo, pautando-se pelo respeito à classe que representa e aos profissionais consagrados por sua atuação.


Sotaque Blues

O cantor /compositor Junior Ameida apresenta novo espetáculo em Maceió. “Som de Sotaque” acontece no próximo sábado, 28, no Rex Bar e contará com as especiais presenças de Lavynea Menezes e Paulo Franco.


4.0

Parentes e amigos se organizaram, no último sábado (21) ,para comemorar o niver do jornalista Afranio Aquino, editor geral dos veículos (Portal e Revista) Painel.


Chá de Memória

O Arquivo Público de Alagoas (APA), órgão vinculado ao Gabinete Civil, promove na noite desta terça-feira (24) o 36º Projeto Chá de Memória. Nesta edição, o Chá terá como tema “Encantamento e Construção na História: o país dos alagoanos e Maçaió-k”, com palestra do professor Douglas Apratto Tenório. Na ocasião, serão lançados ainda dois livros de autoria do próprio palestrante.


Destino Alagoas

O presidente da Gol Linhas Aéreas. Paulo Kakinoff, anunciou, durante a assinatura de termo de concessão de incentivos fiscais, que sua empresa disponibilizará 350 voos adicionais para Alagoas durante a alta temporada turística. A concessão, assinada ontem pelo governador Renan Filho,  reduz de 12% para 8% a tributação de ICMS sobre o querosene de aviação.


Equinócio

E chegou a primavera! A estação considerada a mais bonita do ano. Ligada diretamente ao equinócio, período em que dias e noites possuem exatamente a mesma duração nos dois hemisférios, a estação deve manter a tendência de elevação de temperaturas dos últimos anos, segundo previsão do serviço meteorológico da Semarh.


Etcetera por Ricardo Leal

Publicitário, radialista, poeta e escritor. Carioca, radicado em Alagoas desde 2002, trabalhou em diversas campanhas eleitorais no estado. Foi diretor da Organização Arnon de Melo (OAM) e do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).  CEO - Press Comunicações Diretor/Editor - Revista Painel Alagoas  Editor - Coluna Etcetera (impressa e digital)

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]