Dólar com. 5.4136
IBovespa 3
06 de julho de 2025
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Tecnologia 5G completa três anos no Brasil com 100% de metas cumpridas
14/03/2021 às 21h00

Blogs

Edição Especial - A arte popular compartilhada no Museu Coleção Karandash

Edital Mestra Hilda resgata arte popular para alunos da rede pública


O projeto "Mediação do Conceito Arte Popular em Plataforma Digital Para Alunos da Rede Pública de Ensino", do Museu Coleção Karandash de Arte Popular e Contemporânea tem apoio financeiro da Prefeitura de Maceió, através da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), via Lei Aldir Blanc.

Ao longo dos tempos, a história vem aproximando a arte das pessoas e, a partir dessa construção, o poder público tem criado meios, a exemplo dos editais, para apoiar e estimular a produção e os saberes culturais do povo. 

A recente Lei Emergencial da Cultura Aldir Blanc/Edital Mestra Hilda, disponibilizado pela Prefeitura Municipal em 2020, por meio de sua Fundação de Ação Cultural (FMAC), contemplou o projeto “Mediação do Conceito Arte Popular em Plataforma Digital para alunos da Rede Pública de Ensino”, numa proposição do Museu Coleção Karandash de Arte Popular e Contemporânea, sob a coordenação de Maria Amélia Vieira e Dalton Costa.

O Museu Karandash compartilha, além de suas obras, inúmeros e importantes "conceitos e aprendizados para as crianças e adolescentes sobre arte, oferecendo material em suas plataformas digitais para auxiliar o desenvolvimento das atividades com os docentes", o que representa exatamente a meta do projeto. 

No planejamento, serão seis "momentos com a turma", incluindo atividades, debates, apresentações, cujos resultados formam o trabalho final, com montagem, exposição e apreciação. Entre os incalculáveis e ricos produtos deste projeto, o principal é o Plano de aula para Professores.  Em função da pandemia da Covid-19, a proposta é promover interação entre os alunos e quatro obras de arte popular da respeitadíssima coleção do Museu Karandash, disponíveis em espaços públicos, como as esculturas (de seis metros de altura), contemplando toda a orla urbana de Maceió.

Na Lagoa da Anta, na Jatiúca, "O Beijo", de Mestra Irinéia e Seu Antônio; "A Sereia", de Mestre Zezinho, na orla da Pajuçara, "O Boi", do Mestre João das Alagoas, na orla de Jaraguá; e "Leão", de Mestre André da Marinheira, que valoriza a orla do Pontal da Barra. 

A verdadeira imersão virtual na impressionante coleção de arte popular reunida por Maria Amélia e Dalton, contribui para que professores, alunos e o público em geral, "construam conhecimento de arte a partir de algo que exista na cidade, já que, no plano de aulas, visitas aos locais onde estas quatro esculturas estão inseridas".

 Serão pequenos grupos, respeitando todas as orientações contra a pandemia, além de viagem virtual por todo o acervo Karandash " que vem de longe e parece não ter fim". Esculturas, pinturas, desenhos, banco de imagens, pequenos documentários, enfim, uma documentação material e imaterial de um segmento importante da arte brasileira. 

Enfim, visitar a Galeria Karandash é visualizar uma relação profunda entre as obras e seus criadores com a coleção. De modo que, vale muito conferir.


Etcetera por Ricardo Leal

Publicitário, radialista, poeta e escritor. Carioca, radicado em Alagoas desde 2002, trabalhou em diversas campanhas eleitorais no estado. Foi diretor da Organização Arnon de Melo (OAM) e do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).  É CEO - Press Comunicações, Diretor/Editor - Revista Painel Alagoas e  Editor - Coluna Etcetera (impressa e digital)

Todos os direitos reservados
- 2009-2025 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]