Dólar com. 5.1471
IBovespa 0.58
25 de abril de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governador abre 1ª reunião do Conselho Estadual do Alagoas Sem Fome
05/03/2015 às 21h37

Blogs

Tentando explicar a Sócrates o natal de Genoíno e o punho da lei

 Minha"desorientação interna" me fez  lembrar do macaco Sócrates,hilário personagem do programa humorístico Planeta dos Homens, exibido pela Rede Globo nos anos 70.

Nas últimas semanas tenho sentido certa dificuldade para entender algumas coisas, que aparentemente são fáceis de ser entendidas.E tudo piora  quando procuro uma explicação para o que não entendi; quase sempre fico mais sem noção do que antes da explicação.

Essa sensação de "desorientação interna" me fez  lembrar do macaco Sócrates,hilário personagem do programa humorístico Planeta dos Homens, exibido pela Rede Globo nos anos 70. O simpático primata sempre terminava seus quadros no programa perplexo e agoniado com a sua "desinteligência", após ouvir explicações para o que não tinha entendido e, apontando para a própria cabeça, despedia-se dos espectadores com uma frase genial: "não precisa explicar, eu só queria entender..."

Essa frase me soa muito atual, e quase sempre vem na minha mente quando termino de ler alguma notícia ligada a nossa política. Assim foi, por exemplo, há 3 dias atrás, quando  li que mais da metade dos deputados titulares da CPI da Petrobras receberam doação de campanha das empresas investigadas na operação Lava Jato. Será que existe uma explicação plausível para essa situação que satisfaça uma mínima fração da minha já desgastada capacidade de entendimento?

E hoje, mais do que nunca, a "máxima do Sócrates" insiste em me perseguir impiedosamente ,após eu ler a notícia de que José Genoíno teve sua pena de prisão extinta pelo STF.De início até apelei para a minha "ignorância jurídica". Desconhecia que um condenado, após ser julgado  poderia ter a pena extinta(progressão e redução de pena eu até conhecia, mas o termo extinção não)ainda mais pela mesma corte que o condenou. Até aí tudo bem,  não milito na área, não sou expert em detalhes e minucias jurídicas, principalmente as que permeiam a mais alta corte do país.

Também nunca fui muito bom com datas, mas fiquei me perguntando:como pode um preso usufriur, em março, de um benefício criado para ter aplicabilidade por "ocasião das festividades comemorativas do Natal"?(coloquei entre aspas exatamente como está no decreto 8.340 de 24/12/2014).

Entretanto, foi na aritmética(pela qual tenho uma particular afinidade)do cumprimento da pena que mais me senti desorientado. Genoíno foi condenado a 4 anos e 8 meses(56 meses) por corrupção ativa. Após cumprir um sexto, foi autorizado a mudar para o regime de prisão domiciliar. Ontem, ainda faltando  3 anos e 4 meses(40 meses) para o cumprimento total da pena , o ex-deputado do PT ganha "passe livre" com a chancela do STF.Fazendo as contas, subtraindo-se ainda o tempo que ficou entre idas e vindas a hospitais, e os "encurtamentos" da pena, garantidos por lei, por trabalhar e estudar fora chega-se ao cálculo de, aproximadamente, 7 meses e meio. Ou seja, dos 56 meses a que foi condenado , Genoíno ficou literalmente "atrás das grades" apenas 13% desse tempo e teve sua pena extinta quando ainda lhe faltava cumprir,já em regime domiciliar,aproximadamente 71% do período.

 Dizem que decisão judicial é para ser cumprida e não discutida.E quem sou eu para tal? Todo cidadão que, como eu, é um"ignorante jurídico" tem mais é que aceitar(engolir seria a expressão mais correta)e conviver com o ranso da sensação de impunidade que esse tipo de situação produz.É o juridicamente correto poluindo a atmosfera da cidadania, confundindo a cabeça de pessoas que se acham do bem,mas já sem ter tanta certeza se ser do bem é ser, realmente, do bem...

Fico imaginando se o Sócrates ainda estivesse no ar na época da prisão de Genoíno. Certamente ele perguntaria: "Esse não é aquele deputado condenado no mensalão por corrupção? Após receber a resposta afirmativa ele então, rumo àquela perplexidade que lhe era peculiar complementaria:"E por que ele está indo pra cadeia com o punho cerrado e sorridente"?

Confesso que desde ontem, passei a entender melhor o sorriso e o punho do Genoíno mas ,certamente,  se  tentasse explicar o que eu agora compreendo, o Sócrates jamais  entenderia...


Etcetera por Ricardo Leal

Publicitário, radialista, poeta e escritor. Carioca, radicado em Alagoas desde 2002, trabalhou em diversas campanhas eleitorais no estado. Foi diretor da Organização Arnon de Melo (OAM) e do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP).  CEO - Press Comunicações Diretor/Editor - Revista Painel Alagoas  Editor - Coluna Etcetera (impressa e digital)

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]