Dólar com. 5,086
IBovespa 2,15
04 de junho de 2020
min. 24º máx. 28º Maceió
pancadas de chuva
Agora no Painel MP ajuíza ação para garantir kits alimentares para alunos da rede pública de ensino de Messias
14/05/2019 às 21h07

Blogs

Identidade Cultural Restaurada

Acervo Pessoal

Tenho talentosos amigos, cada 1 com sua linguagem artística. Mas Rogério Sarmento é múltiplo e vai além, entendendo e praticando todas as suas habilidades. Como fotógrafo, estilista, designer, escultor... seja qual for a atividade, arrasa.

Suas obras podem ser admiradas em vários pontos de Maceió, sempre destacando elementos da História e da Cultura de Alagoas. Mas a ação do tempo é implacável e sem conservação e manutenção, deterioração.

E antes que isso aconteça, e confirmando meu pensamento “Ninguém é alguém sem outro alguém”, já está em andamento 1 projeto de restauração de alguns destes trabalhos, com apoio da Lei de Incentivo do Ministério da Cidadania e patrocínio Magazine Luiza, que vem participando ativamente de ações culturais Brasil afora, por iniciativa do poderoso grupo de empresas, incluindo a rede varejista. Este projeto também conta com integral dedicação de Fábio Elias Costa, especialista em projetos de lei de incentivo e consultor cultural Magazine Luiza. A atenção e o carinho que o grupo tem por Alagoas, especialmente Maceió, são inegáveis, e agradeço em nome dos artistas.

Nesta postagem, reproduzo na integra, detalhado e explicativo texto assinado por Fábio Costa, que já merece Título de Cidadania. É aguardar a conclusão das restaurações e celebrar.

Desde da inauguração das esculturas o artista plástico Rogério Sarmento vem empreendendo grande esforço para manter a sua arte viva, que contemplam um público amplo e diverso.

As esculturas já são consideradas pelo povo alagoano patrimônio cultural favorecem a arte e a cultura alagoana , que contemplam todos os tipos de público, de diferentes faixas etárias e classes sociais. 

As esculturas tem atrativos e fortalecem o calendário cultural local e potencializam roteiros turísticos no estado de Alagoas.

Os altos custos de manutenção e dificuldade de gerar recursos suficientes para cobrir todas as despesas de manutenção e restauração, vem comprometendo a vida útil da esculturas, que atualmente não tem nenhum recurso mantido pela iniciativa privada ou pública.

Com isso, a aprovação do projeto de restauração pela Lei de Incentivos , com o patrocínio do Magazine Luiza e a parceria do Ministério da Cidadania é imprescindível para garantir a restauração das obras e a democratização do acesso ao patrimônio cultural dos alagoanos desse acervo a céu aberto e promover ações que contribuem para o fortalecimento da identidade cultural.


Fonte: Felipe Camelo

Galeria de Fotos


Felipe Camelo por Felipe Camelo

Felipe Camelo é jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.

Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]