Dólar com. 3,888
IBovespa -1.98
16 de setembro de 2019
min. 23º máx. 30º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa tem horário estendido hoje e amanhã para saque do FGTS
30/08/2019 às 12h45

Blogs

Brancas, como Ondas

Felipe Camelo


Sei que o comércio precisa de publicidade, principalmente pra crescer, gerando empregos e renda. Mas também sei da importância da beleza, do poética visual, paisagística.

 Há alguns anos, nossa Maceióé definida como “A orla mais linda do Atlântico na América do Sul”. Claro que vamos além da beleza física. Os costumes, a cultura, a história, a preservação... tudo conta.

 Símbolo de Brasil, de Nordeste, e de Alagoas, a jangada é muito mais que meio de transporte. Sua leveza sobre a água, deslizando sua vela branca contrastando com o verde azulado, característico do mar “alagoano”, é puro encanto.

 Mas sou obrigado a confessar que fico muito triste quando as vejo navegando, com a luz perfeita, e no enorme e triangular ‘pano branco’, ocupando todo o espaço, o comercial de algum empreendimento, alguma marca. Chego ao ódio, por perder incrível imagem, indevidamente “poluída”, visualmente. Tirar depois no “Photoshop”, não é a mesma coisa. Algumas, inclusive nem são brancas. Tem vermelha, preta, verde, laranja, roxa... acho muito feio, horrível mesmo.

 Sei que esta publicidade gera alguma grana pr’os jangadeiros, mas bem podia ter regras oficiais de limites. Que as logomarcas não ocupem toda a vela, que a maioria se mantenha branca, que haja espécie de rodízio entre as jangadas “de comercial”.

 Posso até está sendo incorreto com esta postagem, com alguma informação, mas quero continuar vendo e fotografando cenas como esta, ontem, na Pajuçara. Amo Maceió, inclusive por isso!!!


Felipe Camelo por Felipe Camelo

Felipe Camelo é jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.

Todos os direitos reservados
- 2009-2019 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]