Dólar com. 5,218
IBovespa 2,00
10 de agosto de 2020
min. 23º máx. 25º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel 2020: um ano diferente também para o Dia dos Pais
27/07/2020 às 21h25

Blogs

Crescer é Preservar

Felipe Camelo

Como publiquei há alguns dias, nós que moramos no Loteamento Gurgury, em Guaxuma, fomos surpreendidos com a notícia de alteração no projeto original da duplicação da AL-101 Norte.

Esta repentina mudança afetaria drasticamente a área verde que cuidamos e preservamos, inclusive com craibeiras e pau-brasil, plantadas há uns 20 anos, por moradores. Este “florestinha” fica entre a rodovia e a rua Xavier de Araújo, que, na modificação, perderia metade de sua largura, passando a ser rua de mão única, prejudicando crianças que aproveitam pra brincar, jovens que se divertem sobre skate ou patins, vizinhos que aproveitam a tranquilidade para conversar sentados na calçada...

Com certeza, todos que optamos por morar ali, buscamos qualidade de vida, incluindo conviver harmonicamente com a natureza, fauna e flora. A absorção da poluição provocada pelo trânsito é 1 das ‘funções’ da área que  é habitada por diversas espécies de animais.

Com estas alterações, preocupações, e consequentemente, ações. Nos mobilizamos para confirmar nossa posição e tristeza, já que a vida de centenas de pessoas seriam absurdamente afetadas. Contactamos a Imprensa e divulgamos o problema nas redes sociais.

E na manhã desta 2ª feira, interditamos parcialmente a rodovia, com pneus, mas sem fogo, já que somos radicalmente contra poluição, seja qual for. Não bloqueamos o trânsito em nenhum dos 2 sentidos, numa pacífica ação. Fomos saudados por motoristas, passageiros, motociclistas. Todos muito solidários com nossa causa.

Não teríamos conseguido sem apoios da Prefeitura de Maceió, SMTT, BPTRAN e Polícia Militar, e de vários profissionais da Imprensa.

E qual foi nossa surpresa e felicidade quando soubemos de nota oficial do secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mozart Amaral, divulgada hoje, confirmando reunião com representantes dos moradores para chegarmos ao que consideramos ideal. Concluir a duplicação sem afetar o Meio Ambiente.

Na certeza de que chegaremos ao ideal, agradeço em nome de todos os moradores do Gurgury e arredores. Afinal, com a Natureza preservada, a Vida ganha. E o Futuro agradece.


Fonte: Felipe Camelo

Galeria de Fotos


Felipe Camelo por Felipe Camelo

Felipe Camelo é jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.

Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]