Dólar com. 5.3553
IBovespa -1.12
30 de novembro de 2020
min. 24º máx. 28º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa retorna valores não movimentados do saque emergencial do FGTS
31/07/2020 às 21h32

Blogs

Empatia, sinta o Outro

Felipe Camelo

Emocionado hoje, com mensagem “in box” do Facebook, que recebi de 1 leitora. Alagoana, técnica de enfermagem, que trabalha na linha de frente num grande hospital em Maceió, que quis agradecer todas as matérias que já publiquei, abordando Coronavírus, pandemia, isolamento, agressões aos que trabalham contra o rápido e mortal Covid-19...

Justamente hoje, que precisei comprar comidas e ir ver minha mãe, mesmo que de longe. As poucas vezes que fui ao supermercado, farmácia, e/ou lotéricas pagar contas, fiquei horrorizado com a quantidade de gente circulando como se não estivesse correndo sérios riscos, sem mascaras nem nenhum dos cuidados recomendados por especialistas e estudos científicos.

Já me senti tão incomodado com a proximidade de alguém sem máscara, que pedi que a pessoa colocasse sua proteção. Recebi desaforo seguido de baixarias e agressões, culminando a reação com o dedo “do meio” da mão direita. Direto no meu rosto.

Com Alagoas há alguns dias com declínio no número de mortos, a quantidade de gente na orla, triplicou. Calçada, ciclovia e areia, gente d+, correndo, pedalando, empurrando carrinho de bebê, sobre skate e patins, jogos na praia, e quase ninguém protegido, ou mantendo distanciamento.

Este foi 1 dos pontos abordados pela minha leitora. Enquanto milhares de profissionais envolvidos na batalha contra sofrimento e morte Brasil afora, pessoas insistem em negar a gravidade da pandemia, a necessidade de usar máscara e manter o isolamento. E o pior, confiando na impunidade, já que este criminoso comportamento é praticado e estimulado pelo presidente da República, saem desrespeitando as recomendações, destratem e desrespeitam e agridem.

Empatia é tudo que não sentem, se colocar no lugar do outro. Imaginar que as vítimas são pessoas, com sentimentos, com histórias, com famílias, amigos.

No agradecimento, desabafou, ela que desde março não convive com a família, incluindo marido e filhas, optando em ficar na casa de 1 colega de trabalho, evitando contaminar os seus, que estão confinados, respeitando a quarentena.

Fico pensando nesta fase de flexibilização, com todos os setores precisando recuperar o prejuízo desta paralisação. Não sou pessimista, pelo contrário, mas, pelo que tenho observado pelo mundo, todas as cidades que retornaram “ao normal”, voltaram atrás, com aumento de casos e mortes. E aqui no Brasil, pessoas absurdamente expostas ao vírus e pondo os outros em risco também. E sem a menor vergonha em se mostrar tão ignorantes. Além de se acharem superiores aos que estão trabalhando e se arriscando, como enfermeiros, médicos, fiscais...

Ainda vou responder a mensagem da minha leitora, com gratidão como sentimento principal. Esta foto, dedico-lhes, e aos abnegados trabalhadores desta guerra pela vida.  #isolamento #isolamentosocial #pandemia #pandemiamundial #pandemiacoronavirus #pandemia2020 #coronavirus #covid19 #covid_19 #toemcasa #fiqueemcasa #fiquememcasa


Fonte: Felipe Camelo


Felipe Camelo por Felipe Camelo

 Jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.

Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]