Dólar com. 5,366
IBovespa -1,18
27 de setembro de 2020
min. 22º máx. 27º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Bolsonaro recebe alta após cirurgia para retirada de cálculo na bexiga
08/09/2020 às 16h52

Blogs

Dependência & Morte

Felipe Camelo

Como já confirmei, sigo em isolamento, e quando, raramente, preciso sair, reforços todos os cuidados de segurança. Comprovadamente, Coronavírus segue infectando e matando.

Ontem, precisei repôr mantimentos daqui de casa e aproveitei para ir ver minha mãe e deixar uns limões para meu amigo Diógenes Tenório pegar na portaria do apartamento dela. A rota, Guaxuma/Pajuçara, passando por Jacarecica, Cruz das Almas, Jatiúca, Ponta Verde, tanto na ida quanto na volta. Orla bem movimentada por banhistas, ciclistas, skatista, ambulantes, atletas corredores... e dava para identificar, nativos e turistas. Muitos grupos caracterizavam aglomerações alguns sentados e outros em pé, mas sem distanciamento algum. Em todas as estações de atividades físicas, revezamento de fisiculturistas sem distanciamento.

Observei que algumas pessoas usavam máscaras, mas a enorme maioria já havia decretado, por conta própria, o fim da pandemia. Assustador, já que na Imprensa, notícias atualizadas em tempo real. Não dá nem pra dizer “não sabia”. Contra fotos, não há fatos, e aqui, 1 curta-metragem do que vi. A mesma cena, só mudando a paisagem. Gente vivendo como se não estivesse pondo suas próprias vidas em risco. E as de muita gente também, claro. Afinal, a máscara protege quem esta usando e os outros, sendo comprovadamente fundamental para evitar contaminação. Além do distanciamento social. Não consigo entender o que passa na cabeça de gente que nega a existência e o real e mortal perigo do Covid-19 e não se protege.

Mas este comportamento não foi exclusivo dos maceioenses. Nas praias de Recife, Fortaleza, Rio, Santos, nos bares de Belo Horizonte também, me fizeram imaginar que milhares de pessoas podem ter se contaminado neste feriado nacional da Independência (sic!). Fico pensando que se vive no “piloto-automático”, sem pensar, enquanto médicos, cientistas, Organização Mundial de Saúde, estudos e pesquisas comprovam que este pequeno pedaço de tecido cobrindo nariz e boca já evitam transmissão. E confesso que não entendo qual é o problema em usar, principalmente por salvar vidas. Suspiro profundo escrevendo + 1 vez sobre este mesmo assunto. É inclusive muito cansativo e triste ver nas redes sociais exemplos de tudo que escrevi aqui.

Bem comum fotos e vídeos de famílias e/ou grupos de amigos, nas praias em toda costa alagoana, até em passeios de barco pelo rio São Francisco. Gente que considero inteligente, bem formada e bem informada, aglomeradérrimas e desprotegidas. Mundo afora casos de novas contaminações provocadas pela flexibilização do isolamento. Insano, irresponsável e coletivo comportamento humano (sjc!).

Isolamento social e uso de equipamentos de proteção individual, amor próprio e ao próximo salvam vidas. Salve inclusive a sua.


Fonte: Felipe Camelo

Galeria de Fotos


Felipe Camelo por Felipe Camelo

 Jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.

Todos os direitos reservados
- 2009-2020 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]