Como tem sido publicado pela Imprensa, no próximo dia 24 de setembro, movimento extra no Espaço Armazém, em Jaraguá, quando o Filé, Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas vai confirmar sua força, importância e beleza, sendo a renda o principal elemento das inspiradas criações de 10 estilistas selecionados para participar da Renda-se 1ª Mostra de Moda Alagoana.
Projeto idealizado pela arquiteta Mirna Porto Maia, que assina a curadoria, vai reunir na passarela 10 estilistas, sendo 5 profissionais, Alina Amaral, Augusto Christoff, Júlia Calheiros, Chiquinho Almeida e Nilda Rosa Leão, que vem firmando seus nomes, atravessando divisas e fronteiras, levando o nome do estado de forma positiva e operante mundo afora. Além destes experientes criadores, 5 estudantes do último período do curso de Moda da ETA, Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas, Sabrina Sena, Raianny Iuly, Dely Teodoro, Fênix Zion e Perigou, que não aparece aqui nas fotos por estar em São Paulo neste dia. Estas fotos foram registradas durante as assinaturas dos contratos, com exceção da foto de Mirna, claro, que conferia outra matéria do Renda-se, na recente edição de agosto). Reconhecidos por talento, criatividade e ousadia, estes jovens graduandos, com certeza vão agregar valor ao projeto, que, além do desfile que será transmitido ao vivo pelo YouTube, exposição ficará em cartaz por 30 dias no tradicional Maceió Shopping.
Renda-se só é possível pelo patrocínio Magazine Luiza através de Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com apoios ETA E ALOO Telecom, que, evitando transmissão do Covid19, atende rigorosamente todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, com todos os envolvidos utilizando todos os equipamentos de proteção individual, e o devido distanciamento.
O público, incluindo gente de moda, de artesanato, de cultura... estarão na segurança de casa, assistindo, vibrando e aplaudindo este incrível e inclusivo projeto, que valorizará muito a Arte e o trabalho das rendeiras alagoana. Temos tido apoio de todos os jornalistas e de todos os Meios de Comunicação, inclusive colunistas, blogueiros, simpatizantes e afins. O link para acompanhar tudo, em tempo real? www.projetorendase.com.br
Fonte: Felipe Camelo
Jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.