Dólar com. 5.5868
IBovespa 0.34
18 de abril de 2021
min. 25º máx. 29º Maceió
pancadas de chuva
Agora no Painel Novo calendário de vacinação contra covid-19 inicia neste sábado (17)
28/10/2020 às 22h07

Blogs

Renda-se, além da passarela

Creio mesmo que os desafios devem servir como estímulo, nunca como bloqueio. 

Nesta absurda e mortal pandemia, tenho aproveitado para pensar, sempre procurando ampliar horizontes. E neste pensar todo, lembrar de momentos vividos e repensar atitudes, conceitos e ações, é preciso.

E, neste turbilhão, lembrei de projetos que foram paralisados, alguns cancelados, mas a grande maioria foi adiada. Como o projeto Velas Telas, idealizado e realizado com muito sucesso pela alcalina, incansável, múltipla...Mirna Porto Maia, que movimentou a ponta da Ponta Verde, projetando obras de talentosos artistas plásticos em alvas velas de jangadas, devidamente ancoradas na frente do farol, verdadeiro cartão postal de Maceió. E deixando tudo ainda + incrível, a maré baixa. 

Mas, com os rigorosos controles oficiais de isolamento social, a edição 2020 teve sua realização transferida para nova data. Bem em breve. É aguardar. 

Como Mirna não é mulher de ficar parada, esperando alguma coisa acontecer,  emplacou outro projeto, igualmente maravilhoso, 100% adaptado para este momento em que não se pode promover aglomeração.

Estou 'falando' do Renda-se, a 1ª Mostra de Moda Alagoana, que reuniu 10 estilistas, 5 profissionais e 5 estudantes do curso de Moda da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas, que tiveram como principal elemento dos modelos, a renda Filé, Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas. O desfile aconteceu no Espaço Armazém, e foi transmitido, ao vivo, pelo YouTube, inclusive para todos os países da América Latina. Sucessaço, claro, de público e de críticas.

Mas o Renda-se não foi somente 1 desfile, está indo além da passarela, afinal, rendeu, literalmente, exposição que está em cartaz por 30 dias, até este dia 28, em frente aos cinemas do Maceió Shopping. E o Renda-se ganhou outro desdobramento, como contrapartida do projeto, palestra abordando "o histórico da renda Filé, sua importância no contexto cultural alagoano,e os impactos na renda de artesãos locais". Respeitando todas as normas de segurança contra o Convid19, a conversa será também transmitida pelo YouTube, no projetorendase.com.br  das 15 às 17 horas da próximo dia 30, reunindo a curadora Mirna, os 10 estilistas, os diretores da ETA, David Farias e Pollyanna Isbelo, 6 rendeiras do Instituto do Bordado Filé - Inbordal, e Teca Rendeira, precursora da arte do Filé, e, merecidamente homenageada no projeto Renda-se, que só foi possível com patrocínio do Magazine Luiza, através de Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo. 

Para quem trabalha, estuda ou simplesmente curte Moda, Artesanato, Design, Cultura... imperdível. Será incrível. 


Felipe Camelo por Felipe Camelo

 Jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]