Dólar com. 5.4666
IBovespa -0.8
25 de janeiro de 2021
min. 24º máx. 29º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Decreto reconhece situação de emergência de 42 Municípios
16/12/2020 às 17h32

Blogs

Arte Viva

Viver com Arte, de Arte

Verinha Gamma & Júnior Gama, irmãos de sangue, de alma e de Arte

Se normalmente, quem produz e trabalha com Cultura vive naturalmente, "tirando leite de pedra", literalmente, neste tempo de pandemia e isolamento social, a sobrevivência se apresenta ainda mais árdua.

 Além de talento, artistas precisamos ser resilientes, persistentes. 

Comprovadamente, o segmento artístico foi o 1° que parou. Desde março, movimento 0. Atividade que envolve público, vem paralisado nestes meses todos. Com certa flexibilização, a necessidade de retomar produtividade vem acontecendo devagarzinho, lentamente, respeitando todos os cuidados com a segurança, observando recomendações médicas e científicas, evitando riscos.

Muitas empresas não aguentaram e encerraram atividades, tristemente. Mas algumas estão dando trabalho aos neurônios para encontrar soluções e  ideias de retomar os trabalhos, de acordo com normas de vigilância sanitária. 

Como a Galeria Gamma, que segue acreditando e investindo no mercado de Arte em Alagoas há 7 anos, bravamente, lindamente. Certos e conscientes da fundamental política de evitar aglomerações, Verinha Gamma e Dalminho Peixoto compartilharam ideia do irmão e cunhado, Reynaldo Gama Júnior, talentoso fotógrafo que acumula descobertas, informações, experiências e descobertas que vivenciou mundo afora. 

Desta vez, a badalada galeria do 899 na avenida Luiz Ramalho de Castro , na Jatiúca, não vai apresentar "simplesmente" 1 exposição de Arte. É muito +. Arte Viva em cartaz. 

 Na verdade, quem for conferir vai viver exclusiva e única experiência, participar de verdadeira imersão no particular universo de artistas. Como parte da ideia original, será 1 série, na qual os convidados da Galeria montam 1 ambiente utilizando móveis, objetos, obras de arte e livros seus. Além de incluírem em seus universos algumas peças do acervo da Gamma, que estarão disponíveis para venda . 

Quando estive lá na última 2ª-feira, Júnior e Verinha se multiplicavam para compor ambiente real de pessoa que lida e vive de Arte, e com Arte, espécie de "loft de artista", mesclando linguagens, épocas, estilos, já que, 2º Gama Júnior "Artista não se preocupa em combinar objetos, já que cremos que tem que haver diálogo entre as peças e objetos, contando a história daquele morador.  "As casas dos artistas são verdadeiras instalações, eles vivem com estilo. E não significa dizer que, para ter estilo precise viver etiquetado, cheio de marcas e grifes". 

Ele, que não é de ficar se expondo, se publicando, abre seu modo de vida ao público, numa inédita experiência, ele, que já foi destaque na revista de Olga Krel, arquiteta e jornalista pioneira no segmento casa, arte, design, decoração, estilo...  diretora da revista Casa Cláudia e editora da sua própria revista, Espaço D, onde destacou o fotógrafo alagoano como "pessoa que vive com estilo". Chiquérrimo. 

Para chegar ao estágio que Júnior chegou, de reconhecimento público, e respeito, inclusive do mercado, muitos estudos, muitas leituras, e neste ambiente que será apresentado amanhã, das 14 às 17h, livros que marcam sua trajetória intelectual e profissional.  E entre estas publicações, verdadeiro troféu para ele, o livro que conta a história dos 30 anos da revista Playboy no Brasil, com os 30 ensaios publicados que mais causaram, repercutiram. E entre estes 30 estrelados fotógrafos, ele, nosso Gama Júnior, que ousou demais, registrando uma badalada cantora, plena e nua, num helicóptero sobre São Paulo. Ela num e ele noutro, com sua câmera analógica. Nem era a matéria da capa, mas roubou a cena geral. Só se falava na "nua do helicóptero". E assim, esta fera da fotografia se eterniza por mais este feito. Bem feito!!!

No ambiente, espécie de guarda-roupas/estante, onde estarão expostos objetos de arte, como peças da estilista Alina Amaral, desenvolvidas no Centro de Recuperação e Educação Nutricional - Cren, além de variados objetos produzidos por Vera Gama e demais voluntárias da oficina de arte da Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas - Apala. As entidades aqui citadas serão as beneficiadas com a venda destas peças. 

Então, a Galeria Gamma estará aberta amanhã, das 14 às 17h, recebendo com todas as normas contra o Coronavírus, cuja exposição ficará em cartaz por uns 2 meses, dando sequência com outro artista convidado, garantindo assim, novas experiências, novas histórias de Arte. Claro que com o uso permanente de máscaras, disponibilidade de álcool em gel e nenhuma aglomeração, sintam-se todos convidados, como se estivessem na casa de Carlos Reynaldo Gama Júnior. Bom papo, aguinha fresca e cafezinho quente, não faltarão.

Bem vindos!!!

Galeria de Fotos


Felipe Camelo por Felipe Camelo

 Jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]