Dólar com. 5.3019
IBovespa 1
18 de janeiro de 2021
min. 24º máx. 29º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Golpe: Detran/AL alerta para site que promove falso leilão de veículos
18/12/2020 às 16h10

Blogs

Natal do Centenário

Arte Núcleo Zero/Reprodução

Quando nasci, em 1961, sim faz tempo, quase 60 anos, meu pais tinham 1 ano de casados e moravam na Pajuçara, bem em frente onde hoje fica o Lopana, e meu avós paternos, moravam na rua Pedro Monteiro, no Centro, e  cresci adorando passar o dia lá, não só pelos meus avós, claro, mas pela casa, que tinha enorme jardim nos fundos, com ponte num lago e tudo, pelas comidas e doces, mas principalmente porque eu adorava quando alguém me levava até a praia da avenida, correr na areia, dar uns bons mergulhos, era bem diferente da praia onde eu morava. 

Sempre achei a praia da avenida linda, grandiosa, movimentada pelos navios no Porto de Jaraguá. Mas infelizmente, a especulação imobiliária levou tudo e todos para as praias do litoral norte de Maceió, e a tradicionalérrima praia do centro, ficou no abandono, no esquecimento. 

Tanto que todas as festividades da cidade se concentram sempre da Pajuçara até, no máximo, a Jatiúca. Principalmente na época de Natal, é visível o desprestígio da área marítima central da cidade. 

Mas, algumas famílias resistem e seguem morando na avenida da Paz, e entre elas, a da arquiteta... Mirna Porto Maia, que incomodada com esta triste e injusta realidade, idealizou projeto para produzir o Natal na Avenida da Paz. Inscreveu-o na Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, e conseguiu total patrocínio da rede Magazine Luiza, há 3 anos, confirmando a visão social inclusiva da empresária Luiza Helena Trajano, que conta com irrestrita assessoria de Fábio Elias Costa, especialista em Leis de Incentivo e Marketing do Grupo  Magalu. Destaque também para o apoio cultural da Escola Técnica de Artes da Ufal, e do Espaço Armazém.

Claro que, com esta pandemia do Covid19, este ano o formato vem diferente. Não temos as incríveis árvores de Natal assinadas por talentosos artistas, nem  ações que promovam aglomerações. Mas, num novo formato, segue com o mesmo charme, o mesmo encantamento. O mesmo lirismo. 

No último dia 15, o tradicional, lúdico e poético coreto  foi cenário e palco da abertura da edição 2020, com apresentação do projeto, por sua idealizadora, o acendimento das luzes de Natal, e emocionante show de Irina Costa com Priscilla Monteiro e Daniel Lima, que formam o Duo Nosso Canto. Tudo com tradução em linguagem de sinais. 

Respeitando todos os procedimentos de segurança, todos usamos máscaras, torres de álcool em gel, disponíveis, distanciamento das cadeiras... tudo corretamente. No final, alguns célebres moradores da área foram homenageados, compartilhando suas emoções pelo acontecimento que garante clima de Natal na região. Foi realmente linda a abertura. E a programação segue. 

Agora às 17h30, bem na frente da Lojas Americanas,  cantaremos "Parabéns" pelos incríveis 100 anos desta charmosa Avenida conhecida como "da Paz". A Árvore de Natal montada ali representará, e muito bem, o bolo com velas, que não teremos exatamente para evitar aglomeração. Logo após os "Parabéns", a talentosa Banda Cazuadinha sai num trio-elétrico 'Natalino', seguindo do estacionamento na frente da Americanas, indo até a Praça da Faculdade. Não haverá nenhuma parada no percurso para não atrair público, confirmando nossa preocupação com distanciamento social. 

Hoje, ilustrando esta postagem, repercuto as fotografias que fiz na abertura, eternizando este inesquecível momento. Até 5 de janeiro, Natal na Avenida da Paz 2020 segue encantando. Vale participar e prestigiar. Siga a programação. 

Galeria de Fotos


Felipe Camelo por Felipe Camelo

 Jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]