Começo essa postagem me desculpando pela ausência nestes últimos dias, sem atualizar aqui o blog.
Há muitos anos venho mantendo o cabelo sempre bem aparado. Nesta pandemia, eles cresceram muito e 7 meses meses depois, me sentindo 'pesado', pensei que minha disposição seria reforçada quando eu me sentisse mais 'leve'. Assim, passei a máquina 2 na última 6º-feira, e hoje, aproveito o 'embalo' para retomar as publicações diárias, como sempre fiz.
Tenho inclusive algumas matérias iniciadas, que precisam ser concluídas e postadas.
E neste 25 de janeiro, retomo o ritmo, celebrando os 467 anos de São Paulo, cidade que amo e onde passei maravilhosos anos morando lá. Maior metrópole da América Latina e 1 das maiores do mundo, contabiliza atualmente 12,33 milhões de habitantes, vindos de várias partes do planeta, inclusive e principalmente, muitos nordestinos.
Entre eles, milhares de alagoanos, e com certeza, alguns nascidos em Porto de Pedras, cidade que em 9 de junho próximo celebra 100 anos com população estimada em 7.701 habitantes, e que, ganhará em breve, mais um morador, eu, que voltarei ao 'berço' de minha família materna, da Cunha Lima, na qual nasceram vários membros que já ocuparam a prefeitura municipal.
Cresci passando lá, todos os verões da infância e adolescência, quando conseguíamos reunir todos os primos e primas, inclusive os que moram em Recife. E também os primos dos primos. Dezenas de crianças e jovens, de várias idades, no centenário casarão que tem a mesma idade da cidade. Férias inesquecíveis que só reforçam meu desejo de me fixar lá, para aproveitar a última etapa de minha vida, a velhice, com qualidade. Em março, completo meu 59º ano, iniciando, consequentemente, meu 60º ciclo.
Sempre achei que o Turismo 'explodiria' na região, sem dúvida, 1 das mais lindas e incríveis do estado. Até demorou para isso acontecer, mas aconteceu, e sem dúvida, o setor movimenta a economia e a vida da população nativa. Dezenas de pousadas, restaurantes e afins vem gerando emprego e renda para muita gente, melhorando a qualidade de suas vidas. Diretamente e indiretamente.
Entre suas belezas naturais, o rio Manguaba e sua foz, onde 2 balsas fazem o transporte de veículos, ligando Porto de Pedras e Japaratinga. Estes dias, vi matéria na Imprensa, confirmando que, pela precariedade do serviço, provoca horas de filas de automóveis, a maioria com turistas, resultando em mau humor, que atrapalha o relaxamento da viagem pela paradisíaca Rota Ecológica e de Charme.
Prefeito Henrique Vilela é casado com Márcia Cunha (neta do ex-prefeito Aloísio Cunha, o Zizo, lúcido e firme aos 100 anos) e que vem colaborando com a administração do marido, reeleito com impressionantes 81,30% dos votos válidos, atestando a excelência de seu trabalho, a melhor avaliação dos prefeitos alagoanos.
A cuidadora de minha mãe é de Porto de Pedras, e passa lá todos os finais de semana, e Janúsia, sempre que chega, me atualiza as notícias, como por exemplo, que "o prefeito atende qualquer denúncia que melhore a cidade, como lixo colocado em locais impróprios, e ele, imediatamente, aciona o serviço e o problema é rapidamente resolvido".
Como agora, com o recorrente problema com a travessia das 2 balsas, o prefeito já retomou contacto com o governador Renan Filho para a urgente necessidade de licitação de novas balsas, e a melhoria do serviço. Há projeto de construção de ponte sobre o Manguaba, mas como a obra será numa Área de Proteção Ambiental , análises e pareceres são fundamentais. E demoram.
Como solução mais rápida para o problema que vem afetando nativos e turistas que precisam fazer a travessia do rio, a substituição das 2 balsas é a mais lógica.
Sem esquecer que a área é santuário do peixe-boi-marinho, espécie que vem correndo sério risco de extinção. A Associação Peixe-Boi em Porto de Pedras vem realizando incrível trabalho de educação e conscientização sobre a preservação desta dócil espécie. Passeio guiado para apreciação dos animais é muito concorrido, assim como a subida para o mirante do farol, sem dúvida, 1 dos mais belos cartões-postais da cidade, que sempre adorei subir para ver a paisagem em 360º. A vista é de tirar o fôlego, mas a subida pelo interior do farol deve haver a devida autorização.
Outra inesquecível subida, pela lateral da Igreja de Nossa Senhora da Glória, indica outro mirante, o do cemitério. Dele, registra-se verdadeiro mar de coqueiros, que emolduram a deslumbrante costa, com suas estonteantes praias, como a do Patacho, por exemplo. Sem dúvida, o 'filé' entre tantas "caribenhas'' praias, como é conhecida a Rota de Charme, o "Caribe do Brasil". Confesso que não gosto de comparações, mas enfim...
Outro dia fiquei muito feliz com o convite de Henrique Vilela para que a jornalista Zélia Cavalcante assuma a Secretaria de Turismo. Ela, que é minha amiga desde o Marista, prima pela excelência em tudo que faz, e tenho certeza que é valor agregado na afinada equipe municipal.
Então, daqui de Maceió, celebro o aniversário desta incrível São Paulo, onde já fui muito feliz, e festejo também o rumo que Porto de Pedras vem trilhando, e que será, com certeza, o ideal local para fazer de minha velhice, minha "melhor idade".
Aproveito para felicitar o prefeito Henrique Vilela, sua Márcia Cunha, e Zélia Cavalcante, por ter encarado este novo desafio, cujo sucesso é garantido.
E por falar em garantido, amanhã, nova matéria aqui neste portal.
Jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.