Dólar com. 5.6191
IBovespa 0.48
15 de abril de 2021
min. 25º máx. 29º Maceió
pancadas de chuva
Agora no Painel Operação desarticula organização especializada no tráfico de drogas em Anadia e Maceió
02/03/2021 às 20h14

Blogs

A ação do sal e do tempo

Contra deterioração, conservação

Outro dia, precisei ir até o Pontal da Barra, poético, lúdico e belo recanto da Maceió, reduto de muitos artistas, que expressam arte e cultura através das rendas, especialmente o Filé, reconhecido como Patrimônio Cultural de Alagoas. 

Há alguns anos, o saudoso e inesquecível arquiteto e artista plástico Alex Teixeira Barbosa criou esta obra que reproduz o tear que serve de base para a confecção da mais alagoana das rendas. 

Confesso que profunda tristeza me provocou o lastimável estado em que se encontra a escultura, totalmente enferrujada. Claro que a maresia é implacável e se não há manutenção, não há conservação. 

Passando por ela, indo para o Litoral Sul ou chegando em Maceió, é visível a deterioração provocada pela ação do sal. Não duvido que, se não houver urgente ação, a obra não dure por muito tempo. 

Fica aqui registrada minha observação e também apelo para que os órgãos responsáveis por cuidar e manter as obras de arte que deixam Maceió ainda mais bonita, observem melhor a ação do tempo na arquitetura e nos equipamentos artísticos e culturais na capital alagoana, berço de tantos, talentosos e diversificados artistas, nas mais variadas linguagens. 

"Quem ama cuida", já dizia minha avó. E eu amo Maceió. E como jornalista, sigo fazendo minha parte. Daí este meu alerta, certo de que o problema será rapidamente resolvido. Desde já, agradeço. 


Felipe Camelo por Felipe Camelo

 Jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]