Dólar com. 5.2607
IBovespa 0.03
18 de maio de 2021
min. 23º máx. 30º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Com novas doses, Alagoas inicia imunização por idade simples a partir de 59 e 58 anos
09/04/2021 às 17h55

Blogs

A Imortalidade da Alma...

... e a finitude do corpo

Pra ver e pensar

Como todos os dias, 200ml d'água com sumo de 1 limão, em jejum, e em seguida, caminhada pelo jardim ao redor da casa observando as novidades da natureza. Me acompanhando e descobrindo tudo, Toda, a tal filha de 4 patas, misturada Boxer com Rodesian que adotei, já que ninguém queria por ser "vira-lata", sem raça definida. Toda amorosa, toda dengosa, toda carinhosa, toda brincalhona, toda...

Nessa 'covídica' pandemia, meu mundo virou intra-muros, e na falta de pautas externas, meu foco se volta para flores, folhas, fungos, frutos e afins. Como tem chovido, o verde ainda mais verde. Exuberância, eu diria. Ou digo.

Seguindo seu relógio biológico, o jasmim-manga inicia período sem folhas, igualmente lindo. E entre tantos galhos, hoje, esse solitário me chamou atenção entre nuvens e rasgos de céu azul. Curiosamente, traz consigo "a imortalidade da alma", já que brota e floresce mesmo sem as raízes, num vaso com água. Mas cuidados com o Aedes aegytpti. Peguei o telefone e fiz algumas fotos dele. Forrei a cama, comi, dei comida para Toda, ouvindo Cris Braun pelo som do celular Entre no FB e no IG, respondi umas mensagens e deitei numa rede, pensando na vida. Exercícios de respiração, meditação, alongamento... não necessariamente nessa sequência. Entre minhas crenças, a vida não começa na maternidade nem termina do cemitério. Espíritos são imortais, e seguem em constante evolução. 

Então, mesmo que eu não esteja na frente de computador ou TV procurando notícias ruins, elas chegam por alguma mídia, e são muitas. Como cidadão e jornalista, pensamentos e ligações movimentam meu cérebro. 

Como agora, por exemplo, vi as fotografias do jasmim sozinho e me vi na mesma situação E pesquisando sobre a espécie, descobri esse significado de seu nome que mistura flor e fruta. 2º Wikipedia, é conhecido como "imortalidade da alma",. Curioso isso, num momento em que milhares de corpos falecem sem despedidas, no total isolamento da morte. 

Impossível não ter o Coronavírus e suas consequências, num caos mundial, circulando em minha cabeça, plena de tempo ocioso, por mais que procure me ocupar. E entre essas minhas ocupações, subir na laje de casa para observar o céu, os voos das ararinhas que moram na área verde aqui no Gurgury,  os pores-do-sol, além de "fazer chover" no jardim com água do 'meu' poço, numa enorme mangueira verde, de borracha. 

Mas hoje acabei nem subindo, depois de fazer isso diariamente pelo último ano, vivendo 100% isolado, com Toda. 

Os números da guerra contra o Covid19 são além de alarmantes, são estarrecedores, e vivem me provocando intermináveis sequências de profundos suspiros. Enquanto milhares de vítimas fatais aumentam as estatísticas diariamente, confirmo respeito e gratidão aos milhares de pessoas, que  seguem abnegados, correndo riscos na linha de frente, em lotados hospitais. Meu total repúdio aos ignorantes que  se aglomeram em festas "clandestinas", fazendo com que o Brasil seja identificado como perigo ao mundo. 

Por tudo isso, não consigo ficar fazendo cara de paisagem, parado sob milhares de 'mosquitos da dengue'. Para dar 1 gostinho de 6ª-feira, e aliviar o  corpo e o espírito, vinhozinho tinto seco, de ótima vinícola gaúcha. E assim sigo ouvindo grilos, sapos e cigarras que habitam o jardim, e escrevendo sem pensar, como se estivesse me psicografando. Mas enfim, desejando consciência, humanidade, empatia, respeito à vida e amor ao próximo como amor próprio. Ótimo fim de semana, e se puderem, fiquem em casa. 


Felipe Camelo por Felipe Camelo

 Jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]