Dólar com. 5.007
IBovespa -0.93
18 de junho de 2021
min. 21º máx. 27º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel SMTT altera sentido de ruas no bairro de Mangabeiras a partir deste sábado (19)
10/05/2021 às 17h30

Blogs

Saborosíssima

Nide Lins e seu "raio-x gustativo"

reprodução

Ótima notícia assim que acordei nesse 10º dia do 5º mês de 2021, fatídico e pandêmico ano, que me deixou tão feliz que parecia que era comigo a boa nova. Até é, indiretamente,  é comigo sim, afinal, sou presidente remido do imaginário fã-clube de Nide Lins, ela sim, o foco da notícia que coloca Alagoas de forma positiva e operante na vitrine do mundo, inclusive e principalmente digital.

Sim, hoje, a jornalista e blogueira alagoana tem reconhecida sua importância pelo Jornal Correio, editado em Salvador, que a colocou entre os "36 Influenciadores do Nordeste". E ela reagiu:  "Adorei saber. Aumenta a minha responsabilidade de jornalista, além de indicar lugares saborosos, contar histórias de gente alagoana. Gratidão". 

Para ilustrar essa postagem, fucei no Facebook dela e fui copiando momentos. E para completar minha felicidade, muitas fotos nossas, e confesso que me afundou ainda mais no buraco da saudade. Nesse último ano, acho que nos encontramos umas 2 ou 3 vezes só, e claro com todos os cuidados de distanciamento, inclusive. Sinto falta.

Além de sermos amigos, nossos trabalhos se complementam em várias situações, vários momentos, e óbvio, adoro quando acontece de irmos cobrir algum evento, ou simplesmente sair para conversar, mas, claro, que sair com Nide significa que serão muitos os prazeres, inclusive gustativos. Afinal, quando ela chega, alvoroço, com todos se empenhando ainda mais, para agradá-la. E não decepcioná-la, alguns com medo de suas observações. Sem fundamento. 

Entre seus inúmeros e preciosos valores herdados e ensinados em casa, Nide nunca diminuiu ninguém, nunca ouvi Nide dizer para alguém que não gostou do que provou. Acho incrível, entre seus talentos, numa garfada, ela identifica ingredientes, temperos, quantidade, tempo de cozimento... verdadeiro raio-x gustativo Nide tem.  E é sincerérrima. Se gosta, diz com detalhes, e se não gostou por algum motivo, garanto que ela diz, com dicas de como pode melhorar. Depois de um tempo, volta para conferir como ficou. Nide nunca publicou notícia negativa de ninguém. Até porque a identificação dela com chefs, cozinheiras e cozinheiros é tão grande e imediata que acaba ficando amiga de todos. 

Claro que convites para degustações não lhes faltam. E, sou testemunha, ela é queridíssima por todos, cozinheiros, cozinheiras e auxiliares de cozinha, já que todos a têm como referência na gastronomia, seguem seu blog e quem tirar fotos com ela.  Ícone. Nide também frequenta, obviamente, os restaurantes mais sofisticados, mas também, com a mesma vontade, curiosidade e apetite, os lugares mais simples. Botecos, botequins, barracas de comidas nos mercados públicos são as verdadeiras paixões de Nide. Em cidades do interior então, Nide "se faz", literalmente. 

Sabe quando alguém nasceu para exercer bem, determinada atividade profissional? Pois Nide é dessas raras pessoas, que nasceram e a vida a levou ao exercício de seu delicioso ofício. Nide exulta com descobertas de novos sabores, novas alquimias. 

E por 'falar' em mia, Nide não teve filhos naturais, mas é mãe de vários, de quatro patas. Seus gatos são outra profunda paixão.  Na verdade, Nide é humanamente e ecologicamente correta. Nide apoia e abraça causas de solidariedade e amor. Outra característica dela, é decente. Nunca vi Nide participando de fofoca, xeretando a vida de ninguém. Assim como nunca a vi falando mal de alguém. Esse é outro ponto que me encanta. 

Assim, confirmo aqui essa paixão que sinto por Nide Lins, pessoa inteligente, divertida, foliã carnavalesca, e apaixonada pelo Brasil, e principalmente pelo Nordeste. Orgulhosa de sua origem, valoriza o artesanal, o feito com as mãos, tudo saudavelmente natural. Agora me lembrei de um detalhe que a tira do "sério", do prumo, quando alguém utiliza expressões em outra língua enquanto fala português. Eita que já vi Nide braba com estrangeirismos. .Ela e Ariano Suassuna.

E com essa autenticidade toda, Nide é o máximo denominador incomum. E eu, apaixonado por ela, pessoalmente e profissionalmente. Como pessoa física e/ou jurídica, Nide Lins é, literalmente, redundantemente deliciosa. Como seus textos e suas fotografias.  Sigam suas páginas na Internet, e se preparem para salivar. Como eu!!! 

Te amo, Nide Lins...

Galeria de Fotos


Felipe Camelo por Felipe Camelo

 Jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]