Dólar com. 5.1993
IBovespa -0.87
25 de julho de 2021
min. 21º máx. 29º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Prefeitura antecipa segunda dose da Astrazeneca das aplicações programadas até dia 31
09/06/2021 às 16h32

Blogs

Jornalismo de Verdade...

...Sério e Transparente

Arte de Afrânio Aquino / Reprodução

Única espécie animal dotada de inteligência e raciocínio (sic!), seres humanos se comunicavam com gestos, grunhidos, gritos, iniciando assim a interação entre eles e outras comunidades. 

A história confirma que desenhar nas pedras foi evolução na comunicação, há incríveis 8.000 anos antes de Cristo. Por volta de 3.100 anos a.C, egípcios criaram caracteres para se comunicar utilizando hieróglifos. Surgia a 'grafia'. 

Desde então, a comunicação não parou de evoluir, e nesse processo, chegamos aos meios digitais, ultrapassando o tempo e a distância. Lembro que, quando entrei na Ufal para estudar Jornalismo, não existiam computadores por aqui. Para ajudar nos trabalhos, a boa e velha máquina de datilografia. Minha vó Afra me ensinou como teclar utilizando todos os dedos, o que me ajuda muito, até hoje. 

Em 2021, impossível viver sem equipamentos tecnológicos, e com eles, o alcance do Jornalismo cresceu incomensuravelmente, inclusive como fundamental ferramenta que garante a Democracia e facilita a transmissão de informações verídicas. Notícias precisam ser checadas e divulgadas com seriedade e transparência. E essas técnicas se aprende nas universidades. Tão importante quanto o dom e o talento para escrever, saber como escrever e transmitir é importantíssimo, para que a notícia seja publicada com a mais profunda lisura. Matérias mal trabalhadas podem causar sérios problemas para as pessoas e para a sociedade como 1 todo. 

Trabalhei muitos anos com fotografia e jornalismo impresso, até que, em 2018, me "vi" demitido da Gazeta de Alagoas entre dezenas de profissionais, e qual foi minha felicidade quando recebi convite de Eliane Aquino e Ricardo Leal para trabalhar com eles, publicando coluna em 2 páginas na revista Painel Alagoas, com total liberdade de pauta, claro. Na diagramação, o 3º integrante do comando editorial, Afrânio Aquino, filho de Eliane, enteado de Ricardo e grande parceiro meu. 

Foi exatamente ele, Afrânio, quem sugeriu que os 3 criassem canal digital de comunicação, isso entre 2009 e 2010, quando em 1º de junho, oficialmente, o portal Painel Notícias entrou no ar, reunindo blogueiros dos mais diversificados seguimentos e atividades, e entre eles, a incrível Heloisa Helena, que agregou valor, atraindo internautas e seguidores. Assim como o blog de HH, outros também tinham muitos acessos, como o sobre coisas absurdas, curiosidades e "cultura inútil", editado por Ricardo, assim como 1 sobre Mundo Animal, que chamava atenção inclusive para a importância de adotar e cuidar de animais abandonados. Também fez muito sucesso "A palavra do Pastor", que reproduzia com exclusividade textos de Dom Antônio Muniz Fernandes, Arcebispo Metropolitano de Maceió. Medicina e música também tinham seus blogs próprios, garantindo pluralidade de pautas.  A própria Eliane Aquino publicava sobre jornalismo, assim como Meg Oliveira, que garantia muitos 'cliques', com inteligência, carisma e charme.  

Seguiram produzindo até que publicaram bombástico furo jornalístico  que causou alvoroço em Alagoas na eleição de 2010. "O candidato Fernando Collor havia descumprido orientação do Tribunal Regional Eleitoral e poderia ser preso assim que descesse do helicóptero  no qual sobrevoava o estado, em campanha. Claro que essa notícia colocou definitivamente o portal entre os + acessados e mudou o resultado da eleição. . 

Em 2017, Eliane e Ricardo receberam proposta para editar jornal semanal  que ganhou Painel como nome próprio. 

Com as voltas que o mundo dá, em janeiro de 2018, numa conversa do trio, Ricardo teve a ideia de transformar o jornal numa revista impressa e mensal, e em abril,  era realidade. Foi quando recebi o feliz convite para integrar a equipe. Atualmente, no Portal, Painel Fashion, Painel Jurídico, Painel Opinativo, Painel Político, Ponto Final, Agro Notícias, com exclusividade  de Maurício Picazo Galhardo,  Etcetera de Ricardo Leal, Receitas e Cestas, de Claudia Garcia, Pedro Oliveira, outro respeitado nome no jornalismo, e esse blog que edito aqui. 

E assim, informando com responsabilidade, seguimos confiantes que o bom jornalismo sobreviverá nesse triste momento em que o Brasil vive essa criminosa "onda" de notícias falsas, e constantes ataques que os profissionais da Imprensa vem sofrendo com imperdoável violência dos apoiadores e do próprio presidente da República, que, envolvido em muitas suspeitas, denúncias e escândalos, tenta evitar que a população seja bem informada, crie suas próprias opiniões e decida sobre que futuro queremos para todos nós, e para o Brasil, principalmente.

Por tudo isso, motivos não nos faltam para celebrarmos esses 11 anos do Painel Notícias, agradecendo a participação de todos os colaboradores, e principalmente aos internautas/leitores por acreditarem em nosso sério e profissional Jornalismo. Juntos, venceremos essas "fake news" e sobreviveremos nessas pandemias,  viral e ideológica. 


Felipe Camelo por Felipe Camelo

 Jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]