Dólar com. 5.2483
IBovespa -0.14
05 de agosto de 2021
min. 19º máx. 27º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Governo de AL reabre prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do concurso da PGE
10/06/2021 às 15h30

Blogs

100 anos de Charme

Reprodução

Como já publiquei, minha família materna se formou em Porto de Pedras, onde passei todos os verões da minha infância e adolescência. Era a chance de conviver com tios e primos, inclusive com os que moravam e moram em Recife.

Temos até hoje, um casarão construído pelo meu bisavô em 1920, ele que participou ativamente da vida política da região. Fico lembrando o quão encantado e apaixonado sempre fui,  por tudo lá. A história de meus antepassados, nossa linda casa, a subida ao farol, a vista do cemitério, as enormes tartarugas que sempre apareceram na praia, as frutas, as comidas com coco, a imensidão da Crôa do Tubarão, que se tornava infinita com a maré baixa, os circos que se apresentavam na cidade, a travessia de balsa pra bica de Japaratinga, os inesquecíveis blocos de carnaval, passear de bicicleta pelos coqueirais... tudo segue bem vivo na minha memória e no meu coração. 

E essas lembranças todas fluíram agora com as comemorações pelos 100 anos de sua emancipação política. Extensa programação nesses últimos dias, com participação do governador Renan Filho, que esteve lá ontem para solenidade oficial, marcando o Centenário. Outra forte lembrança, o primo Zizo, batizado José Aluísio da Cunha, que foi prefeito por vários mandatos e se mantém pleno e lúcido aos 103 anos de feliz idade, em eterna lua de mel com prima Hilda, num casamento de quase 80 anos, que gerou + 3 gerações, e entre os netos, Márcia, casada com Henrique Vilela, prefeito reeleito com a quase totalidade dos votos, em incontestável aprovação popular. 

Aos 60 anos, confesso que só aumenta minha vontade de me tornar oficialmente cidadão e morador porto-pedrense, e creio mesmo que esse sonho será realizado. Mas, enquanto isso não acontece, sigo aqui, apaixonado pela cidade que me conquistou desde a infância, no Litoral Norte de Alagoas. Torço para que se desenvolva, proporcionando qualidade de vida para seu povo, do qual me sinto parte. E que não perca o charme que só as cidades cuja natureza é bem preservada possuem.

Parabéns, Porto de Pedras, inclusive pelos 100 anos de independência!!! 

Galeria de Fotos


Felipe Camelo por Felipe Camelo

 Jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]