Dólar com. 5.2072
IBovespa -3.12
30 de julho de 2021
min. 19º máx. 30º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Maceió: Prefeito anuncia vacinação contra Covid-19 para pessoas de 29 anos
12/07/2021 às 18h11

Blogs

Conexão - Presente e Futuro

Estudantes alagoanos recebem Prêmio Internacional de Robótica

Assessoria - Reprodução

Comprovadamente, é impossível para qualquer sociedade evoluir sem investir em educação, cultura, ciência. 

Assim, foi com felicidade que vi notícia de Wagner Chevalier num grupo de jornalistas no whatsapp, sobre prêmio internacional conquistado por estudantes. 

Com todas as informações, resolvi copiar, colar e repercutir na íntegra texto assinado por Wagner (devidamente autorizado pelo próprio, claro), por quem tenho grande admiração, pelo trabalho jornalístico que vem consolidando sua carreira. 

Daqui, reforço meu orgulho por esse grupo de jovens alagoanos que vem inspirando e dando exemplo. E Parabéns!!!

  *Equipe da Escola Sesi Cambona vence desafio internacional de Robótica*

 _FTCAMB é primeiro lugar na categoria Connect Award da Pacific Open Championships_

A madrugada desse domingo (11) foi de grande expectativa para alunos e professores da Escola Sesi Cambona. Após o anúncio oficial, a certeza de que a espera valeu a pena: a equipe de robótica FTCAMB foi a vencedora do Prêmio Conexão (Connect Award) da Pacific Open Championships 2021. 

Este ano, a competição promovida pelo programa internacional FIRST®️ Robotics foi sediada na Austrália e ocorreu totalmente on-line. A conquista dos alunos do Sesi Alagoas, após três madrugadas na escola devido ao fuso-horário, acontece pouco depois de a FTCAMB ter vencido a premiação na mesma categoria do Festival Sesi de Robótica, promovido no Brasil pelo Sesi Nacional, classificando-se para o mundial. 

Apenas duas equipes brasileiras foram selecionadas para o desafio internacional: a FTCAMB, de Alagoas, e Geartech Canaã, da Escola Sesi Canaã, de Goiás. O prêmio Connect Award, conquistado pelos alagoanos, reconhece a equipe que mais se conecta à comunidade de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). “Realizamos conexões com o Google, Nasa e CERN (European Organization for Nuclear Research), o que tornou nossa equipe única, mundialmente”, disse a aluna Ana Júlia Monteiro, do 3° ano do ensino médio.

*Vibração*

Para a diretora de Educação, Inovação e Tecnologia do Sesi e Senai, Cristina Suruagy, o 1º lugar em um prêmio de uma competição internacional de robótica é a prova de que a Rede Sesi Senai de Educação de Alagoas está preparada para dar asas aos voos dos alunos.  “Todas essas participações são sempre muito desafiadoras, com níveis altos de concorrência e exigências. Não tem como não vibrar com esses resultados, impossível não ficar orgulhosa da Educação da nossa Rede Sesi”, ressaltou.

Cristina destacou, ainda, o trabalho dos instrutores de robótica. “Aqui, quero parabenizar nominalmente a eles: professor Eduardo, professor Dantas, Rian, Joab e Matheus, muitos deles já foram nossos alunos, viveram essas experiências vitoriosas conosco e, atualmente, multiplicam seus conhecimentos e experiências para novos alunos... a vocês, os nossos aplausos!”, concluiu.

*Experiências*

O professor de Robótica da Rede Sesi Senai de Alagoas, Eduardo Monteiro, explica que a competição exige mais do que a construção de um robô. “O Prêmio Conexão traz, para dentro da equipe, profissionais e empresas que trabalham com a metodologia [STEAM], estou falando das áreas de matemática, ciências, tecnologia e pesquisa. A equipe está muito forte nessa relação”, afirmou. 

Segundo ele, o torneio proporcionou aos estudantes conexão direta com empresas grandes, como Google, Nasa e CERN. “Os meninos tiveram videochamadas com pesquisadores de grandes universidades e isso mostra o quão importante é esta competição, que aproxima os estudantes desses profissionais dessas áreas, de grandes empresas”, finalizou.


Felipe Camelo por Felipe Camelo

 Jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]