Dólar com. 5.2072
IBovespa -3.12
30 de julho de 2021
min. 19º máx. 30º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Maceió: Prefeito anuncia vacinação contra Covid-19 para pessoas de 29 anos
14/07/2021 às 12h36

Blogs

Amor, Liberdade, Igualdade, Fraternidade

FC

Julho é marcado por grandes datas, como hoje, 14 de julho, destacada como o Dia dos Cantores, sublime atividade descrita por Santo Agostinho “Quem canta reza 2 vezes”, e o mundo está mesmo precisando como nunca, de cantos e orações, especialmente no nosso Brasil, por vários motivos.

14 de julho é celebrado na França pela "Queda da Bastilha', pela revolução popular que foi às ruas e pôs fim ao regime monarquista  absolutista, bradando até hoje por Liberdade, Igualdade, Fraternidade, no + amplo e profundo sentido de cada 1 dessas 3 palavras. 

Tava pensando que esse “grito” também reforça a batalha pelo respeito que muitos homens não têm pelas mulheres. Ainda chocado pelas brutais imagens de 1 DJ batendo na ex-mulher diante do filho recém-nascido, da ex-sogra e de 1 outro homem, que não fez nada para impedir as agressões. Hoje, vi na TV o caso de + 1 mulher que “caiu” do apartamento depois de discutir com o parceiro. Confesso que meu coração acelera diante desses e de tantos outros casos de feminicídio. Que ignorante “cultura machista” é essa que faz com que homens se achem no direito de bater e dominar mulheres, como se fossem suas propriedades?!?!? 

Para mim, eles não gostam de mulheres. Fazem sexo com elas por imposição da sociedade. Porque, para mim, quem gosta,respeita, cuida, valoriza… e pensando também nas milhares de vítimas do Coronavírus que segue matando mundo afora, deixando rastro de tristeza em muitas famílias. E nesse absurdo número de vítimas, outras perdas por outras causas além da pandemia, são naturalmente e igualmente sentidas, como ontem, quando soube da partida do dr. José Agnaldo de Souza Araújo, desembargador alagoano aposentado que marcou sua passagem por essa existência com honradez, escrevendo correta história de vida, deixando os melhores exemplos. Entre eles, educação, generosidade e gentileza para com o próximo. Também me chamava atenção a maneira amorosa, dedicada, delicada que sempre dedicou aos seres humanos, especialmente sua esposa Verônica, para quem dedico essa lua nova que fotografei ontem no jardim daqui de casa. O clima de permanente lua de mel circundava o casal, eternamente atenciosos  e carinhosos 1 com o outro. 

E eu, pensando nisso tudo, desejando que as relações humanas façam jus ao significado de humanidade. 

Sigo aqui, desejando + amor entre os seres, especificamente os inteligentes e racionais. Ou pelos menos, deveriam ser. Assim, desejo também que o “Liberté, Egalité, Fraternité“ ultrapasse as fronteiras da França, e que todos tenhamos liberdade, igualdade e fraternidade. Indistintamente, coletivamente. 


Felipe Camelo por Felipe Camelo

 Jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]