Dólar com. 5.6264
IBovespa -0.49
28 de outubro de 2021
min. 23º máx. 30º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em agosto
13/10/2021 às 14h15

Blogs

Flagras que Rendem...

... Belas Imagens

FC

Como creio e repito sempre, sem arte, cultura, educação, não há evolução humana. Nessa fórmula, respeito aos saberes e fazeres artesanais, populares, incluindo compartilhamento e perpetuação, devidamente registrados na história. Informações, experiências e descobertas devem ser passados entre gerações.

E essa prática vem sendo comprovadamente exercitada pelas rendeiras alagoanas, sendo usual estarem reunidas avós, filhas e netas tecendo valiosas rendas e entre elas, o Filé, a mais nativa delas, sendo merecidamente reconhecida como Patrimônio Imaterial Cultural de Alagoas. Principalmente na Ilha de Santa Rita, onde criam e produzem objetos de casa e decoração, mas peças de vestuário sendo as mais procuradas e valorizadas. 

Ainda mais depois que as associadas do Instituto Bordado Filé de Alagoas foram convidadas pela idealizadora e curadora da 1ª Mostra de Moda Alagoana Renda-se, Mirna Porto Maia, para executarem todas as peças de Filé que deveriam compor os modelos criados pelos 10 estilistas selecionados em 2020. Claro e óbvio que foi o maior sucesso, que, graças ao patrocínio Magazine Luiza, teve a edição 2021, como ainda mais brilho, enfrentando e superando todas as dificuldades no Brasil em plena pandemia. São muitas dezenas de profissionais envolvidos, diretamente e indiretamente e não contabilizamos nenhum caso de transmissão de Coronavírus. Tudo na maior segurança. Assim, o desfile que colocou Jaraguá na vitrine do mundo foi destaque em todos os meios de Comunicação e a audiência planetária, inclusive pela transmissão que Octávia Porto & Gabo Ramos comandaram diretamente do México. 

Os 70 metros de passarela sobre a centenário calçamento saiam do Espaço Armazém ocupada toda a extensão do histórico edifício, valorizando ainda mais as criações inspiradas pela saudosa estilista Vera Arruda, cuja filha, Maria João, desfilou pela 1ª vez, exibindo 2 modelos originais do acervo de sua inesquecível mãe, minha querida amiga. Numa proposição do Ponto de Produção, Renda-se teve apoio cultural da Prefeitura de Maceió através de sua Secretaria de Turismo, Escola Técnica de Artes da Ufal e Aloo Telecom, consultoria de Fábio Elias Costa, direção de Arte de David Farias e artística de Pollyana Isbelo. 

Respeitando as rigorosas regras de segurança sanitária, não tivemos público, apenas alguns jornalistas e familiares de Vera Arruda, já que tudo seria acessível pela Internet inclusive. Registrei 1.502 fotos, e depois de editadas, algumas poderão ser vistas na próxima edição da revista Painel, que será disponibilizada nas melhores bancas da cidade, e agora, aqui no blog, inéditas imagens que ainda não foram publicadas em nenhum meio de Comunicação. Confirmo gratidão por continuar integrando a incrível equipe de produção do Renda-se, e profundo orgulho por ter contribuído de alguma forma para esse sucesso, a 1ª Mostra de Moda Alagoana Renda-se, que deverá ter sequência, atravessando divisas e fronteiras. 

Qualidade para isso, há de sobra. Se você não pode, por algum motivo, não viu o desfile ainda, confira esses fragrantes aqui e depois, acesse o site https://www.projetorendase.com.br/ , no YouTube https://www.youtube.com/channel/UCHa44aVDWQ7yv9ALX38Na7Q?view_as=subscriber , no Facebook Renda-se - 1ª Mostra de Moda Alagoana , e no Instagram @rendasealagoas

Galeria de Fotos


Felipe Camelo por Felipe Camelo

 Jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]