Dólar com. 5.6093
IBovespa -3.39
28 de novembro de 2021
min. 25º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Música clássica, MPB e afoxé povoam cultura no Jaraguá
03/11/2021 às 14h39

Blogs

Salvemos a Vida...

... e Vivamos

Com o forte sol da tarde, a solução foi colocar película espelhada nos vidros de 1 das janelas da sala de casa, mas incrivelmente, o reflexo tem provocado confusão visual nos muitos pássaros que habitam e/ou frequentam meu jardim. 

Incrivelmente, ontem, + 1 x, ouvi 1 som de pancada e logo corri pra tal janela e não foi surpresa ver 1 passarinho caído com as perninhas pra cima. Era 1 Thraupis palmarum, popularmente conhecido como sanhaço-de-coqueiro, 2º pesquisa no Wikiaves. Logo isolei minhas 2 filhotas de 4 patas e quando cheguei perto, vi que a pequena ave ainda estava viva. Peguei-a com calma e estranhei o bico permanentemente aberto. Com o celular, registrei-a, mas ela não reagia.

Coloquei na minha mão e aguardei reação, que demorou. Fiz cafuné na cabecinha e quando ela fechou o bico e movimentou 1 pouco as asas, pousei-a num galho de acerola que tenho aqui em casa, mas estranhei  sua paralisia. Parecia que estava em transe, catatônica. 

Claro que fiz algumas fotografias e fiquei perto por uns 15 minutos, e quando 1 lufada de vento balançou o pé de acerola, voou, e foi direto pr’uma pitangueira que tenho aqui. Mentalizei desejando que São Francisco de Assis a protegesse e que ela seguisse  sua natureza, sobrevivendo, procriando e preservando a vida e sua evolução. 

Essa cena já aconteceu umas 5 ou 6 vezes, e estou achando que vou tirar atal película “assassina” e pensar numa solução pra entrada do sol na sala. 

Creio que são pequenas atitudes que realmente fazem diferença. Acho que não é preciso de grandes ações para se conseguir efeitos. As menores atitudes podem ser grandiosas e salvar vidas, inclusive humanas. Acredito que podemos mudar o rumo da vida fazendo o seu possível. Por menor que seja o gesto, pode estar salvando muitas vidas. Claro que precisamos salvar a Amazônia, o Pantanal, os mangues… mas vamos preservando nosso entorno. Se você fizer o pouquinho que puder, o conjunto ganha.

Ganha o planeta, ganham os seres vivos e principalmente a humanidade. Viva a vida, inclusive os povos indígenas, que vêm sendo massacrados e mortos, vítimas da ganância e da ignorância de uns poucos. Que sejamos maioria, os que valorizam e preservam a vida em todas as suas dimensões. 

Eu? Sigo fazendo minha parte. E você???

Galeria de Fotos


Felipe Camelo por Felipe Camelo

 Jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]