Dólar com. 5.6239
IBovespa 0.58
01 de dezembro de 2021
min. 23º máx. 32º Maceió
sol com poucas nuvens
Agora no Painel Boletim Covid-19: Alagoas registra 19 novos casos e duas mortes
11/11/2021 às 12h50

Blogs

Gamma, numerologia da arte

7º ano da Galeria de Arte Contemporânea

Reprodução

Ampulhetas viraram cronômetros, que se 'auto-aceleram', ultrapassando a luz no quesito velocidade. 

Já estamos no 11º mês de 2021, e confesso, torço para que realmente acabe logo. Mas hoje, esse dia 11 do 11 merece ser celebrado, com a numerologia marcando o 7º aniversário da Galeria Gamma, e lembro bem da felicidade de Verinha Gamma & Dalminho Peixoto recebendo com contagiantes sorrisos, “de orelha a orelha”, cena que se repetirá das 4 da tarde às 8 da noite, quando será apresentada a exposição 7, (no 899 da Luiz Ramalho de Castro, bem na frente da torre da antiga Telasa Celular, no Stella Maris). 

E na manhã de ontem, tive o privilégio de ser entrevistado pela querida Estela Nascimento no Agenda. Ainda estava na portaria do estúdio esperando uber e já recebi mensagens me parabenizando pela participação no programa da TV Ponta Verde. Então, hoje, aqui no blog, Estrela e eu (ops! Estela) ilustrando texto que escrevi sobre a força do 7, nº de muitas lendas, crendices, histórias. Aproveito para reforçar a indicação e o convite, a coletiva merece atenção e visita, de 2a a 6a, das 4 às 8. Se houver interesse em ir à tarde, é preciso agendar com o gerente da Gamma, Daniel James. 

Sem Arte, Cultura e Educação, impossível Evolução Humana...

Numerologia Cultural 

Comprovadamente, não há evolução humana sem arte, sem cultura, sem educação. São os símbolos que eternizam o desenvolvimento da civilização, e contam como chegamos aqui em 2021. 

Imagino que nem todas as pessoas desenhassem em pedras, e que só alguns tinham esse dom, de contar a História em desenhos. Eram os 1ºs artistas. Abençoadamente, Alagoas é berço de absolutos e inegáveis talentos, em múltiplas linguagens, não deixando dúvidas de que somos povo inteligente, sensível, criativo, curioso, ousado, comunicativo… Obviamente, organização e espaço são necessários para fomentar o mercado, e devemos ser gratos a Verinha Gamma & Dalminho Peixoto por terem investido e aberto a Galeria Gamma. 

Como o Tempo acompanha a velocidade da Luz, já são 7 anos desde a inesquecível inauguração, estimulando e gerando trabalho, reconhecimento e renda, e sei que ‘falo’ em nome de todos os artistas alagoanos. 

Celebrando a data, essa exposição 7 reúne, inicialmente, obras de Caligrapixo, Eva Cavalcante, Roberto Fernandes, Reynaldo Gama Jr., Rogério Gomes, Rosivaldo Reis, e a anfitriã Vera Gamma, numa 1ª formação, que será alterada ao longo da temporada, adquirindo novas formas em novos conjuntos, somando e multiplicando. 

Tava pensando no nº 7 e viajei numa pesquisa sobre esse elegante número 7 de muitas crenças, histórias, lendas. Algarismo que representa Espiritualidade, 7 na Numerologia, é símbolo da perfeição, da totalidade do universo em transformação. Ligado à introspecção e à reflexão que leva à sabedoria e ao conhecimento, 7 também é considerado sagrado, poderoso, perfeito, 2º o matemático Pitágoras, pai da numerologia. 

O 7 é Símbolo da perfeição divina, pois “Deus descansou de todas as suas obras no 7º dia”.Com o 3, o 7 é o + importante dos números sagrados, na tradição de antigas culturas orientais. 

Assim, multiplico o 7 e o 3, mentalizando que, em 21 anos, a Galeria Gamma esteja ativérrima, investindo, resistindo, escrevendo e fazendo a história da arte contemporânea em todas as expressões com o inconfundível DNA Alagoano. 

Meus parabéns, Dalminho & Verinha, são obviamente extensivos aos que complementam o trabalho que fazem da Gamma a referência nacional que é, como o incansável, talentoso e participativo Rogério Gomes.

Felicito inclusive e principalmente pelo 7* aniversário, plenos de artes, atitudes e atividades. 

Parabéns!!!”, Felipe Camelo

Galeria de Fotos


Felipe Camelo por Felipe Camelo

 Jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.

Todos os direitos reservados
- 2009-2021 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]