Dólar com. 5.5165
IBovespa 0.58
18 de janeiro de 2022
min. 24º máx. 29º Maceió
sol com poucas nuvens
Agora no Painel Boletim Covid-19: Alagoas registra 416 novos casos e duas mortes
09/12/2021 às 10h50

Blogs

Bandeira Azul no Patacho

Única praia alagoana em 2021/2022

FC

Desde que nasci, frequento Porto de Pedras, terra natal da minha família materna, que possuía vários sítios na região, inclusive na praia do Patacho. 

Com profunda felicidade, já que sigo apaixonado pela terra na qual meus bisavós formaram nossa família, vejo o Turismo chegando forte e preocupado em qualificar mão de obra local, gerando empregos e renda, inclusive. Respeito severamente praticado com o Meio Ambiente vem unindo nativos, empresários, turistas, ativistas, simpatizantes… na constante preservação do bem estar da natureza, incluindo fauna e flora. Tanto que o Patacho ganha + 1 estrela em seu currículo. 

Na verdade, o honroso Selo Ambiental e Sustentável, atestando reconhecimento internacional observando a educação e a gestão ambientais, a qualidade da água, e muitos outros itens que são comprovados anualmente, garantindo a excelência. O Programa Bandeira Azul é desenvolvido pela organização internacional não-governamental e sem fins lucrativos FEE (Foundation for Environmental Education). Se iniciou na França em 1985 e implementado em toda a Europa desde 1987, vem atuando em países não europeus desde 2001.  No Brasil, o Bandeira Azul é representado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005. Agora na edição 2021/2022, entre 22 praias brasileiras, apenas 1 alagoana, o Patacho, estrela na Rota de Charme do Litoral Norte de Alagoas, figura nessa prestigiada lista, entre as praias marinhas e com embarcações verdadeiramente empenhadas na sustentabilidade e na educação ambiental e social. 

Honra imensurável para fortalecer o Turismo inteligente, responsável e sustentável, devendo ser seguido como exemplo pelas comunidades de outras praias, de outras regiões da costa alagoana, inigualável em belezas naturais e, infelizmente, tão carente de cuidados, atenção e preservação. Vide o esgoto que estourou esses dias vitimando + 1 vez a belíssima enseada da Pajuçara. Que absurdos como esse não + aconteçam. Questão de sobrevivência humana, inclusive. Mas enfim, é celebrar o Selo Bandeira Azul no litoral alagoano. 

Assim, com motivos de sobra para vibrar com esse certificado internacional e seguir empenhados, trabalhando, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão, e o prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela. Na manhã de amanhã, o governador Renan Filho será devidamente representado pelo secretário Beltrão, 2* me confirmou Zélia Cavalcanti, ativa secretária de Turismo de Porto de Pedras, que também convidou todos os órgãos e entidades do seguimento, Imprensa e personalidades que batalham pela preservação, bem-estar e sobrevivência do Meio Ambiente.

 É, literalmente, cuidar da Vida, garantindo futuras gerações. Nesse dia 10, fazendo as honras da casa, com sua característica simpatia, a incansável Márcia Cunha Vilela, 1a dama Porto-pedrense. Alagoas de forma positiva e operante na vitrine do mundo. Espontaneamente. Merecemos!!! 

Ah! As fotos que publico aqui, fiz no Patacho em agosto passado, num momento de maré bem baixa, tão estonteante e maravilhosa quanto com o mar pleno d’água, e mesmo assim, verdadeira piscina natural que deve ser conservada intacta. 

ResponderEncaminhar

Galeria de Fotos


Felipe Camelo por Felipe Camelo

 Jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.

Todos os direitos reservados
- 2009-2022 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]