Dólar com. 5.3305
IBovespa 0.58
03 de julho de 2022
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel PM informa trechos de rodovias comprometidos em decorrência do volume das águas
02/06/2022 às 20h25

Blogs

Bandeira Azul...

... no Patacho em 2023

E o tempo segue alcalino, acelerado como nunca, e hoje, vivemos o 2º dia do 6º mês de 2022, e sempre lembro da máxima de Osho quando recomendava sermos felizes “aqui e agora”. 

E por falar em agora, feliz d+ quando recebi mensagem de Zélia Cavalcanti, secretária de Turismo de Porto de Pedras mas, muito antes, minha amiga desde a turma 1978 do Marista, e minha colega de Jornalismo. Suas notícias são positivas e operantes, mas esta me deixou particularmente feliz, afinal, remete ao longínquo tempo da minha infância, já que é sobre a praia do Patacho. 

Como já publiquei anteriormente, Porto de Pedras é ‘berço’ de minha família materna e tínhamos vários sítios na região, e qual foi minha emoção quando soube que a exclusivérrima Bandeira Azul estaria tremulando nesta orla igualmente exclusiva, atestando sua extrema qualidade, não só de beleza natural, mas, principalmente, por estar preservada, respeitando todas as necessidades que o Meio Ambiente precisa para se manter vivo, assim como todas as espécies que fazem daqui seu perfeito habitat.

 Claro que virou objeto de desejo de muita gente, mas tudo no limite, para que a natureza não seja vitima do desenvolvimento desenfreado e da ignorante exploração imobiliária. Ruas de acesso são construídas e equipamentos de conforto são instalados para receber bem, tanto nativos, quando novos frequentadores e turistas, inclusive.

 Depois que vim morar aqui em Porto de Pedras em dezembro último, tenho circulado muito por toda a região e, muito observador e curioso, como pessoa e jornalista, presto atenção principalmente nos detalhes, e atesto a constante e continua preocupação do prefeito Henrique Vilela em zelar pelo bem deste que é, comprovadamente, o filé do litoral norte de Alagoas. Assim, felicíssimo ontem quando recebi mensagem de Zélia pelo WhatsApp com a excelente notícia que publico aqui abaixo, na íntegra, que ela recebeu ontem. Aproveitei para confirmar informações sobre a Bandeira Azul, verdadeiro selo e atestado de qualidade, que copio aqui do Wikipedia: “A bandeira azul é uma distinção atribuída anualmente pela Fundação para a Educação Ambiental a praias e marinas que cumpram um conjunto de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental”. 

Então, reforço convite para que todos os alagoanos, e turistas, claro, venham desfrutar do Patacho, mas tragam, além de todas as proteções contra os raios solares, a consciência de deixar tudo como encontrou, a praia limpa, para se manter linda. Encerro celebrando + esta conquista para o Brasil, não só para Alagoas, já que a Bandeira Azul é seletíssima e muito exigente, não é hasteada em qualquer lugar, se qualquer jeito. Pelo contrário. Poucas a conquistam e pouquíssimas a mantém. A Bandeira Azul é nossa. Também em 2023. Aqui abaixo, a mensagem de Zélia:

É com muito orgulho que recebemos a notícia que o juri nacional do programa Bandeira Azul reconheceu o cumprimento de todos os critérios exigidos e manteve a indicação da Praia do Patacho, para continuar com a bandeira para a temporada 2022/2023. Vamos continuar trabalhando para que, em setembro, júri internacional confirme a indicação e possamos continuar representando Alagoas através de nossas belezas e do trabalho sustentável e de preservação que fazemos em nosso município”.

Viva o Patacho, como vivo o Patacho. Vivamos e que o Patacho também viva, preservado como a humanidade merece, e precisa!!!

Galeria de Fotos


Felipe Camelo por Felipe Camelo

 Jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.

Todos os direitos reservados
- 2009-2022 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]