Dólar com. 5.1453
IBovespa 0.58
16 de agosto de 2022
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Autorizada veiculação da campanha de prevenção à varíola dos macacos
28/07/2022 às 15h06

Blogs

Vida em 3 Pautas

FC

Ontem, 27 de julho, foi marcado como o Dia dos Avós, e eu tinha pensado em editar e tentar publicar postagem abordando estes seres especiais, pais de nossos pais, que são referência em nossas vidas.

Eu 'disse' tentar porque o equipamento de wifi aqui em casa anda atrapalhando meu trabalho, já que tem falhado sempre, me deixando desconectado. 

Mas como ontem também foi marcado como o Dia do Mangue, e o Meio Ambiente é constante pauta pra mim, editei umas fotografias que fiz do passeio programado pela secretaria de Turismo daqui de Porto de Pedras, Zélia Cavalcanti, em parceria com a secretaria de Meio Ambiente, confirmando a atuante prefeitura municipal, principalmente em relação aos cuidados com a natureza, focando em sua plena preservação. 

Em 2 jangadas, navegamos pelo rio Manguaba por uns 20 minutos, e confesso que fiquei feliz, já que encontrei apenas 1 sacola plástica enganchada numa raiz do mangue, e incrivelmente, um lixeiro, também, de plástico, destoando e enfeiando nosso verdadeiro santuário, habitat de inúmeras espécies, inclusive alvas garças que deram o ar da graça. Muito triste a falta de preocupação de alguns seres humanos (sic!) em não colocar lixo nos locais apropriados, mas enfim, ontem, comemorei, já que no banco de areia onde atracamos e descemos para conversar, nenhum vestígio de lixo, nenhuma garrafa 'pet', ítem dos mais poluentes mundo afora. 

Nossa conversa sobre a fundamental importância de se preservar a natureza para que todas as espécies sobrevivam, inclusive nós humanos, não teve mais que meia hora, já que a maré foi enchendo e precisamos vir embora. Assunto que deve ser sempre abordado em todas as rodas de conversas, contou com valiosas informações de Fabiano, da Vigilância Ambiental Portopedrense, reuniu integrantes do Batalhão Ambiental e grupo de artesãs, convidadas de Lívia, assessora de Zélia na secretaria de Turismo, e os depoimentos de alguns enriqueceu a conversa. 

Embarcamos nas 2 jangadas e rumamos ao porto das balsas, e na volta, a beleza extra do farol que guia a navegação neste trecho da costa alagoana, confirmando a importância de Porto de Pedras aqui no litoral norte, conhecida como rota ecológica e também como roteiro de charme. 

E por falar em natureza, Meio Ambiente, preservação e vida, aproveito esta publicação para marcar este 28 de julho como o 13º aniversário da Associação Peixe-boi, que vem realizando incrível trabalho, conseguindo diminuir o risco de extinção desta espécie, até então tão violentamente dizimada, no topo da triste lista dos animais em grave risco de só se visto em fotografias, já que a predadora caça diminuir drasticamente a população destes dóceis mamíferos. Também importantíssima atividade da Associação, que vem conquistando apoio da comunidade nativa e dos turistas também. 

Assim, nesta matéria, o Dia dos Avós, Dia do Mangue, e do 13º aniversário da Associação Peixe-boi, 3 pautas diretamente envolvidas com a vida. Viva! Vivamos!!!

Galeria de Fotos


Felipe Camelo por Felipe Camelo

 Jornalista formado no Rio de Janeiro. Em Alagoas, passou pelas principais redações de jornais e portais .Tem em sua história profissional a cobertura de vários eventos importantes festivos e culturais em Maceió e outras cidades. É um apaixonado por fotografia. Para Felipe, “fotografar significa congelar o tempo”.

Todos os direitos reservados
- 2009-2022 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]