Dólar com. 5.6557
IBovespa 9
27 de julho de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Juros do cartão de crédito sobem e atingem 429,5% ao ano em junho
08/01/2024 às 07h20

Blogs

Envelhecimento ativo e saudável


ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL

Segundo o IBGE a expectativa de vida no Brasil é em média 75,5 anos em 2022


Vamos começar um novo ciclo de vida com uma reflexão: Estou cuidando do meu bem maior?

  Se sim parabéns!

  Se não, que tal começar a cuidar do seu maior bem, o seu corpo, seu veículo que está sempre em movimento.

  Você com certeza já ouviu falar, depois dos 40, 50, 60 anos todo tipo de doença aparece. Não é mesmo?

  Eu lhe pergunto: Você se preparou para chegar aos 50, 60 anos?

    Você realizou a manutenção do seu veículo/corpo? Mas do seu carro tenho certeza que você realiza revisão, manutenção rotineiramente, além de só colocar combustível, com isto o seu carro fica antigo, mas não velho. Assim é como o nosso corpo, além de uma alimentação adequada, precisamos melhorar o cuidado do nosso corpo em vários aspectos, para que não envelheça, mas fique antigo com maior sabedoria, maior experiência de vida, independente. Sim, isto é possível. Eu acredito que você pode.

  Comece agora, hoje, a mudar seu estilo de vida.

  Um envelhecimento saudável e ativo é um processo contínuo de otimização da habilidade funcional, mantendo e melhorando alguns pilares da vida, tais como, saúde física, mental e espiritual.

  Na verdade, o processo de envelhecimento começa muito antes, lá na terceira década de vida, quando se rompe o equilíbrio entre o anabolismo e o catabolismo, com predomínio do catabolismo. Com isto ocorre declínio da célula promovendo alterações estruturais e funcionais dos órgãos. Estas alterações associadas a fatores genéticos e ambientais, levam a maior vulnerabilidade do organismo aos distúrbios metabólicos, ao estresse e aos processos patológicos.

  O processo natural de envelhecimento está associado a várias modificações no organismo, entre os patológicos se destacam as alterações do aparelho cardiovascular e osteoarticular, sem estarem diretamente ligados a doenças pré-existentes, como, hipertensão arterial, diabetes mellitus e doença arterial coronariana. Portanto, se já sabemos disto, cabe a pergunta: Porque não prevenir? Como diz o ditado popular, prevenir é melhor que remediar. Depende de você!

  A proposta neste novo ciclo é a mudança de estilo de vida, iniciando por mudar um hábito. O que verificamos é que a maioria da população da melhor idade é sedentária. E podemos modificar esta realidade, pois o importante é torna-se ativo, pois com o passar do tempo, adquirimos sabedoria, experiência, sendo de grande relevância para a sociedade.

  Há vários artigos científicos que relatam que a atividade física monitorada, traz benefícios importantes para todos, em especial para a população da terceira idade, com melhora da capacidade cardiovascular, do equilíbrio, da qualidade da vida e mental, com isto adquirindo força para enfrentar os obstáculos do dia a dia. Estudos também demonstram que idosos em atividade física além da melhoria da qualidade, têm um aumento de sobrevida em média de 2 a 3 anos. Lembrando com qualidade de vida.

  A atividade física monitorada é essencial para a melhora da sua qualidade de vida, volto a frisar. Entretanto, vale lembrar, que a avaliação médica antes de iniciar a atividade física é muito importante para: a orientação adequada, detecção de doenças pré-existentes, evitando casos de morte súbita.

  Como tudo na vida, devemos ter moderação, nada de exagero. Não corra atrás do tempo que passou, ainda há muito tempo pela frente. O importante é começar. Portanto, após avaliação médica, uma dica é, comece com uma curta caminhada por 20 minutos diária. Lembro, que não existe uma receita pronta que serve para todos, a orientação deve ser individual, levando em consideração a capacidade funcional.

  Por tudo isto, mude de estilo de vida, visando a qualidade. Cuide bem desse importante veículo, que é o seu corpo. Invista em você, pois você tem uma importância muito grande, que muitas vezes você mesmo desconhece.

Enfim, viva com qualidade e corra atrás dos seus projetos, pois nunca é tarde para iniciar. ACREDITE!

 

           


Medicina & Saúde por Dr. Rogério Barboza

Rogério Barboza  é médico ortopedista, com área de atuação em trauma desportivo, ortopedia pediátrica, gestão em saúde e auditoria médica. Supervisor do programa de residência médica em ortopedia e professor especialista da disciplina de ortopedia do curso de medicina. Coordenador do Núcleo de Assistência do Pé Torto.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]