Dólar com. 4.9938
IBovespa 0.58
24 de fevereiro de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Vigilância Sanitária apreende 500 kg de produtos vencidos na Levada
08/01/2024 às 07h20

Blogs

Envelhecimento ativo e saudável


ENVELHECIMENTO ATIVO E SAUDÁVEL

Segundo o IBGE a expectativa de vida no Brasil é em média 75,5 anos em 2022


Vamos começar um novo ciclo de vida com uma reflexão: Estou cuidando do meu bem maior?

  Se sim parabéns!

  Se não, que tal começar a cuidar do seu maior bem, o seu corpo, seu veículo que está sempre em movimento.

  Você com certeza já ouviu falar, depois dos 40, 50, 60 anos todo tipo de doença aparece. Não é mesmo?

  Eu lhe pergunto: Você se preparou para chegar aos 50, 60 anos?

    Você realizou a manutenção do seu veículo/corpo? Mas do seu carro tenho certeza que você realiza revisão, manutenção rotineiramente, além de só colocar combustível, com isto o seu carro fica antigo, mas não velho. Assim é como o nosso corpo, além de uma alimentação adequada, precisamos melhorar o cuidado do nosso corpo em vários aspectos, para que não envelheça, mas fique antigo com maior sabedoria, maior experiência de vida, independente. Sim, isto é possível. Eu acredito que você pode.

  Comece agora, hoje, a mudar seu estilo de vida.

  Um envelhecimento saudável e ativo é um processo contínuo de otimização da habilidade funcional, mantendo e melhorando alguns pilares da vida, tais como, saúde física, mental e espiritual.

  Na verdade, o processo de envelhecimento começa muito antes, lá na terceira década de vida, quando se rompe o equilíbrio entre o anabolismo e o catabolismo, com predomínio do catabolismo. Com isto ocorre declínio da célula promovendo alterações estruturais e funcionais dos órgãos. Estas alterações associadas a fatores genéticos e ambientais, levam a maior vulnerabilidade do organismo aos distúrbios metabólicos, ao estresse e aos processos patológicos.

  O processo natural de envelhecimento está associado a várias modificações no organismo, entre os patológicos se destacam as alterações do aparelho cardiovascular e osteoarticular, sem estarem diretamente ligados a doenças pré-existentes, como, hipertensão arterial, diabetes mellitus e doença arterial coronariana. Portanto, se já sabemos disto, cabe a pergunta: Porque não prevenir? Como diz o ditado popular, prevenir é melhor que remediar. Depende de você!

  A proposta neste novo ciclo é a mudança de estilo de vida, iniciando por mudar um hábito. O que verificamos é que a maioria da população da melhor idade é sedentária. E podemos modificar esta realidade, pois o importante é torna-se ativo, pois com o passar do tempo, adquirimos sabedoria, experiência, sendo de grande relevância para a sociedade.

  Há vários artigos científicos que relatam que a atividade física monitorada, traz benefícios importantes para todos, em especial para a população da terceira idade, com melhora da capacidade cardiovascular, do equilíbrio, da qualidade da vida e mental, com isto adquirindo força para enfrentar os obstáculos do dia a dia. Estudos também demonstram que idosos em atividade física além da melhoria da qualidade, têm um aumento de sobrevida em média de 2 a 3 anos. Lembrando com qualidade de vida.

  A atividade física monitorada é essencial para a melhora da sua qualidade de vida, volto a frisar. Entretanto, vale lembrar, que a avaliação médica antes de iniciar a atividade física é muito importante para: a orientação adequada, detecção de doenças pré-existentes, evitando casos de morte súbita.

  Como tudo na vida, devemos ter moderação, nada de exagero. Não corra atrás do tempo que passou, ainda há muito tempo pela frente. O importante é começar. Portanto, após avaliação médica, uma dica é, comece com uma curta caminhada por 20 minutos diária. Lembro, que não existe uma receita pronta que serve para todos, a orientação deve ser individual, levando em consideração a capacidade funcional.

  Por tudo isto, mude de estilo de vida, visando a qualidade. Cuide bem desse importante veículo, que é o seu corpo. Invista em você, pois você tem uma importância muito grande, que muitas vezes você mesmo desconhece.

Enfim, viva com qualidade e corra atrás dos seus projetos, pois nunca é tarde para iniciar. ACREDITE!

 

           


Medicina & Saúde por Dr. Rogério Barboza

Rogério Barboza  é médico ortopedista, com área de atuação em trauma desportivo, ortopedia pediátrica, gestão em saúde e auditoria médica. Supervisor do programa de residência médica em ortopedia e professor especialista da disciplina de ortopedia do curso de medicina. Coordenador do Núcleo de Assistência do Pé Torto.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]