Dólar com. 5.1031
IBovespa 8
18 de maio de 2024
min. 23º máx. 32º Maceió
chuva rápida
Agora no Painel Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 30 milhões
22/01/2024 às 07h00

Blogs

Osteoporose


Osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas.

Em meus estudos, encontrei alguns artigos que relatam que o ser humano começa a perder massa óssea por volta de 20, 30 anos, mas de maneira lenta, gradual. Daí a importância de cuidar bem da saúde de seus ossos desde cedo. Entretanto essa perda começa a se acentuar no homem por volta dos 50-60 anos, a uma taxa de 0,3% ao ano e na mulher mais precocemente a uma taxa de 1% ao ano dos 45 aos 75 anos.

Daí eu ressalto a importância de você cuidar bem da saúde do seu osso, tomando medidas saudáveis para aumentar a densidade de massa óssea, já que quando começar a perda, não traga grandes repercussões/sintomas ao seu corpo.

Os principais causadores da osteoporose são fatores genéticos, sedentarismo e deficiência de cálcio e de vitamina D.

Entre estes fatores de risco de desenvolvimento de osteoporose o que se destaca é o genético, uma vez que 60-70% das mulheres que desenvolvem osteoporose são descendentes de mães com história clínica de fraturas vertebrais ou de colo de fêmur.

Alguns pacientes perguntam, qual a diferença entre osteopenia e osteoporose. A osteopenia é uma condição relacionada a perda de massa óssea que acontece de forma natural e gradual. Esse processo pode levar a situações mais graves, como a osteoporose, doença que compromete diretamente a resistência dos ossos pela perda grande de massa.

Na osteoporose, há uma diminuição na formação de tecido ósseo pelos osteoblastos (células que produz matriz óssea), enquanto a atividade dos osteoclastos (células que remodelam, reabsorve matriz óssea) se encontra elevada. Como resultado, ocorre uma perda progressiva da densidade mineral óssea e da integridade estrutural dos ossos.

É importante você realizar consultas de rotina, já que a osteoporose é considerada uma doença silenciosa, pois não apresenta sinais ou sintomas no início, sendo muitas vezes detectada apenas em estado avançado, em casos em que o paciente sente fortes dores ou apresenta fraturas. Outra importância é realizar a classificação/estágio da osteoporose pelo profissional de saúde para que ele possa realizar a melhor tomada de decisão para o tratamento.

O tratamento deve ser indicado para pessoas com história de fratura vertebral ou de quadril, ou precocemente para prevenção destas fraturas, quando apresentar alteração significativa na Densitometria óssea, a qual deve ser realizada em um mínimo de dois anos de intervalo, podendo, ser realizada em períodos maiores se for adequado. Também não existem dados para indicar qual a idade apropriada para iniciar/cessar o rastreamento. Depende muito da sintomatologia apresentada pelo(a) paciente e da avaliação do médico assistente. Daí a importância da consulta com o seu médico de maneira rotineira.

Existem vários medicamentos e/ou suplementos que são usados no tratamento da osteoporose, a depender da classificação, do estágio da osteoporose. Existem os medicamentos orais, alguns injetáveis, outros com intervalo diferente de tempo entre uma dose e outra. Não existe uma receita pronta, o tratamento deve ser individualizado.

A osteoporose não tem cura, não sendo possível reverter a perda óssea completamente. Alguns especialistas defendem, que medidas preventivas, podem evitar ou retardar o desenvolvimento da doença.

Portanto, é importante cuidar do seu corpo desde cedo, para que você tenha uma melhor qualidade de vida. Isto só depende de você, mude um hábito, pensando em seu bem maior, o seu corpo. Ninguém falou que é fácil. Mas você pode, isto é uma decisão que só você pode tomar.

Cuide-se!


Medicina & Saúde por Dr. Rogério Barboza

Rogério Barboza  é médico ortopedista, com área de atuação em trauma desportivo, ortopedia pediátrica, gestão em saúde e auditoria médica. Supervisor do programa de residência médica em ortopedia e professor especialista da disciplina de ortopedia do curso de medicina. Coordenador do Núcleo de Assistência do Pé Torto.

Todos os direitos reservados
- 2009-2024 Press Comunicações S/S
Tel: (82) 3313-7566
[email protected]